terça-feira, 29 de abril de 2025

Dia Mundial da Dança 2025

Apesar do dia estar quase no fim, não quero quebrar a tradição de escrever por aqui umas palavras neste Dia Mundial da Dança e, sobretudo, de partilhar a mensagem internacional que anualmente é escrita para este dia. Este ano é da autoria do bailarino e coreógrafo Mikhail BARYSHNIKOV (1948-  ):

"Costuma-se dizer que a dança pode expressar o indizível. Alegria, tristeza e desespero tornam-se visíveis; expressões corporificadas da nossa fragilidade compartilhada. Nisso, a dança pode despertar empatia, inspirar gentileza e despertar o desejo de curar em vez de ferir. Especialmente agora — enquanto centenas de milhares enfrentam guerras, enfrentam convulsões políticas e se levantam em protesto contra a injustiça — a reflexão honesta é vital. É um fardo pesado para colocar sobre o corpo, sobre a dança, sobre a arte. No entanto, a arte ainda é a melhor maneira de dar forma ao não dito, e cada um pode começar por perguntar a si próprio: Onde está a minha verdade? Como honro a mim mesmo e à minha comunidade? A quem respondo?"

Subscrevo também as palavras finais da mensagem de Fernando Duarte, Diretor Artístico da Companhia Nacional de Bailado: 

"(...) Que este dia nos convoque a pensar o lugar da Dança e o lugar das artes nas nossas vidas, e não só nos momentos extraordinários. Celebremos hoje este dia singular, mas cientes de que a Dança deve ser celebrada diariamente, deve invadir os nossos quotidianos e estar viva nas diversas formas de que se reveste. Viva a Dança!"

Sem comentários: