quarta-feira, 14 de dezembro de 2016

Nuno e Chico


A Escola Secundária de Peniche (ESP) celebrou ontem o seu 57º aniversário e no âmbito da iniciativa "A escola agradece..." decidiu homenagear dois dos professores que mais marcaram as últimas gerações em Peniche, não só pelo trabalho desenvolvido na ESP mas também pelos seus contributos à comunidade penicheira em geral. 

Os que são de cá, pelo título,já adivinharam de quem falo, porque ambos dispensam grandes apresentações: Nuno Bello e Francisco Domingos.
Desde ontem, viram os seus nomes dados - respetivamente- ao Ginásio da Escola e à Sala (302) de Moral (EMRC), que passaram a designar-se "Ginásio Nuno Bello e "Sala Professor Chico".

Esta foi a forma encontrada pela ESP para reconhecer o serviço prestado na escola, bem como a atividade cívica de ambos, em prol da saúde física e espiritual dos que foram seus alunos na ESP, ou com eles se cruzaram noutros contextos, em outras instituições penicheiras.

Do Prof. Nuno recordo o seu papel fundador nos Jogos Juvenis, na emblemática Corrida das Fogueiras e na introdução do Triatlo em Portugal (o 1º teve lugar em Peniche há 33 anos), bem como de impulsionador de outras modalidades desportivas, nomeadamente ginástica, badminton e voleibol.


Quanto ao Prof. Chico, realço o papel fundamental que teve no incremento da disciplina de Educação Moral e Religiosa Católica (EMRC) na ESP, que ao longo dos anos extravasou as paredes da sala 302 e os muros da escola, não só com as célebres Peregrinações a Fátima a Pé (de alunos e antigos alunos), mas também com vários trabalhos no domínio do voluntariado, que moldam o coração de quem os faz e de quem usufrui.
Os meus parabéns aos homenageados, 
por este merecido reconhecimento
...e à escola, pela iniciativa e por mais um aniversário!
Fotos: Filipe de Matos Sales

2 comentários:

João Marques Petinga Avelar disse...

Está de parabéns a Direcção da Escola e todos os que intervieram nesta iniciativa. Já é tempo de se olhar para o valor dos Penicheiros e deixarmos de bajular, por vezes, alguns incompetentes que não nos dizem nada. Um grande abraço e o obrigado pela iniciativa.
João Avelar

Unknown disse...

Não tenho dúvidas, hoje sou Professor, porque fui aluno destes dois GRANDES PROFESSORES.
Bem Hajam !

António Pedro Simões