terça-feira, 10 de maio de 2011

A luta é alegria!

Nos tempos da minha infância o Festival RTP da Canção - e a consequente participação no Festival da Eurovisão- eram um acontecimento. Ainda hoje sei de cor a maior parte das canções vencedoras do primeiro e cantarolo os refrões de algumas vencedoras do segundo!
No últimos anos muitos outros motivos de interesse foram surgindo, a qualidade dos festivais também foi decaindo, deixando de ser um acontecimento para ser apenas mais um dos programas que anualmente fazem parte da grelha da RTP.
Mas este ano foi ligeiramente diferente! A participação dos Homens da Luta, e consequente vitória dos mesmos no limiar das votações, gerou a polémica por todos conhecida e trouxe de novo para a ribalta este acontecimento musical. Pessoalmente gosto da música "A luta é alegria", acho-a alegre e festivaleira, com uma sonoridade muito portuguesa (o que costuma ser apreciado lá fora)...
É certo que os dotes vocais dos intérpretes não são nada por aí além, a letra é bastante básica e repetitiva e a orquestração não deslumbra...mas talvez por isso tudo, a música nos entre no ouvido e seja fácil de cantarolar por qualquer um. E depois, nestas coisas da música, os olhos também comem e o figurino anos 70, a preocupação com os detalhes (caso dos cartazes com a tradução do título da canção) e a alegria com que os Homens da Luta interpretam a sua canção, também marcam pontos.
Hoje acontece, em Dusseldorf (Alemanha), a 1º semifinal e é nela que estes homens vão lutar para assegurar a sua passagem à final, que terá lugar no dia 14, Sábado.Para já, segundo as notícias que nos vão chegando, têm assegurado a simpatia dos jornalistas que fazem a cobertura do evento. E a conferência de imprensa que deram não deixou ninguém indiferente...
Aos portugueses  residentes em território nacional resta-nos torcer pela passagem à final, já que segundo os regulamentos não nos é permitido votar. Mas, se me estiverem a ler algures por essa Europa fora, o caso já muda de figura: mais logo, com alegria, não se esqueçam de votar nos nossos homens! A luta continua!...por uma boa posição na classificação final mas, sobretudo, pelo passar de uma mensagem de alegria, mudança e esperança em dias melhores!

Sem comentários: