segunda-feira, 10 de maio de 2010

Portugal na China

Como é do conhecimento de todos, inaugurou no passado dia 1de Maio a Exposição Mundial de Xangai.
“Portugal, uma praça para o mundo e um mundo de energias” é o tema da participação portuguesa no certame, que decorrerá até 31 de Outubro, numa área de 528 hectares (dez vezes a Expo ‘98 em Lisboa), com representações de 240 países e instituições.
Entretanto, o Pavilhão de Portugal na Expo de Xangai já recebeu mais de 115 mil visitantes, segundo fonte oficial do comissariado português responsável pela presença nacional nesta exposição. Tantas visitas talvez se justifiquem pelo original revestimento exterior do pavilhão  português. Nada mais, nada menos que CORTIÇA  (ruanmu, em chinês) que, como salienta o guia oficial da Expo 2010, "é um material reciclável e ecológico”.
Numa exposição dedicada ao tema “Better City, Better Life” (Melhores Cidades, Maior Qualidade de Vida), a cortiça tem despertado a curiosidade dos visitantes: “Percebe-se logo que é uma grande novidade para eles. Acariciam-na para sentir a textura e alguns até se põem a cheirá-la”, observou, à Lusa, um técnico português sobre o comportamento dos milhares de chineses que já visitaram o Pavilhão de Portugal.
Portugal é o maior produtor mundial de cortiça e é esta a matéria-prima que reveste todo o pavilhão português, um edifício de 2000 metros quadrados decorado pelo arquiteto Carlos Macedo e Couto.

Sem comentários: