quarta-feira, 19 de agosto de 2009

Dia mundial da ajuda humanitária

Hoje também se assinala, pela primeira vez, o Dia Mundial da Ajuda Humanitária (ou do trabalhador humanitário)
A ONU escolheu esta data em memória do atentado, ocorrido em Bagdad, que a 19 de Agosto de 2003 matou 22 membros das Nações Unidas, incluindo o brasileiro Sérgio Vieira de Mello.

Segundo dados das Nações Unidas, em 2008 foi atingido um recorde com 260 trabalhadores humanitários vítimas de raptos e ataques, 122 dos quais foram mortos. De acordo com a UNICEF, o número total de pessoas afectadas por catástrofes humanitárias triplicou na última década, chegando a uma média de 211 milhões de pessoas por ano, dos quais 65 por centon são mulheres e crianças.

PS - A ilustrar este post mais uma das grandes fotografias da história: a da jovem afegã Sharbat Gula que fez capa da National Geographic em Junho de 1985. Na altura tinha 12 anos e era umas das refugiadas do campo Nasir Bagh, no Paquistão. O fotógrafo Steve Mc Curry tirou-lhe esta foto quando a encontrou sem burca, numa rara oportunidade, já que a lei afegã obrigava o seu uso nas mulheres.

2 comentários:

maria disse...

Obrigada! É gratificante consultar o que escreves, o que recordas, o que nos trazes à memória. Mais do que agradecer, peco que continues!
maria

maria disse...

Uma rectificação: peço que continues.
maria