sexta-feira, 30 de outubro de 2015

Bruxas, Santos e Defuntos...

Os dias que se aproximam são pródigos em celebrações e rituais, um pouco por todo o mundo e também em Portugal: a 31 de outubro o Halloween (com prevalência nos países anglo-saxónicos); a 1 de novembro o Dia de Todos os Santos; e a 2 de novembro o Dia de Fiéis Defuntos (ou Finados). No México, a celebração do Dia de los Muertos abrange todo este período e é, de alguma forma, uma instituição nacional.
 
A propósito destas festas /celebrações, deixo-vos hoje este, este e mais este texto para reflexão...Porque mais do que tomar partido por esta ou por aquela, importa-me entender os porquês e fundamentos de cada uma delas e a história e tradição que lhes estão associadas. 


Acima de tudo faz-me imensa confusão a mistura que se faz destas três celebrações porque, apesar de terem pontos de contacto e refletirem preocupações humanas sobre a vida e a morte, a luz e as trevas, o que está para além da vida terrena...- são três momentos diferentes. 


Na verdade, vivemos numa sociedade que, apesar do excesso de informação (ou por culpa dele), é por vezes extremamente ignorante. Informação e conhecimento não são, de facto, a mesma coisa!
Entendo que, se as festas/feriados/celebrações existem, são para serem vividos com a consciência plena daquilo que se está a evidenciar: seja uma data histórica, uma pessoa, uma realidade...e cada um é livre de celebrar o que lhe aprouver, desde que o faça no respeito pelos outros e, acima de tudo, entenda o que está a celebrar. 

Assim sendo, BOM FIM DE SEMANA PARA TODOS, quer celebrem bruxas, santos, defuntos (ou todos estes)...neste presente que é feito de luz e trevas, vida e morte, realidades e mistérios!

Sem comentários: