terça-feira, 21 de março de 2017

Hoje...

Quando hoje saí de casa o céu estava tão ou mais cinzento que a roupa que hoje visto. Soprava um vento frio e a chuva começava a cair. Anunciava-se um dia de tudo, menos de primavera, como anuncia o calendário. 
Por falar em calendário, hoje é um daqueles dias repletos de efemérides:

Tudo bons motivos para refletir e celebrar!*

A verdade é que, quando hoje saí de casa -e o céu estava tão ou mais cinzento que a roupa que hoje visto- pouca era a disposição para refletir e celebrar. Podem não acreditar mas a falta de sol mexe mesmo comigo e apesar de gostar de cinzento, não gosto de o ver no céu! 
Em boa hora, o vento frio que soprava e a chuva que entretanto caiu, tiveram o condão de pintar de azul o céu. E agora, no final desta manhã, o sol já brilhou lá no alto e em mim, porque foi uma manhã feliz! 

Nestas horas já contei histórias de Meninos Especiais a meninos não menos especiais; já apreciei o verde das folhas e dos frutos da figueira do jardim; já agradeci pela saúde (a minha e a dos meus); já pensei como sou ingrata por me indispor com a falta de sol no céu, quando a tantos tanto falta :(

Nestas horas já refleti e celebrei o que este 21 de março nos convida a refletir e celebrar. E para que possam começar - para além dos links acima- aqui fica o soneto "Velhas árvores" do brasileiro Olavo Bilac: 

Olha estas belas árvores,mais belas
do que as árvores novas, mais amigas:
tanto mais belas quanto mais antigas,
vencedoras da idade e das procelas...

O homem,a fera, o inseto, à sombra delas
vivem, livres de fomes e fadigas;
e em seus galhos abrigam-se as cantigas
e os amores das aves tagarelas.


Não choremos, amigo, a mocidade!
Envelheçamos rindo! Envelheçamos
como as árvores fortes envelhecem:

na glória da alegria e da bondade,
agasalhando os pássaros nos ramos,
dando sombra e consolo aos que padecem!



* PS_Fiquei entretanto a saber que também é Dia Mundial da Marioneta!Obrigada Ana :)

Sem comentários: