quarta-feira, 27 de fevereiro de 2013

Praça António Alves Seara


Há uma ou duas semanas atrás fiquei agradavelmente surpreendida quando vi a placa toponímica que ilustra este post: Praça António Alves Seara - Professor
Foi assim que designaram a praça que alberga um já numeroso conjunto de estabelecimentos comerciais da nossa cidade (nomeadamente -e passe a publicidade- os supermercados Pingo Doce e Dia e a Galinha Gorda) e fiquei feliz por ver reconhecida, em vida, uma pessoa que muito admiro, um amigo!
Esta semana chegou-me às mãos o convite que se segue (e que transcrevo na íntegra): 
 
Convite
Praça António Alves Seara na toponímia da cidade de Peniche
No próximo sábado, dia 2 de março, pelas 11h00, irá decorrer a inauguração oficial da Praça António Alves Seara, numa cerimónia que contará com a presença do Sr. Presidente da Câmara Municipal, Dr. António José Correia.
Ao homenagear a figura do professor António Alves Seara, a Câmara Municipal pratica um ato de grande justiça cívica, a que todos nos devemos associar com o maior júbilo.
António Alves Seara foi um distinto professor da nossa cidade e deixou uma marca profunda na memória dos que tiveram a oportunidade de ser seus alunos, seus colegas de profissão e seus amigos. É reconhecida a sua inteireza de carácter, o seu imenso amor por Peniche, o seu arreigado sentido do dever de cidadania, o espírito criativo e o empenho que sempre colocou na defesa dos interesses de Peniche.
Muito para além das homenagens dos homens, será o juízo do tempo que se encarregará de lhe reservar na História de Peniche o lugar que também lhe é devido. O lugar de um alentejano que um dia se embeiçou por Peniche e por lá ficou. 

“Eu me busquei no vento e me encontrei no mar”
Sophia de Mello Breyner

Infelizmente não estarei em Peniche no sábado, para poder estar presente como gostaria, mas aqui fica o meu contributo para esta sentida homenagem: a sua divulgação.Não deixem de participar...por tudo aquilo que é dito acima, o Prof. Seara merece!

segunda-feira, 25 de fevereiro de 2013

Como o prometido é devido, aqui vai…


...e só vos digo: ESTÁ UM ESPETÁCULO, o musical Peniche Terra Mãe!
Uma viagem pela história de Peniche: dos “amigos” às tabernas, passando pelas escolas, praias e festas…sem esquecer as rendilheiras, os pescadores, as atadeiras e as operárias conserveiras. De locais e costumes -como as bandas no Coreto do Jardim, as Berlengas ou o Baile do Esfrega-  a momentos da história -como o 25 de abril, com a saída dos prisioneiros do Forte de Peniche (a meu ver, uma das cenas mais fortes e bem conseguidas deste musical!) tudo nos passa diante dos sentidos neste novo espetáculo, produzido pelo Quim-Zé, e que conta com um elenco amador, verdadeiramente profissional!  As quase 3 horas de duração passam-se sem que demos por elas,  o que só comprova a qualidade!
Se o anterior musical – Até sempre, Pe. Bastos! – foi aquilo que se sabe, este não se fica atrás e promete repetir o sucesso! 
Quanto a mim,  o facto de apenas colaborar em off deixa-me mais à vontade para elogiar, como é merecido,  todo o trabalho que ali está: dos poemas às canções, passando pelo guarda-roupa, coreografias e interpretações, sem esquecer todo o trabalho de produção e bastidores (som, luz, imagem, adereços, cabeleireiro, apoio de palco…). A TODOS, PARABÉNS! E votos dos maiores sucessos, até pela causa a que se destina: angariação de fundos para o memorial a Pe. Bastos. 
Quanto aos que me leem, só vos digo: apressem-se para ver e verão que não se arrependem. Conselho de amiga ;)

Próximas datas: 3 de março às 15h00; 9 de março e 16 de março às 21h30; Domingo de Páscoa às 15h00.

Fotos: Carlos Tiago

Momentos

Inaugura hoje, na Biblioteca Escolar/Centro e Recursos da Escola Secundária de Peniche: MOMENTOS, captados por João Fernandes, para ver até dia 8 de março! 

sexta-feira, 22 de fevereiro de 2013

Chuva de cultura

Só para lembrar: hoje temos Poesia para ouvir, amanhã temos Exposições para ver e domingo temos Musical para ver e ouvir...uma chuva de cultura para ver ver se a outra (a verdadeira) nos deixa por uns dias!

A acreditar nas previsões é o que vai acontecer: a próxima semana anuncia-se sem chuva mas bastante fresquinha...

quinta-feira, 21 de fevereiro de 2013

"Peniche, terra mãe"

Estreia no próximo domingo, 24 de fevereiro, pelas 15h00, um novo musical no Auditório do Stella Maris.  

Depois de "Até sempre, Padre Bastos" , temos agora "Peniche, terra mãe"...uma viagem pela identidade penicheira.

A causa é a mesma, boa parte do elenco e dos colaboradores também! Mudam os temas, as músicas, os bailados, os cenários...tudo bons motivos para não deixar de ir ver!

O convite fica feito!
...bem como a promessa de -para a semana- vos falar um pouco mais deste novo espetáculo :)

quarta-feira, 20 de fevereiro de 2013

Poetas de fevereiro


Cesário Verde, David Mourão-Ferreira, Agostinho da Silva, António Aleixo, Almeida Garrett e Ruy Belo têm em comum, entre outras coisas, o facto de terem nascido no mês de fevereiro e de terem escrito poesia...

"Do carácter popular e de crítica social de António Aleixo à densidade dos textos de Ruy Belo, a diversidade na poesia está bem patente neste leque de poetas" e  são eles os “Poetas de fevereiro” cuja vida e obra conheceremos melhor na próxima 6ª feira, 22 de fevereiro, às 21h30, na Associação Desportiva e Recreativa do Casal Moinho, em mais uma sessão d’ A poesia anda por aí…

terça-feira, 19 de fevereiro de 2013

Saramago na Fortaleza de Peniche

O Município de Peniche irá promover de 23 de fevereiro a 31 de março várias iniciativas em torno da vida e obra de José Saramago.


Conferências, exposições, projeção de filmes e uma sessão de poesia farão parte deste programa, que conta com a parceria da Fundação José Saramago e da FNAC Portugal, e será dinamizado no espaço da Fortaleza de Peniche.

Já no próximo sábado, dia 23 de fevereiro, pelas 16h00,  inaugurarão as exposições “José Saramago 90 anos” e “José e Pilar – fotografias da rodagem do documentário”. Às inaugurações seguir-se-á uma conferência pela Dr.ª Pilar Del Rio, Presidente da Fundação José Saramago,  intitulada “José Saramago, Liberdade e Cidadania”, e que abre o ciclo de Conferências do Forte, previsto para 2013. 

Quanto ao restante programa podem consultá-lo clicando no cartaz que ilustra este post, na certeza de que este blogue o irá recordando, atempadamente, aos mais distraídos...e aos outros ;)

segunda-feira, 18 de fevereiro de 2013

Quadras de Aleixo

A 18 de fevereiro de 1899 nascia, em Vila Real de Santo António, o poeta popular António Aleixo. Cento e quatorze anos depois, aqui ficam algumas das suas quadras, sempre tão atuais...

Eu não tenho vistas largas,
Nem grande sabedoria,
Mas dão-me as horas amargas
Lições de filosofia.

Que importa perder a vida
Em luta contra a traição,
Se a Razão mesmo vencida,
Não deixa de ser Razão?  

Sei que pareço um ladrão...
Mas há muitos que eu conheço
Que, não parecendo o que são,
São aquilo que eu pareço

Enquanto o homem pensar
Que vale mais que outro homem,
São como os cães a ladrar,
Não deixam comer, nem comem.

O mundo só pode ser   
Melhor do que até aqui,
- Quando consigas fazer
Mais p'los outros que por ti!

Eu não sei porque razão 
Certos homens, a meu ver,
Quanto mais pequenos são
Maiores querem parecer.
 
Para não fazeres ofensas  
E teres dias felizes,
Não digas tudo o que pensas,
Mas pensa tudo o que dizes.
 
Quando os homens se convençam 
Que a força nada faz,
Serão felizes os que pensam
Num mundo de amor e paz.
 
Não sou esperto nem bruto,  
Nem bem nem mal educado:
Sou simplesmente o produto
Do meio em que fui criado.
 
Queremos ver sempre à distância 
O que não está descoberto,
Sem ligarmos importância
Ao que está à vista e perto.