quinta-feira, 13 de junho de 2013

Fernando António

Nasceu em dia de Santo António e, curiosamente (ou talvez não!), tem como nomes próprios o nome de batismo do Santo - Fernando-  e aquele que ele escolheu enquanto missionário franciscano - António. Fernando António Nogueira Pessoa, de seu nome completo, nasceu há precisamente 125 anos, em Lisboa e  é hoje considerado um dos maiores poetas da Língua Portuguesa e da Literatura Universal. Personagem complexa, escreveu milhares de textos, dos mais simples aos mais rebuscados. Hoje deixo-vos com algumas das Quadras ao Gosto Popular da sua autoria, neste dia que inaugura a tríade dos Santos Populares...

 

Cantigas de portugueses
São como barcos no mar

Vão de uma alma para outra
Com riscos de naufragar.

 

A terra é sem vida, e nada
Vive mais que o coração
E envolve-te a terra fria
E a minha saudade não!
O moinho de café
Mói grãos e faz deles pó.
O pó que a minh'alma é
Moeu quem me deixa só.
Se eu te pudesse dizer
O que nunca te direi,
Tu terias que entender
Aquilo que nem eu sei.
Vem cá dizer-me que sim.
Ou vem dizer-me que não.
Porque sempre vens assim
P'ra ao pé do meu coração.
Tenho um segredo a dizer-te
Que não te posso dizer.
E com isso já te o disse
Estavas farta de o saber...
Trazes uma cruz no peito.
Não sei se é por devoção.

Antes tivesses o jeito
De ter lá um coração.

Sem comentários: