segunda-feira, 14 de março de 2011

Para lá do arco-íris...

De há uns dias a esta parte a Renascença tem passado, com alguma regularidade, um medley de "Over the Rainbow/What a Wonderful World" , que nos fica no ouvido e embala de uma forma particular. As canções são sobejamente conhecidas, tendo a primeira sido originalmente interpretada por Judy Garland no filme O Feiticeiro de Oz, e a segunda imortalizada por Louis Armstrong.
Nesta versão, uma voz e o som de um ukelele (instrumento da família do nosso cavaquinho) são o suficiente para nos transportar para lá do arco-íris e imaginar um mundo maravilhoso.
Parece-me ser o que estamos a precisar neste início de semana e por isso entendi partilhá-la convosco, desejando que possa aliviar um pouco esta pressão que todos de alguma forma sentimos e esta sensação de caos global que nos tem assolado nos últimos dias: seja pela malfadada crise; pelas catástrofes naturais que, aqui e ali, nos vão lembrando que a natureza não perdoa; ou pela instabilidade social, económica e política a que assistimos em vários pontos do globo.
A interpretação é de Israel Kamakawiwo'ole (nascido em 1959 no Hawai) que faleceu prematuramente em 1997, em consequência da sua obesidade mórbida, outro dos males do nosso tempo. Em 1993 lançou o que viria a ser o seu maior sucesso: este medley que hoje partilho  e que lhe valeu o reconhecimento em Hollywood -foi utilizado em mais de 15 filmes e em cerca de 32 séries televisivas- e fez chegar a sua voz, e o som do seu ukelele,muito para lá dos arco-íris que, porventura, avistou ao longo da sua (infelizmente) curta vida.

2 comentários:

Maria disse...

Obrigada, Angela.

Carlos Tiago disse...

Tem sido a minha preferida nessa estação.
Bjcs