"(...) quando fores grande, nunca te envergonhes das traquinices do menino que foste. Sobretudo, não te esqueças da ternura que te rodeou, que te deu vida, que te fez homem. Não te esqueças que o futuro se constrói sobre o presente e que o presente é vida porque teve um passado que nos ensinou a viver..."
As palavras são do Prof. Mariano Calado, estão destacadas na contracapa do último livro que publicou, Da campina até ao mar e dizem muito do homem que ontem partiu para outra dimensão: o menino, nascido na campina, mas que conheceu o mar de Peniche aos dois anos de idade e se fez um dos nossos...e um dos mais ilustres!
Peniche deve-lhe muito: para além da mais completa monografia acerca do concelho - o PENICHE, NA HISTÓRIA E NA LENDA - e de mais uns quantos livros acerca da história local, deve-lhe a intervenção cívica em prol da defesa do património histórico e cultural e da partilha do saber, configurada na co-fundação da RENDIBILROS, da PATRIMONIUM e da UNIVERSIDADE SÉNIOR DE PENICHE (porque "o futuro se constrói sobre o presente e o presente é vida porque teve um passado que nos ensinou a viver...")
Deve-lhe também belíssimos poemas com que imortalizou a nossa terra (e não só)! A título de exemplo leiam "Os sons da minha terra", poema inédito em livro, apresentado numa das muitas sessões de poesia em que participou...
Pessoalmente, devo-lhe a AMIZADE, sempre bem disposta, serena, humilde, gentil, brincalhona...o convívio, os ensinamentos, as partilhas várias e a inestimável colaboração dada, ao longo destes últimos 25 anos, nas atividades promovidas pela Biblioteca Municipal.
Termino esta pequena homenagem com as três palavras que hei-de associar sempre à sua pessoa:
TERNURA SONHO POESIA
Que falta nos fazem mais homens (e mulheres) assim!
E que privilégio o meu de ainda ir conhecendo alguns assim (como era o caso)!
OBRIGADA POR TUDO, PROF. MARIANO!
Sem comentários:
Enviar um comentário