quarta-feira, 19 de novembro de 2014

Domingo de festa(s)

A Igreja de São Pedro esteve cerca de dois anos fechada, para obras de conservação, melhoramentos e restauro. 
Reabre no próximo domingo, 23 de novembro, com a celebração de uma Eucaristia presidida pelo Sr. Patriarca de Lisboa, D. Manuel Clemente.
Num investimento superior a 850.000 euros,o projeto foi financiado em 80% pelo Mais Centro - Programa Operacional Regional do Centro, numa candidatura realizada pela Câmara Municipal de Peniche, cabendo à Paróquia de Peniche custear o investimento não elegível pela candidatura, que foi aproximadamente de 172.000 euros. 
A intervenção contemplou a conservação e restauro de toda a arte sacra, a substituição do telhado do edifício, obras no altar e sacristia e trabalhos de pintura (interior e exterior). Destaque para a descoberta de uma pintura de brutesco (género autónomo usado na arte portuguesa) da autoria do pintor Pedro Peixoto, no teto da capela-mor.

A Igreja abrirá portas às 09h30 e a eucaristia será celebrada às 10h00. E para que todos possam passar por S. Pedro nesse dia, a igreja só encerrará às 22h00, estando previstas duas visitas guiadas ao monumento restaurado (às 15h00 e às 17h00).

Neste que é o último domingo do Ano Litúrgico - em que se celebra a Solenidade de Cristo Rei-  é também, de há uns a esta parte, o dia da Festa Anual da Associação de Acólitos de Peniche.  
Duas ocasiões festivas, para fazer do próximo domingo um dia ainda maior!


Sem comentários: