quinta-feira, 30 de junho de 2011

Galas, espectáculos, bailes e festivais...

Peniche anima-se a, partir de hoje, com eventos para todos os gostos...
Hoje, às 21h00, na Associação Recreativa Penichense (A.E.F.C.R.P.)  terá lugar a gala da 102 FM Rádio com a entrega dos prémios "Eu gosto!";
Amanhã, dia 1, pelas 21h30 na Fortaleza, teremos um espectáculo do grupo "Cantar de Amigos"; meia hora mais tarde,na A.E.F.C.R.P., tem início a final do 2º Concurso de Karaoke Memórias Bar. Os 12 finalistas e alguns convidados prometem uma noite de grande animação.
Sábado, dia 2 de Julho, é dia de grande animação:
- no Recinto dos Bombeiros das 16h00 às 04h00 teremos o Festival Mão Solidária cuja receita reverterá a favor da  delegação de Peniche da Cruz Vermelha Portuguesa. Uma grande maratona musical que contará com a presença de Manuel Melo, Rock Roll Station, Manos de Ponte, Anavrin, 3Jam, David Mouse & Son, Orquestra 9º ano de D. Luis de Ataide e dos Dj's Zippy, Burningstar, Dark Glasses, Myrk, Caty, Youngblood, Gaboz e Carlo Boy;
- também no Sábado, pelas 21h30, haverá baile de S. Pedro na Fortaleza, animado pela banda TR-3;
- e ainda neste dia, o Clube Recreativo Penichense assinala o seu 110º aniversário com um jantar de gala abrilhantado pelo Coral Alma Nova.
Domingo, dia 3, o fim-de-semana poderá terminar com o espectáculo da Tuna Académica da Universidade Sénior Intergeracional de Lisboa e Algés, que encerra o ciclo de comemorações que a Junta de Freguesia de S. Pedro promoveu para celebrar o seu padroeiro. Será às 21h30 na Fortaleza de Peniche.  
Participem, ajudem e divirtam-se, neste fim-de-semana, por Peniche!

quarta-feira, 29 de junho de 2011

Uma nova esperança...

Hoje reproduzo aqui um artigo de opinião de Maria do Rosário Carneiro, publicado ontem no Página 1, o jornal online da Renascença.Intitula-se "Uma nova esperança"...

Temos um Governo novo – um Primeiro-ministro,onze ministros, trinta e cinco secretários de Estado,uma Assembleia da República presidida pela primeira vez por uma mulher. O país respira um clima de alguma esperança, ajudado por uma comunicação social expectante, e ainda apaziguada. Contudo, nem o nosso futuro depende exclusivamente desta nova equipa, nem a trágica situação em que nos encontramos foi da exclusiva responsabilidade dos que nos governaram até há quinze dias.
Dizendo de outra forma, a esperança que agora timidamente vivemos não é uma simples resultante da ação dos outros, não é uma expectativa que se concretiza ou não em virtude de forças alheias. Para que a esperança que agora desponta seja “a virtude estratégica dos tempos trágicos”, expressa nas sábias palavras proferidas pelo Cardeal Poupard já há cerca de vinte anos, cada um de nós tem também que se assumir como ator do seu futuro, e do futuro comum.
E tal como esperamos que os novos governantes sejam prudentes, sábios e efi cientes, também nós temos de mudar comportamentos para que as nossas ações sejam elas também mais prudentes, sábias e eficientes.Desde logo, adquirindo uma consciência de cidadania activa, adoptando uma postura participante em total ruptura com a tradicional posição de treinador de bancada, comentador de bastidores ou simples utente dependente: o outro é o meu próximo, e é com o próximo que se vive e se tem uma relação partilhada, se tecem os laços de solidariedade, se constrói a comunidade, se lançam as sementes da confi ança, se funda o bem comum.
Vivemos, sem dúvida, tempos dramáticos de incertezas, de expectativas que se não cumpriram, de medos tremendos porque nos sentimos sozinhos. Mas vivemos também tempos raros de oportunidade de nos redescobrirmos como seres de relação com irrecusáveis responsabilidades na construção comum: porque temos consciência e somos responsáveis, porque estudamos e trabalhamos, porque amamos o nosso próximo e com ele somos solidários e assim fazemos com que a esperança seja a virtude estratégica na construção laboriosa e exigente do nosso futuro.

terça-feira, 28 de junho de 2011

Em honra de São Pedro...

A Assembleia e a Junta de Freguesia de S. Pedro dão hoje início a um conjunto de iniciativas em honra do seu padroeiro.
Mais logo, pelas 18h00, inaugura na Fortaleza de Peniche uma exposição de fotografias de Carlos Tiago sobre Peniche. Conhecendo o intenso trabalho de recolha fotográfica que este amigo tem feito ao longo dos anos, antecipamos uma interessante mostra.Em conjunto inaugura também uma exposição de alguns dos trajes carnavalescos que têm alindado os últimos Carnavais penicheiros.
Amanhã, dia em que se celebra liturgicamente São Pedro, apóstolo de Cristo e 1º Papa da Igreja , haverá missa às 19h00 na igreja que lhe é dedicada.
Dia 30, a tarde será de Jogos Tradicionais -entre as 15h00 e as 17h00- na Fortaleza. O mesmo espaço acolhe, sempre pelas 21h30:
- na 6ª feira (dia 1), um espectáculo com o grupo "Cantar de amigos";
- no Sábado (dia 2), o baile de S. Pedro, animado pelo grupo TR-3;
- no Domingo (dia 3), um espectáculo com a Tuna Académica da Universidade Sénior Intergeracional de Lisboa e Algés.

segunda-feira, 20 de junho de 2011

Férias

Como já deve ter dado para perceber, dada a ausência de posts, estou de férias por estes dias. E as férias existem, também, para que possamos deixar de lado algumas das rotinas dos dias comuns.
De qualquer forma, não queria deixar de referir aqui alguns dos eventos que durante esta semana animarão Peniche:
- já amanhã e 4ª feira, a convenção Sou de Peniche;
- no próximo Sábado, dia 25, pelas 16h00 no Fórum da Parreirinha, o espectáculo que assinala mais um final de ano lectivo do Estúdio Municipal de Dança e, no mesmo dia, pelas 21h30, a 32º Corrida das Fogueiras e 11ª edição das Fogueirinhas;
- até Domingo, dia 26, a exposição fotográfica “Peniche – Água: Cultura e Património”.
Bom proveito das férias para quem, como eu, as está a gozar...e bom início de mais um Verão(é já amanhã que ele chega!), para todos!

sexta-feira, 10 de junho de 2011

Feliz dia de Portugal, de Camões e das comunidades portuguesas espalhadas pelo mundo!

Neste dia dedicado ao país e ao poeta apeteceu-me ler este poema, reler este artigo e partilhar esta música.

Tiveste gente de muita coragem

E acreditaste na tua mensagem
Foste ganhando terreno
E foste perdendo a memória
...
Ai, Portugal, Portugal
De que é que tu estás à espera?
Tens um pé numa galera
E outro no fundo do mar
Ai, Portugal, Portugal
Enquanto ficares à espera
Ninguém te pode ajudar.

quarta-feira, 8 de junho de 2011

"Um Deus que dança"

É este o título do novo livro de José Tolentino Mendonça, o padre/poeta. Lançado ontem, no espaço da companhia Olga Roriz, com apresentação de Luís Miguel Cintra, tem como subtítulo "Itinerários para a oração" e vem acompanhado de um cd.
Tolentino de Mendonça é actualmente director do Secretariado Nacional da Pastoral da Cultura e  professor da Faculdade de Teologia da Universidade Católica Portuguesa e tem-se destacado também na literatura, nomeadamente na poesia.
A 26 de Dezembro de 2009 deu esta interessante entrevista ao jornal I que, pela actualidade que mantém, vos aconselho vivamente a lerem.

segunda-feira, 6 de junho de 2011

Haverá petróleo em Peniche?



É já amanha que poderemos ver esta pergunta respondida...
O Doutor Ricardo Ferreira Louro Silva, do Departamento de Ciências da Terra da Universidade de Coimbra, vem a Peniche a convite da Arméria- Associação ambientalista de Peniche, falar desta e doutras questões que lhe são inerentes.
Será às 21h30 no Auditório do Edifício Cultural da CMP.

sexta-feira, 3 de junho de 2011

Roteiro para um Sábado

A manhã pode ser passada numa das cinco belas praias com bandeira azul do nosso Concelho, já que o tempo parece que se vai manter solarengo...
À tarde, pelas 15h00, tem início o Aquatlo (com prova de lazer e Nacional de Juvenis) e às 16h00 está marcada a partida para o 37º Triatlo de Peniche.
Também pelas 15h00 tem início, no Auditório do Edifício Cultural da C.M.P., a sessão final do Concurso Palmo e Meio de Leituras- Concurso de Leitura do Concelho de Peniche, com 36 alunos do 1º ciclo a concurso e com a animação da Tuna de Atouguia da Baleia.
À noite é tempo de canções: às 21h00, no Auditório do Stella Maris, afinam-se as vozes para dar ínício ao IV Festival Paroquial da Canção. São 14 canções a concurso, sob o lema "Senhor ensina-nos a rezar!".
Depois é tempo de descanso porque Domingo é dia de eleições e há que estar com a cabeça no lugar para votar!
Bom fim-de-semana ;)

quarta-feira, 1 de junho de 2011

JUNHO

E cá estamos nós no mês de JUNHO!...mês em que começa o VERÃO, mês das festas e dos SANTOS POPULARES, mês das sardinhadas e dos manjericos, mês em que já só apetece a sandália ou o chinelo no pé, o top ou a manga curta, muita praia, esplanadas e passeio...
Mês que começa neste DIA DA CRIANÇA, que marca também o início da ÉPOCA BALNEAR e em que se assinala o MANDELA DAY.  Neste dia em que tantos amigos celebram o DOM DA VIDA (Almiro, Carlos, Juju, Ricardo, Zé Maria- e todos os outros que não sei, mas que hoje fazem anos- ...permitam-me que vos parabenize desta maneira)! 
Talvez por tudo isto HOJE ESTÁ SOL!E parece que vai aquecer...e já apetece que o céu fique assim, sempre tão azul, e que esta luz maravilhosa inunde as casas, as terras, o país e, acima de tudo, as pessoas...para que fiquemos todos quentinhos e brilhantes ;)