terça-feira, 29 de setembro de 2009

Parabéns Mafalda ;)

Ela faz hoje 45 anos!!!!

Criada por Quino, esta irreverente personagem -devidamente coadjuvada pelo seu núcleo duro de amigos- continua ainda hoje a dar-nos uma visão muito particular do mundo...apesar dos dez livros em que é protagonista terem sido "escritos" entre 1964 e 1973.
Ao fim e ao cabo, questões como o racismo, a justiça social ou a guerra continuam na ordem do dia. E também ainda há muitos meninos que não gostam de sopa ;)
Vale a pena conhecer e (re)ler. E se quer saber mais sobre a Mafalda, o seu autor ou os seus companheiros de aventura vá por aqui...

segunda-feira, 28 de setembro de 2009

Apontamento entre eleições

(no rescaldo de mais umas eleições e no arranque de nova campanha eleitoral, uma sábia afirmação -como muitas outras que nos legou- de Agostinho da Silva)
"Eu não quero ter poder,
mas apenas liberdade de falar aos do poder
do que entenda ser verdade."

sexta-feira, 25 de setembro de 2009

"Folhas de poesia"

Com o início do Outono é tempo de poesia na Biblioteca Municipal de Peniche.
É já na próxima 6ª feira, dia 2 de Outubro que teremos a terceira sessão do Ciclo Estações de Poesia, assinalando o início da estação, porventura, mais poética do ano.
Depois de “Poesia em flor!”, a 21 de Março, e de “Verão que é a poesia!”, a 26 de Junho, “Folhas de poesia” é o mote para esta tertúlia poética, marcada para as 21h30, em que a poesia se misturará com o aroma e o sabor da castanha assada. Não faltem!

Blogoesfera

Hoje acrescentei três novas sugestões de leitura na lista à esquerda deste post: a substância da vida da Laurinda, o bico do lápis do Jorge e as letras de fumo da Paula....a mim parece-me uma boa conjugação ;)
Bom fim-de-semana!

quinta-feira, 24 de setembro de 2009

O verbo amar

Uma das prendas que recebi no meu aniversário foi o livro de Guillaume Musso: Volto para te levar!
Já conhecia o autor mas confesso que nunca tinha lido nada da sua autoria. Tem sido uma agradável surpresa! Uma das suas particularidades é iniciar cada capítulo com uma citação. Ontem fui dormir com esta:
"O verbo amar é difícil de conjugar;
o seu passado nunca é simples,
o seu presente é apenas indicativo
e o seu futuro é sempre condicional."*



* A afirmação é de Jean Cocteau.


Vamos apoiar esta causa...


terça-feira, 22 de setembro de 2009

Saudação ao Outono

Hoje despedimo-nos do Verão.
O Outono chega esta terça-feira às 22h19.
Para o saudar aqui fica um pequeno poema de Pablo Neruda:

"Quero apenas cinco coisas...
Primeiro é o amor sem fim.
A segunda é ver o Outono.
A terceira é o grave Inverno.
Em quarto lugar o Verão.
A quinta coisa são teus olhos...
Não quero dormir sem teus olhos.
Não quero ser... sem que me olhes.
Abro mão da Primavera
para que continues me olhando."

segunda-feira, 21 de setembro de 2009

Picos...e vales!

"Quaisquer que sejam os desafios que possas enfrentar,
lembra-te de olhar sempre para o cimo da montanha
porque, ao fazê-lo, olhas para a grandeza.
Lembra-te disto
e não deixes que nenhum problema,
por maior que possa parecer, te desencoraje,
nem deixes que qualquer coisa, inferior ao cimo da montanha, te distraia.
É com este pensamento que vos quero deixar.”
Alfonso Ortiz

quarta-feira, 16 de setembro de 2009

The river

Kurt Nilsen, Espen Lind, Askil Holm e Alejandro Fuentes são quatro cantores holandeses. Já os tinha referido neste blogue, a propósito desta versão de Hallelujah, que acho uma maravilha.
Descobri entretanto que fizeram uma tourné intitulada Hallelujah live, com vários covers dos quais destaco hoje aqui esta interpretação de The River de Bruce Springsteen.

terça-feira, 15 de setembro de 2009

Patrick

É uma das notícias que está a marcar o dia: morreu Patrick Swaize.
Depois de uma luta de ano e meio com um cancro no pâncreas, o actor de Dirty Dancing, entre outros, faleceu esta madrugada em Los Angeles.
Dirty Dancing foi, precisamente, o primeiro filme que vi no cinema.

Em memória de Patrick, aqui fica uma das cenas marcantes do filme - a dança final ao som de Time of my Life- agora que o tempo da sua vida terrena chegou ao fim...

segunda-feira, 14 de setembro de 2009

Pe. Moisés

Faz hoje 62 anos que Monsenhor Bastos chegou a Peniche.
O ano passado, como dei conta aqui e aqui, deixou de ser o pároco de Peniche, função entregue a partir do dia 28, também de Setembro, ao Pe. Pedro Jorge Silva.
Ontem, 13 de Setembro, a paróquia de Peniche recebeu outro jovem sacerdote: Moisés Hérvez Jiménez vem co-adjuvar os párocos de Peniche e Atouguia da Baleia. Natural de Sevilha, segundo de doze irmãos, vive com a família no Alentejo, desde os 3 anos de idade, região onde permaneceu até à vinda para o Seminário “Redemptoris Mater” Nª Sra. de Fátima, em 2001. Em 2006 licenciou-se em teologia pela Faculdade de Teologia da Universidade Católica Portuguesa; no ano pastoral 2006/07 trabalhou na Paróquia de Nª Sra. do Cabo em Luanda, Angola; e em 2007/08 fez parte das equipas itinerantes do Caminho Neocatecumenal na evangelização das Dioceses de Huambo e Benguela. Agora os seus desafios centram-se no nosso concelho!
Bem-vindo a Peniche, Pe. Moisés.

sexta-feira, 11 de setembro de 2009

A cor da liberdade

A propósito do post de ontem, o Bernardo Ribeiro Costa sugeriu a leitura deste artigo do Noel Petinga Leopoldo, publicado no Jornal de Peniche no passado mês de Março.
Para o Bernardo (neste dia que também é especial para ele), para o Noel, para todos os admiradores de Jorge de Sena e para todos aqueles que, não conhecendo a sua obra, podem através deste pequenos contributos ficar curiosos, aqui fica mais um motivo para aguçar a saudável curiosidade:

"Não hei-de morrer sem saber
qual a cor da liberdade.

Eu não posso senão ser
desta terra em que nasci.
Embora ao mundo pertença
e sempre a verdade vença,
qual será ser livre aqui,
não hei-de morrer sem saber.

Trocaram tudo em maldade,
é quase um crime viver.
Mas, embora escondam tudo
e me queiram cego e mudo,
não hei-de morrer sem saber
qual a cor da liberdade."

quinta-feira, 10 de setembro de 2009

Regresso à pátria....

A trasladação dos restos mortais de Jorge de Sena para o cemitério dos Prazeres, em Lisboa, realiza-se amanhã, dia 11 de Setembro.
Falecido nos Estados Unidos há 31 anos, o escritor foi uma incontornável figura da cultura portuguesa do século XX.
Nascido a 2 de Novembro de 1919, Jorge de Sena tem uma vasta obra como ficcionista, poeta, ensaísta e tradutor. Responsável pela tradução de autores antigos e modernos, Jorge de Sena verteu para Português, por exemplo, obras de William Faulkner, Ernest Hemingway e André Malraux.
O escritor saiu de Portugal em 1959, rumo ao Brasil, por receio de perseguições políticas resultantes de uma tentativa de golpe de estado em que esteve envolvido. Nos Estados Unidos, onde chegou em 1965, publicou alguns dos mais importantes títulos da sua produção poética, ficcional (como "Novas andanças do demónio") e ensaística (de que são exemplo "Uma canção de Camões" e "Maquiavel e outros estudos").
Há cerca de três meses o seu espólio foi doado à Biblioteca Nacional estando neste momento a ser tratada e inventariada.

Para saber mais sobre este autor clique aqui.

quarta-feira, 9 de setembro de 2009

09.09.09

Confesso que tenho uma especial relação com datas. Sou daquelas pessoas que fixa datas de aniversário e datas de tudo...para dizer a verdade! Naturalmente não podia deixar de assinalar a de hoje ;)
Mas, como não sou a única a estar atenta a estes pormenores, serve também este post para dar conta de uma iniciativa interessante que hoje tem lugar: a organização Barrigas de Amor aproveita a data (escolhida numa alusão aos 9 meses de gravidez) para apresentar uma proposta no sentido de criar o Dia Nacional da Natalidade. Uma boa ideia devidamente acompanhada por um hino -Tomorrows inside us- da autoria dos Fingertips. Para fazer o download é só registarem-se aqui.

terça-feira, 8 de setembro de 2009

Setembro

"(...)A vida segue sempre em frente, o que se há de fazer..."

Setembro foi sempre, para mim, um mês de recomeços...Para além de fazer anos neste mês - e iniciar, assim, mais um ano de vida- este é também o mês que marca o fim do Verão e o recomeço da escola (para alguns), das reuniões habituais (para outros), do ginásio (para muitos), do trabalho (para a maioria)...

Se há coisa que tenho saudades (e eu sou uma saudosista) é daquela altura em que comprava os cadernos e outros materiais escolares. Prontos a estrear, tinham aquele cheirinho das coisas novas :) E eu adoro ter coisas novas para estrear ;) A propósito de cadernos, novidades, mudanças e da vida em geral hoje deixo-vos este "O caderno" do brasileiro Toquinho.

segunda-feira, 7 de setembro de 2009

MST, Portugal, as auto-estradas, o TGV, etc,etc...

Apesar de já ter alguns meses, só hoje li esta crónica de Miguel Sousa Tavares no jornal Expresso. Reproduzo-a neste post porque, infelizmente, reflecte bem algumas das incongruências com que vamos vivendo neste nossso país à beira-mar plantado. Em tempo de campanhas eleitorais (das quais já estamos fartos, ainda elas nem começaram) vale a pena reflectir realmente nas questões e nas opções de fundo que têm desenhado o país que somos...e, quem sabe, (re)desenhar melhor o país que queremos ser.

quinta-feira, 3 de setembro de 2009

Com significado...

Inaugura amanhã, 4 de Setembro de 2009, pelas 18h00 no Edifício Cultural da Câmara Municipal de Peniche a exposição de fotografia: “ Insignificâncias Significantes”, com fotos de António Alves Seara. O ensejo é também aproveitado para o lançamento do seu segundo livro de poemas, intitulado Um rio chamado ilusão.
O Prof. Seara é natural de Gavião (Alto Alentejo) mas vive em Peniche desde 1955. Para além da actividade docente é conhecida a sua acção nos meios de comunicação local (nomeadamente n'A Voz do Mar) e a sua colaboração em diversos organismos de acção local. Tanto a poesia como a fotografia são hobbies que tem cultivado. O seu primeiro livro - Fragmentos de silêncio - foi lançado no ano 2000.

Para mim não é de todo insignificante esta capacidade de, com a idade que tem, o professor ainda ter a motivação e a inspiração para nos presentear os sentidos com estes poemas e fotografias. Por isso, amanhã, vou lá estar...

quarta-feira, 2 de setembro de 2009

Peniche Hostel

O jornal The Guardian (Reino Unido) considerou o Peniche Hostel Backpackers como um dos melhores Boutique (pequenos) Hostels em todo o Mundo.
Os hostels são espaços cujo conceito assenta no convívio entre os hóspedes (normalmente "mochileiros", viajantes solitários, surfistas...), na partilha dos quartos e espaços e nos preços baixos.


Para Peniche é sempre bom ir recebendo este género de reconhecimentos já que o Turismo parece ser a nossa melhor aposta para o futuro...embora tenhamos ainda muitas arestas para limar...
Para a Xana Barata e para a Joana Gonçalves, que gerem o Peniche Hostel Backpackers , os meus Parabéns.

terça-feira, 1 de setembro de 2009

70 anos depois...

Faz hoje 70 anos que teve início a II Guerra Mundial, com a invasão da Polónia por parte da Alemanha. Seguiram-se 6 anos de guerra que terminaram a 7 de Maio de 1945 com a assinatura do termo de rendição incondicional da Alemanha Nazi perante os aliados.
Às vezes ainda nos custa a crer que tanta violência, tanta irracionalidade, tanto ódio tenha permitido tantos horrores como os perpretados nesses anos. O holocausto continua a ser uma realidade incompreensível, à luz dos ideais de Liberdade, Igualdade e Fraternidade que já guiavam o Ocidente desde a Revolução Francesa do Século XVIII.

Infelizmente, por esse mundo fora, neste Século XXI, muitas situações de horror continuam a acontecer: tortura, fome, repressão, violência sexual, falta de liberdade, discriminação racial...