terça-feira, 6 de outubro de 2009

"Vinde e vede!"...voluntários precisam-se!

A partir do passado dia 1 de Outubro a Bolsa de Voluntariado do Centro Solidariedade e Cultura de Peniche tornou-se uma realidade concreta, com um nome próprio: "Vinde e vede!" (numa alusão ao versículo 39 do 1º Capítulo do Evangelho de S. João).
A primeira valência do Centro Solidariedade e Cultura de Peniche (então designado Centro Social Paroquial) foi o Lar de Santa Maria, criado em 1956. Hoje, o Centro tem um Lar (com 70 idosos), um Centro de Acolhimento para crianças e jovens em risco (com 12 crianças/jovens), duas creches e dois jardins de infância (num total de 170 crianças).
A inscrição para ser voluntário numa destas valências pode ser feita na Secretaria Paroquial (Stella Maris) e implicará posteriormente uma entrevista e um programa de voluntariado que estabelecerá o compromisso entre o voluntário e a instituição.
Felizmente, em Peniche, o voluntariado também já é uma realidade noutras instituições...lembro o Núcleo de Voluntários da Associação Juvenil de Peniche, o Grupo de Voluntários do Hospital S. Pedro Gonçalves Telmo, a Missão Servir dos alunos de EMRC da Escola Secundária ou os Voluntários da Misericórdia, para citar os que agora recordo.
Com tanto por onde escolher, cabe a cada um saber o que poderá, e onde gostaria de dar, do seu tempo, em prol dos outros que mais precisam...Fica a sugestão!

Sem comentários: