sexta-feira, 24 de fevereiro de 2017

Forais de Atouguia

É já amanhã -25 de fevereiro- que a Junta de Freguesia de Atouguia da baleia dá início às Comemorações dos 850 anos dos Forais de Atouguia da Baleia, outorgados por Guilherme de Corni no reinado de D. Afonso Henriques. 
Uma Missa Solene, presidida por D. Manuel Clemente, Cardeal Patriarca de Lisboa, será celebrada às 11h00 na Igreja Matriz de S. Leonardo, seguindo-se um almoço de inspiração medieval no Largo de Nossa Senhora da Conceição, pelas 13h00.

As comemorações, comissariadas por Ademar Vala Marques, prosseguirão ao longo do ano, estando já agendadas as seguintes iniciativas: 
- a partir de 25 de março: exposição do espólio fotográfico da Junta de Freguesia deAtouguia, no CIAB;
- lançamento de livro sobre a vila de Atouguia, da autoria de Fernando Engenheiro;
- concerto de música de inspiração medieval no âmbito do MIA, que decorrerá de 12 a 14 de maio;
- a 29 de abril: conferência sobre A História Medieval de Atouguia: dos Forais até à doação à Rainha Santa;
-a 20 de maio: apresentação da peça Leonardo - cenas da vida de um santo, com elenco local;
- a 17 de junho: palestra sobre A Igreja de S. Leonardo e as suas principais obras de arte: o baixo-relevo da Natividade e o quadro de S. Leonardo.

O programa das comemorações não está ainda fechado e pode ir sendo acompanhado na página oficial deste evento no FB.

quinta-feira, 23 de fevereiro de 2017

Zeca

Afonso era o seu apelido e muitas são as melodias e letras da sua autoria que ficam para a história musical (e não só) de Portugal. Menino do bairro negro é uma das minhas preferidas e partilho-a hoje aqui interpretada pelo próprio Zeca. Para os que preferirem (ou não conhecerem) fica também o link para a versão cantada por Mariza.

sexta-feira, 17 de fevereiro de 2017

Amanhã acontece...

Deixo-vos aqui algumas das iniciativas que farão o dia de amanhã em Peniche. 
Conforme as motivações e disponibilidades de cada um, são vários os motivos para sair de casa este sábado:

- às 15h00, no Auditório do Quartel dos Bombeiros Voluntários de Peniche, o PAN e a Associação Brigada das Amigas promovem o encontro "Os animais da nossa cidade. Bem estar animal em Peniche";


 
- às 16h00 inaugura no Museu da Renda de Bilros de Peniche a exposição "Rendas Premiadas", que estará patente até dia 16 de julho;

- às 22h00, na Associação Recreativa Penichense, começa o "aquecimento" para o Carnaval que se aproxima, com baile de máscaras animado pel' Os Pexins.

quarta-feira, 15 de fevereiro de 2017

Na Sexta há poesia...



...na Academia. 
Desta feita a anfitriã d' A poesia anda por aí... será a Academia de Música Stella Maris e o encontro está marcado para esta Sexta-feira, 17 de fevereiro, às 21h00. 
Entre música e poesia será concerteza uma noite muito agradável :)

terça-feira, 14 de fevereiro de 2017

A língua portuguesa como nunca a viu...

No próximo sábado, Marco Neves estará em Peniche para nos apresentar "A incrível história secreta da língua portuguesa". 
Privilegiada como sou, já tive oportunidade de a ler é só vos posso dizer que gostei muito! O encontro está marcado para as 17h30, no Auditório Municipal e é de entrada livre. 
Prevêem-se momentos bem passados em torno da nossa língua-mãe e de alguns dos personagens que fizeram dela aquilo que é hoje: do primeiro rei da nação ao Rei Poeta,passando por Gil Vicente ou Camões, muitos são os que fazem esta história do português que hoje falamos e que é fruto do cruzamento de galegos, celtas, romanos, mouros e indígenas...só para começo de conversa!
Espero ver-vos lá! Mais pormenores aqui. 

sexta-feira, 10 de fevereiro de 2017

Há músicas (muito) boas de ouvir! LXII

Esta já tens uns bons anos e talvez por isso remete-me para os bons velhos tempos da minha adolescência, tempo maravilhoso em que tudo estava ainda em aberto na minha vida: "Wonderful tonight", de Eric Clapton.

Por falar em "tonight", esta noite será (astronomicamente falando) especial...embora não se preveja que venha a ser particularmente "wonderful": é que, segundo a meteorologia, o tempo vai continuar longe de estar maravilhoso... 
Valha-nos a boa música e o aconchego das coisas boas que cada um tem e valoriza!


BOM FIM DE SEMANA PARA TODOS!

quinta-feira, 9 de fevereiro de 2017

Carmen Miranda


A portuguesa mais brasileira que o Brasil conheceu, é hoje homenageada no doodle do Google.
Nascida há precisamente 108 anos num lugar do concelho de Marco de Canavezes, a "baiana" que sem o ser parecia, tinha o seu quê de especial e conquistou o seu lugar ao sol, na curta vida que viveu. Aos 46 anos foi o seu coração que deixou de bater, depois de tantos corações ter conquistado com as suas modinhas alegres e looks coloridos. 
Neste dia em que as notícias que nos chegam são de um Brasil a ferro e fogo e em que Portugal está com céu cinzento carregado, deixo-vos com a sempre animada  presença de Carmen Miranda no filme "Weekend in Havana", interpretando "Rebola a bola" em português e "When I love, I love" na língua de Shakespeare, dando mostra da versatilidade que fez dela uma das maiores estrelas do Brasil e de Hollywood, na época. 
Para além do modo de cantar e dançar, é sempre de apreciar a indumentária e respetivos acessórios - imagem de marca da artista - aqui, curiosamente, nas cores nacionais de Portugal.


quarta-feira, 8 de fevereiro de 2017

Memórias em livro

É já no próximo sábado, 11 de fevereiro, que Carlos Brito estará na Fortaleza de Peniche para apresentar o seu livro de memórias sobre os dias que ali passou, enquanto recluso da Cadeia do Forte de Peniche. 
Será às 16h00 e o historiador Fernando Rosas coadjuvará o autor na apresentação da obra. Mais pormenores, aqui.

sexta-feira, 3 de fevereiro de 2017

Há músicas (muito) boas de ouvir! LXI

É daquelas orelhudas, embora calma e quase triste! Ouvi-a anteontem pela primeira vez e conquistou-me quase ao primeiro acorde, não por ser genial, mas por ser simples e ter um certo poder de embalo. E, em dias cinzentos como os que vivemos, às vezes só apetece mesmo é ficar a dormir, embalado por melodias assim, que nos aconchegam. Apresento-vos (se ainda não conhecem) a nova balada d' Os azeitonas: "Fundo da garrafa"...

quarta-feira, 1 de fevereiro de 2017

Fevereiro

E eis que chega fevereiro! Vem acompanhado por alertas laranja e perspetivas de temporal desfeito, sobretudo nas zonas costeiras deste nosso país à beira-mar plantado
Para muitos é um mês desejado: seja pelo "romântico" dia de S. Valentim, seja pelos dias de anunciada folia carnavalesca. Confesso que não morro de amores por nenhuma das festividades, pelo que  -neste primeiro dia de fevereiro- apenas consigo pensar que já lá vai um mês de 2017! 
E janeiro costumava custar a passar...apesar de ter os mesmos 31 dias de outros sete meses do ano! 
Ora, fevereiro é o mês mais curto, com os seus 28 dias, que terminarão este ano em pleno Entrudo. Não sei se será para rir ou chorar -que este frenesim do tempo a passar assusta- mas não tarda nada estamos em março, mês da poesia e da primavera...
Entretanto, os dias vão crescendo um bocadinho mais até chegar o verão...essa estação que tem o poder de aquecer corpos e almas, mas passa rápido como um fósforo...apesar de durar oficialmente os mesmos três meses que as restantes três estações do ano! 
É certo que sempre ouvimos dizer que o que é bom passa depressa!
Claro que isto é no nosso hemisfério, que o mundo é redondo e se aqui e agora é de dia, noutros lugares é de noite; e se aqui estão anunciados chuva e vendaval, noutros países o calor aperta! 
E assim vão girando os dias, neste mundo cada vez mais próximo, porque nos entra porta dentro e -paradoxalmente- mais estranho e assustador!
Chegou fevereiro...e eu ainda estou a processar a chegada de um novo ano que, não tarda nada, está a acabar!!!