terça-feira, 23 de abril de 2013

Hoje celebramos o LIVRO!

O Dia Mundial do Livro é comemorado, por decisão da UNESCO, a 23 de Abril. Trata-se de uma data simbólica para a literatura, já que, neste dia, morreram importantes escritores como Cervantes e Shakespeare. A ideia da comemoração teve origem na Catalunha: a 23 de Abril, dia de São Jorge, uma rosa é oferecida a quem comprar um livro. Mais recentemente, a troca de uma rosa por um livro tornou-se uma tradição em vários países do mundo.
Todos os anos a UNESCO difunde uma mensagem para este dia. Este ano intitula-se "O livro, fonte de inspiração para todos" e diz-nos o seguinte:
 
"A 23 de Abril , de há 17 anos a esta parte, a UNESCO celebra o  Dia Mundial do Livro  e do Direito de Autor. Em todo o mundo, os Estados Membros da UNESCO celebram  o poder de convocatória do livro, que transmite a cultura dos povos e os seus sonhos de um futuro melhor.

Este dia traz-nos a oportunidade de refletir em conjunto sobre a melhor maneira de difundir a cultura escrita e de permitir que todas as pessoas, homens, mulheres e crianças acedam a ela, mediante a aprendizagem da leitura e o apoio ao ofício de edição, às livrarias, às bibliotecas e às escolas. Os livros são nossos aliados para difundir a educação, a ciência, a cultura e a informação em todo o mundo.

A cidade de Bangkok foi designada "Capital Mundial do Livro 2013", reconhecendo o seu programa orientado para o incremento da leitura entre os jovens e os setores desfavorecidos da população.
Este exemplo é uma fonte de inspiração para o nosso trabalho coletivo em defesa da diversidade editorial, da proteção da propriedade intelectual e do acesso em condições de igualdade à riqueza dos livros. 
A UNESCO participa nesta tarefa imbuída no espírito da Convenção sobre a Proteção e Promoção da Diversidade das Expressões Culturais, com o conjunto dos seus associados, entre os quais se encontram a União Internacional de Editores, a Federação Internacional de Livreiros e a Federação Internacional de Associações de Bibliotecários e Bibliotecas.
Este dia serve também para refletir sobre as transformações que o livro tem experimentado, e experimentará a longo prazo, e sobre os valores imateriais por que devemos guiar-nos. O livro digital oferece novas oportunidades de acesso ao conhecimento, con um custo reduzido, en âmbitos muito amplos. O livro tradicional continua a ser uma tecnologia poderosa, que não sofre avarias, que podemos levar connosco e  que resiste às vicissitudes do tempo. O livro, em cada uma das suas formas, é um instrumento precioso que contribui para a educação e para a difusão da  cultura e da informação. A diversidade de livros e de conteúdos é uma fonte de enriquecimento que devemos tornar efetiva, mediante políticas públicas adaptadas, lutando contra a uniformização cultural. Esta bibliodiversidade é a  nossa riqueza comum, que faz do livro muito mais que um objeto puramente material, a saber, a mais bela invenção do ser humano para o intercâmbio de ideias, para além das  fronteiras do espaço e do tempo."

Ilustração de Gémeo Luís

Sem comentários: