sexta-feira, 13 de maio de 2016

Nª Senhora de Fátima, a Peregrina

13 de maio é -praticamente- sinónimo de Fátima

Assinala-se no próximo ano o Centenário das Aparições e, como é sabido, neste último ano, a Imagem Peregrina de Nossa Senhora de Fátima visitou todas as dioceses de Portugal...Peniche não foi exceção. Hoje terminou o seu périplo e, também hoje, foi publicado online um artigo do jornal Expresso sobre Fátima e, concretamente, sobre um dos troços desta viagem pelos caminhos de Portugal. 


O artigo, intitulado "A Peregrina", é extenso mas vale a pena ser lido e -curiosamente- até refere um grupo de crianças de Peniche em visita a Fátima numa viagem de preparação para a 1ª Comunhão, que ocorreu recentemente: 
"(...) A questão, contudo, mantém-se. A única coisa tão fácil como provar que as aparições nunca ocorreram é provar o contrário. Que existiram. A dificuldade de Fátima começa aqui, num qualquer dia da semana. No último sábado, depois de ouvirem a freira explicar-lhes como viviam os irmãos Jacinta e Francisca e a sua prima Lúcia, as crianças que tinham saído de Peniche às nove da manhã (para uma visita de preparação para a Primeira Comunhão) seguiram até à zona de Valinhos (palco da 4º aparição de Nossa Senhora e de duas aparições do Anjo), não muito longe das casas dos pastorinhos, a escassos quilómetros da Cova da Iria. Em hora e meia de visita, cruzaram-se com um grupo de trinta japoneses, com meia centena de peregrinos vindos de Cochim, na Índia, com cerca de 20 espanhóis acabados de chegar de Tenerife, com alemães, ingleses e, claro, com centenas de portugueses a rezar ao longo da Via Sacra. Todos os dias, 365 dias por ano. Todos os anos. Há cem anos. De acordo com o Santuário, passaram por Fátima 6,6 milhões de pessoas em 2015, mais 250 mil do que no ano anterior. Estão todas certas? Estão erradas? Ao final da tarde, quando os miúdos regressam ao Santuário, estão de partida milhares de acólitos vindos de todo o país para a peregrinação anual (...)"

Sem comentários: