sexta-feira, 6 de dezembro de 2013

Nelson Mandela (1918-2013)




Não podia deixar passar o dia sem escrever este post...apesar de serem só mais umas palavras a juntar a tantas outras que, por esse mundo fora, foram hoje escritas sobre Nelson Mandela, uma das grandes figuras do séc. XX, que ontem nos deixou aos 95 anos de idade.
Desses 95, 27 foram passados atrás das grades por acreditar que a raça não deve ser motivo de discriminação para ninguém. Mandela acreditou e lutou por isso, quase sempre através do diálogo, da diplomacia e de uma genuína crença que  a compreensão do outro e o perdão sãos as melhores vias para uma vivência pacífica. De prisioneiro (1962-1990) passou a Presidente (eleito em 1994), o primeiro de raça negra numa África do Sul que tinha vivido quase 50 anos em regime de Apartheid.
Em 1993 tinha-lhe sido atribuído o Nobel da Paz e em 1995 marcou pontos apoiando pública e pessoalmente a equipa de rugby da África do Sul (desde sempre conotada com o Apartheid) no Campeonato Mundial que ocorreu no país. Apesar de não ser favorita, a "Springboks" acabou por se sagrar campeã e isso foi apenas "a cereja no topo do bolo" naquela que foi talvez a ação decisiva de Mandela na aproximação aos brancos sul-africanos, não apenas por uma questão estratégica mas por acreditar profundamente numa África do Sul igual para todos.
Dele ficará para a história a mensagem de Paz e Perdão (já que, ao invés do que muitos esperavam, a prisão não lhe deu sede de vingança)...e a capacidade de Diálogo, da qual continuou a fazer uso com vários líderes mundiais, mesmo depois da anunciada reforma política. Ficarão também o sorriso, as camisas de padrão africano e a alegria que às vezes transformava em danças improvisadas nos palcos por onde foi passando.
R.I.P. Nelson Mandela.Era bom que houvesse mais homens como tu...

Sem comentários: