domingo, 23 de fevereiro de 2014

Dos pequenos-almoços...e não só!

Todos sabemos a importância que tem o pequeno-almoço no conjunto das nossas refeições diárias. Sendo a primeira refeição do dia, após um jejum de algumas horas e antecedendo todo um dia de atividade, deveria ser uma das nossas refeições mais nutritivas e variadas. Infelizmente, sabemos que não o é, para a maioria das pessoas. Eu própria, que sou daquelas que não sai de casa sem tomar o pequeno-almoço, limito-me sempre ao tradicional café com leite a acompanhar um pão, com manteiga ou doce. Mesmo em dias em que me é dado ter na mesa outras iguarias, raramente fujo disto! Confesso que assim como não sou capaz de conceber começar o dia sem comer, também fico nauseada só de pensar num daqueles pequenos almoços anglo-saxónicos, com ovos e bacon à mistura. Enfim...como em tudo na vida parece que "no meio é que está a virtude" e este fim de semana decidi experimentar um pequeno-almoço intermédio, dentro da minha zona de conforto (confesso), que ainda assim é alargada, visto que até nem sou moça esquisita e gosto de praticamente todas as frutas, latícinios e bebidas que devem fazer parte desta primeira refeição do dia. Assim, no sábado, houve papas de aveia com canela e uma colher de sopa de mel, meia-manga com uma colherada de iogurte grego e, para finalizar, meia-bola com manteiga e uma bica. 

Hoje, voltei às papas de aveia com canela, variei na fruta (optei por um kiwi) que acompanhei com um mistura de iogurte grego e mel e, para terminar, um scone com doce de abóbora e o cafezinho da praxe. Outras opções havia, e haverá concerteza em fins-de-semana próximos, já que não pretendendo fazer este género de pequeno-almoço todos os dias, o farei concerteza aos fins-de-semana, quando o tempo para o usufruir também é maior. Pode-se sempre variar nos cereais (muesli, corn-flakes, granola...), nos frutos (dos frutos vermelhos, passando pela banana ou pela maçã, até aos frutos secos) e nas bebidas (leite, café, chá, sumos, batidos...) e - só aqui- a possibilidade de combinações já é grande. Com cada vez mais ofertas (à partida até mais saudáveis) à nossa disposição...porque não mudar alguns dos nossos hábitos alimentares?
O que não faltam por aí são programas, livros e sites de culinária e propostas de alimentação que podem fazer muito pela nossa saúde e bem-estar! Sem descurarmos (ou recuperando) no entanto, algumas particularidades da nossa alimentação tradicional que, felizmente, ainda vai estando enquadrada na dieta mediterrânica, considerada recentemente património imaterial da humanidade.

Sem comentários: