quinta-feira, 30 de julho de 2015

Peniche em festa!

Está a aproximar-se a Festa de Nossa Senhora da Boa Viagem, este ano de 1 a 4 de agosto.
E sem querer entrar em polémicas quanto ao programa ou quanto ao modelo escolhido para o arraial - questões que têm incendiado os ânimos nos últimos anos (...a verdade é que não se pode agradar a gregos e a troianos...) - deixem-me que vos fale daquilo que mais me tem incomodado no que à festa diz respeito: vê-la referida, na maioria das vezes, como Festa da Boa Viagem

Sei que o título da festa é extenso mas só assim faz sentido. Não se celebra ou comemora uma qualquer "boa viagem", mas sim o título de Nossa Senhora que a define como padroeira dos viajantes. Em Peniche, originalmente, como padroeira dos pescadores, tendo sido alargada a sua proteção  -de há uns anos a esta parte- a "todos os trabalhadores de terra, mar e ar!". Sabemos que, com o tempo, acabamos por relativizar estes aspetos e as denominações reais das coisas e que, quando se instalam, certos "vícios" têm tendência para "virar" regra. Nesta situação em concreto, ouvir-me-ão sempre corrigir quem diga que a festa da minha terra é a "festa da boa viagem". Prefiro que a refiram como festa de Peniche ou até que deixem cair o "Nossa"...já que, se a "Senhora" estiver lá, já é outra coisa!

Sendo a Festa da terra, nela ocorre o feriado municipal ou Dia do Município. Aqui fica o convite para quem quiser assinalar a data, como é devido (cliquem na imagem para ver o programa do dia)


Sem comentários: