sexta-feira, 1 de abril de 2011

E passados 3 anos...

...aqui estou com o mesmo entusiasmo com que a 1 de abril de 2008 dei início a este projeto. Não consigo sentir se passou muito ou pouco tempo...até porque o tempo, apesar de ser uma entidade mensurável, paradoxalmente, é das coisas mais subjetivas com que lidamos. 
E foi a propósito da passagem do tempo, e dos 18 anos da revista, que o jornalista Luís Ribeiro escreveu -na Visão de ontem- um artigo que tem como introdução este texto, que me fez sorrir:
 "1993...parece-lhe que foi ontem? Então pense nisto: a não ser que, na altura, trabalhasse na NASA, o caro leitor não tinha telemóvel, GPS, internet e, provavelmente, nem computador; ia ao videoclube alugar filmes em VHS; se queria dar uma perninha num videojogo com gráficos decentes, tinha de ter no bolso uma moeda de 50 escudos (sim, escudos); as máquinas fotográficas eram de rolo; mail era correio em inglês, Amazon um rio, Facebook e You Tube palavaras coladas ao acaso e googlar não significava nada; Quioto não passava de uma cidade japonesa; as televisões mais modernas tinham meio metro de fundo; o Concorde voava, Macau era administrado por Portugal e Timor-Leste governado pela Indonésia; nenhum gay se podia casar em lado algum, o aborto era crime em Portugal, e Plutão era um planeta. Ainda lhe parece que 1993 foi ontem?"
Realmente assim era e, não há dúvida, o mundo mudou muito nestes anos. O exercício ainda se torna mais interessante quando percebemos que, os três últimos factos citados, deixaram de o ser nestes últimos três anos. Se fossemos por aí veríamos, inclusivamente, que muita coisa mudou de 2008 para cá...o novo acordo ortográfico foi uma das realidades que entrou em vigor neste período (em janeiro de 2009) e até 2015 vamos ter de nos habituar à nova grafia de algumas palavras. Por brincadeira, neste post, fiz a experiência de escrever segundo as novas regras (o que não é nada fácil) e foram 6 as palavras em que fiz alterações. Numa caça às diferenças, querem descobrir em quais ?
Parece-me um bom passatempo para este fim de semana ;)

5 comentários:

Raquel disse...

Primeiro que tudo, parabéns. Já é uma das minhas leituras obrigatórias na blogosfera.
Quanto às palavras arrisco em:
projeto
abril
subjetivas
janeiro
Faltam duas, e não consigo descobrir. Fica para o próximo que comentar.

jp disse...

Para além de confirmar os 4 achados, o "próximo" não conseguiu avançar mais.
E, convenha-se que se esforçou até ao limite da (pequena) irritação.
Mas, é já convenientemente mais calmo que daqui endossa uns merecidos parabéns pelos três anos de deliciosa e sempre interessante postagem.
(e venha da lá rápido essa solução)

Sara disse...

Acrescento (e arrisco) "tempo" (Tempo) e "fim de semana" (fim-de-semana). Felizmente deixaste a "nossa" grafia para facto. Está certo? Penso que só com um correcto ortográfico conseguirei escrever um texto ao abrigo do novo acordo (e contrariada)- Parabéns!

FGV disse...

Parabéns pelos 3 anos de actividade (vou continuando a escrever à antiga), vá continuando com essa lufada de ar fresco na Blogosfera local, todos precisamos.

P.S.- para além das 4 palavras apontadas no post anterior não consigo descobrir mais nenhuma alteração, paciência.

maria disse...

..que dizer mais para além do que foi dito antes? MUITOS PARABÉNS e continua.....precisamos.
maria