quinta-feira, 11 de junho de 2020

E já lá vão 10 anos...

Pois é: amanhã, dia 12, completa-se uma década sobre o falecimento do Sr. Prior, Pe. Bastos 
 (ou Monsenhor Bastos, se preferirem).  

Cada ano que passa cresce em mim a certeza que conviver com ele foi um dos maiores privilégios da minha vida e tê-lo como pároco durante 60 anos foi uma das melhores coisas que podia ter acontecido a Peniche. E sou duplamente grata por isso! 

Nunca tive dúvidas da sua clarividência, da sua audácia, do seu vanguardismo, da sua sensibilidade, do seu humanismo!

Já escrevi muito sobre ele e julgo que nunca será demais porque, infelizmente, dez anos passados, muitos já têm memória curta e outros não têm oportunidade de ter memória...porque já não o conheceram! E é importante não esquecer -e realçar- todo o trabalho pastoral, social e cultural que realizou ao longo de seis décadas de missão.   

A paróquia de Peniche tinha previsto assinalar a efeméride com algumas ações mas, devido ao contexto pandémico, estão adiadas.  

No entanto, o dia de amanhã ficará marcado pela visita da Imagem Peregrina de Nossa Senhora de Fátima, a Peniche.

A imagem chegará ao Meio-dia à igreja de São Pedro, sendo rezados a Oração do Angelus e o Terço à sua chegada. A igreja ficará aberta durante toda a tarde, havendo nova recitação do Terço às 18h00 seguindo-se, às 19h00, a celebração de Missa evocativa do 10º aniversário da morte de Monsenhor Bastos.  
Depois da Missa, cerca das 20h30, far-se-á a despedida da imagem, no adro de São Pedro. 

Podendo não deixemos de participar!

Sem comentários: