quarta-feira, 10 de agosto de 2016

"Foi bonita a festa, pá!" *



Terminou ontem a Festa de Nossa Senhora da Boa Viagem. Não estive tão presente quanto queria, nem na parte religiosa nem na parte recreativa. De qualquer forma, pude apreciar as significativas melhorias ao nível da organização e do conteúdo -levadas a cabo pela nova Comissão de Festas- que, por sua vez, tiveram o condão de mobilizar o povo de Peniche e os forasteiros.
O espaço de arraial foi bem pensado – com tasquinhas, feira, divertimentos e animação musical- e a qualidade dos concertos subiu a um nível nunca antes visto.

Também as procissões e cerimónias religiosas foram vividas com alma e envolveram a população. Foi bonito ver igrejas, montras e ruas enfeitadas e o movimento das gentes em oração e diversão. 

Bem-haja à Comissão de Festas e à Paróquia de Peniche por terem restituído a Festa de Nossa Senhora da Boa Viagem aos penicheiros -e a todos os que visitam Peniche por estes dias- sabendo equilibrar a interioridade dos momentos litúrgicos e paralitúrgicos com a extroversão própria dos momentos lúdicos…porque da beleza e da alegria de ambos se faz a verdadeira festa!


Fotos: Carlos Tiago - http://terrademaresol.blogspot.pt/

*verso da música "Tanto mar", de Chico Buarque

Sem comentários: