segunda-feira, 19 de fevereiro de 2018

Festival (I)

E lá tivemos ontem a primeira semi-final do Festival RTP da Canção 2018. E embora isso possa não vos interessar, tenho a dizer que independentemente das desafinações, das opções musicais, dos supostos plágios, dos enganos na votação final (e respetiva influência nos apurados para a final), etc, etc...o meu top 5 fez-se com as músicas 4, 7, 8, 11 e 13.
Alargando para as sete que passariam, também não desgostei das músicas 9 e 10. 
Se tiverem paciência deixo-vos aqui - pela ordem inversa da entrada "em cena"
o meu top 5:


(gostei muito da música e da voz, independentemente da interpretação desafinada e contida e do suposto plágio melódico...a verdade é que toda a música se influencia e acho natural que o que é "orelhudo" também fique a "martelar" no ouvido dos compositores, humanos como todos os outros e mais sensíveis às melodias...chamem-me ingénua, se quiserem!)

(gostei da letra construída com alusões a anteriores festivais e da melodia "tropical"
...bem interpretada, sem que isso signifique bem cantada!)

(uma canção à Cid, retratando muito da nossa identidade como povo. Também gostei dos arranjos musicais. Acho que merecia a passagem à final...mas ficou pelo caminho!

(já se sabia que Janeiro era o compositor escolhido por Salvador Sobral e, como tal, não estranhei a "colagem" de estilo.
Dentro do género, gostei da canção!) 

(por último, a música de Tordo, bem interpretada por Anabela. Mais uma com "cheirinho a Brasil" e a uma certa música de outros tempos...alegre e "orelhuda" quanto baste!)

Agora resta-nos esperar pela segunda semi-final, no próximo domingo... 
mais pormenores aqui.

Sem comentários: