quarta-feira, 6 de novembro de 2013

Teologia do Corpo

A Teologia do Corpo é o conjunto de ensinamentos do Papa João Paulo II sobre o amor humano enquanto vocação para a santidade. São cerca de 130 as catequeses que proferiu sobre esta temática,  entre 1979 e 1984, fruto da reflexão que -ainda enquanto bispo de Cracóvia (Polónia)- desenvolveu a partir do acompanhamento a casais. 

A Teologia do Corpo junta, assim, duas realidades que -à partida- poderiam parecer distantes: o estudo de Deus e o corpo e apresenta um conjunto de reflexões sobre o amor humano, a sexualidade e a família.
No passado mês de Junho, Fátima acolheu o IV Simpósio Internacional sobre Teologia do Corpo e para essa ocasião foi criado um crucifixo -desenvolvido em conjunto pelo escultor Carlos Oliveira e pelo padre Miguel Pereira- que recebeu o nome “Ut Christus Ecclesiam Amavit” (“Como Cristo Amou a Igreja”). 
Esse crucifixo estará em Peniche - na Igreja da Misericórdia- de 8 a 13 de novembro e durante esse período de tempo serão três as iniciativas que hoje destaco, todas a decorrer na Igreja da Misericórdia:
- 6ª feira, dia 8, pelas 21h30: o Pe. Miguel Pereira fará uma catequese sobre a Teologia do Corpo; 
- sábado, dia 9, pelas 21h30, terá lugar a apresentação do livro "Teologia do corpo", com a presença de Zita Seabra, representante da Alêtheia Editores;
- 3ª feira, dia 12, pela mesma hora, haverá um tempo de oração, aberto a quaisquer.

Sem comentários: