quinta-feira, 26 de janeiro de 2012

Portugal e o mar

...é o título do  livro que Tiago Pitta e Cunha publicou em abril de 2011 na colecção Ensaios da Fundação Francisco Manuel dos Santos. E é a partir das ideias que defende nesta obra que o autor - consultor da Presidência da República  para os assuntos da Ciência e do Mar- estará em Peniche na próxima 5ª Feira, dia 2 de fevereiro, pelas 21h30 no Auditório Municipal para uma palestra sobre esta temática. 
O convite partiu do Rotary Clube de Peniche que, em parceria com o Município de Peniche, o IPTM e a ESTM, promove esta iniciativa aberta à comunidade, onde se pretende refletir  sobre as potencialidades do mar (que nos rodeia) no nosso desenvolvimento económico e social enquanto país, inexoravelmente marcado por este "abraço" marinho que, estranhamente, sentimos como opressivo, em determinados períodos da nossa história ...não podendo, no entanto, negar que também foi pelo mar que atingimos o apogeu e a glória enquanto nação!
À falta de terras, ou caminhos marítimos por descobrir (como nos aconteceu no passado), urge olhar para o mar e compreender  o que nos pode dar em termos de futuro. Exemplo disso são os projectos relacionados com a aquacultura, o aproveitamento da energia das ondas ou da energia eólica offshore, bem como o cultivo de algas para biocombustível. Também a biotecnologia marinha começa a marcar pontos nas indústrias farmacêutica e de cosmética...caminhos a explorar, na nossa renovada relação com o mar!

Sem comentários: