terça-feira, 10 de novembro de 2009

Variações sobre António

Esta foi a primeira música que ouvi esta manhã: Estou além!, de António Variações. Eu tinha apenas 10 anos quando o músico faleceu mas recordo aquela figura estranhamente vestida, que cantava e, mais do que isso, interpretava umas canções diferentes, pelas letras e pelas melodias algo indefiníveis. Um estilo que marcava, porque estava muito à frente do seu tempo (às vezes penso como, ainda hoje, estaria...em certos aspectos).

Mais tarde, em 1987, Lena d'Água fez uma versão deste Estou além! e a música ficou-me ainda mais no ouvido.
"Não consigo dominar
Este estado de ansiedade
A pressa de chegar
P’ra não chegar tarde(...)

Vou continuar a procurar a quem eu me quero dar
Porque até aqui eu só

Quero quem
Quem eu nunca vi
Porque eu só quero quem
Quem não conheci(...)

Esta insatisfação
Não consigo compreender
Sempre esta sensação
Que estou a perder(...)

Vou continuar a procurar o meu mundo, o meu lugar
Porque até aqui eu só

Estou bem
Aonde não estou
Porque eu só estou bem
Aonde eu não vou..."


Com toda a certeza, todos nós já nos sentimos assim, algures ao longo da nossa vida. São sentimentos muito humanos: esta insatisfação, esta procura, esta sensação de querer algo que não temos...E julgo que não foi à toa que há uns anos atrás se designaram de HUMANOS os mentores do cd que recuperou para as novas gerações e, em certa medida, reinventou a obra de Variações.

Vinte e cinco anos depois continua a dar cartas.

E esta semana algum do seu espólio será objecto de leilão. O catálogo pode ser visto aqui.

Sem comentários: