terça-feira, 13 de novembro de 2018

As mulheres e os nomes...


Há dias dei por mim a pensar nalgumas das mulheres da minha vida...e nos seus nomes!*
Nasci Ângela ("Mensageira") de uma mãe chamada Irene ("Paz"). 

A minha avó materna tinha Amor(inda) no nome e a paterna era Cândida ("branca, brilhante, radiante"). 

Não sendo mãe, nem avó, a minha Ti Bi  (Maria José) foi isso e muito mais...que dizer de alguém que tem a Sagrada Família no nome? 
Já a minha tia-madrinha tem a mãe e o filho: Maria  (e) Jesus (embora todos a conheçam por Juju)!

A minha educadora de infância foi a Eva (“Aquela que dá a vida“) e a minha professora de Escola Primária (na altura dizia-se assim) chamava-se Celeste e tinha os olhos da cor do céu...

Digam lá se não são bons augúrios!

 PS- * Sem desprimor nem desamor para as (muitas) mulheres da minha vida,  hoje recordo e evoco estas!

PS1- Ao reler este texto (como às vezes  gosto de fazer) reparei que me faltou referir a parteira que me ajudou a ver a luz do dia, nos idos de setembro de 74:  
Aurora ( "aquela que é como o nascer do sol") era a sua "graça"...digam lá se haverá nome mais bonito e adequado a uma enfermeira-parteira?!?

Sem comentários: