segunda-feira, 26 de março de 2018

Direitos humanos em Ciclo de cinema


Como forma de nos sensibilizar para a questão dos Direitos Humanos, o  Núcleo de Peniche da Amnistia Internacional vai dinamizar de março a junho um ciclo de cinema, com quatro filmes que se enquadram nesta temática.
 
O primeiro filme, que será exibido já próxima quarta-feira, dia 28, será “Primeiro mataram o meu pai”, realizado por Angelina Jolie, e é uma adaptação da obra autobiográfica de Loung Ung, uma ativista do Cambodja, que conta a história de como conseguiu sobreviver ao regime de Khmer vermelho entre 1975 e 1978 no ponto de vista de uma menina entre os seus 5 e 9 anos de idade.
 
A 11 de abril será a vez de “Hotel Ruanda”, realizado por Terry George, e que aborda um dos maiores genocídios da História: em 1994, a milícia hutu atacou os cidadãos de etnia tutsi e os hutu moderados, resultando na morte de muitos milhares de pessoas.  
 
No dia 16 de maio, será a vez de “Eu, Malala”, um documentário sobre Malala Yousafzai, uma jovem paquistanesa atacada pelos talibã por falar sobre a educação das mulheres.
 
 
A última sessão deste ciclo de cinema será a 13 de junho, com o filme “Selma”, que relata a luta histórica protagonizada por Martin Luther King e os manifestantes pacifistas, para garantir o direito ao voto para todas as pessoas, culminando numa marcha épica desde a cidade de Selma até Montgomery, no Alabama, e que levou o presidente Lyndon B. Jonhson a assinar a lei dos direitos de voto de 1965. 
 
Este ciclo de cinema decorrerá no Auditório do Edifício Cultural do Município de Peniche, sempre pelas 21h00, e conta com o apoio do município. 
 Mais informações junto do Núcleo de Peniche da Amnistia Internacional, através do 918 566 391 ou do e-mail  amnistiainternacional.peniche@gmail.com.

Sem comentários: