Bem sabemos que o verão é a estação mais adorada e que nos custa sempre a despedida daquela que parece ser a mais curta e feliz das estações do ano. Mas vão por mim: o segredo, hoje, é concentrarmo-nos nas coisas boas do outono, a começar pelas suas maravilhosas cores e sabores...
BOM FIM DE SEMANA -E BOM INÍCIO DE OUTONO- PARA TODOS!
"(...)Viro canais, vejo sem ver As coisas banais, o tempo correr nos telejornais É-me igual (...)
Como já devem ter estranhado, não tenho andado muito para escritas...apesar de ser uma das coisas que mais gosto de fazer. A verdade é que não tenho conseguido traduzir em palavras as emoções, factos e reflexões destes últimos dias.
Isto de nascer em meados de setembro, tempo de todos os recomeços e rotinas, fim de verão e início de outono dá-nos para uma certa melancolia. Ficamos nostálgicos, mas cientes que o futuro não passa por aqui...que as nossas preocupações e memórias têm mais é de ser alavanca para as mudanças que entendemos necessárias em nós e no mundo. Porque o mundo (e cada um de nós) às vezes parece que está do avesso...
Estas últimas semanas têm sido propícias a este sentimento, seja pela ação da mãe-natureza (traduzida em sismos e furacões) seja pelas ações dos homens (a potenciar conflitos mundiais ou a entender como prioritárias causas fraturantes cuja discussão, neste momento, pouco ou nada acrescentam ao bem-estar geral).
Mesmo para alguém como eu, que não é adepta do zapping e há muito optou por não ver noticiários televisivos, é impossível dizer "É-me igual!" Porque, por outras vias, vão-nos chegando ecos de vidas aflitas e a indiferença é a pior das respostas que podemos dar!
Paradoxalmente, para ilustrar o post de hoje escolhi uma música que parece dizer o contrário disso!
"É-me igual" é um tema de David Fonseca e se a escolhi hoje foi por -para além da melodia e da letra- gostar do embalo que lhe é próprio...que nos obriga a desacelerar, neste tempo que corre nos telejornais e na vida de cada um.
Parem, escutem e olhem
para que no fim possam sentir qual o caminho certo a seguir!
Que a criatividade impere no ano letivo que esta semana se inicia um pouco por todo o país.
Votos de um ano feliz!
...especialmente para aqueles que começam um novo ciclo das suas vidas escolares;
...e para todos os professores e auxiliares de educação que dão o melhor de si para tornar a aprendizagem e a vida na escola um tempo gratificante e divertido.
Em Caldas da Rainha convidam-se os adultos a voltar à infância e aos jogos que a marcaram..."Espalha magia"é o nome do evento que animará o Parque D. Carlos no domingo, das 15h00 às 19h00.
Fé, Paz e Amor: são estes os três valores que guiarão Ricardo Dinizna sua próxima missão e por isso serão estas as palavras inscritas no casco do veleiro que o levará até ao Brasil, nesta travessia que assinalará o Centenário das Aparições de Fátima e os 300 anos da Senhora da Aparecida.
Depois de receber a imagem de Nossa Senhora de Fátima no seu Santuário, o Ricardo fará o percurso a pé até Peniche, de onde partirá rumo a Salvador da Bahia.
Tendo este cariz mais espiritual, o Ricardo decidiu que nesta expedição a embarcação não terá visíveis quaisquer patrocínios, pelo que boa parte dos apoios para esta viagem deverá vir de contributos particulares. Se se identificam com as missões do Ricardo, e com esta em particular, podem desde já fazer o vosso donativo através do seguinte IBAN: PT50 0036 0289 991 000 22275 67.
Para ficarem a conhecer melhor o Ricardo podem ver e ouvir aqui a Grande Entrevistaque passou ontem na RTP(são apenas 30 minutos,mas onde se fala de muita coisa importante)onde, não só define a sua missão de vida (...para mim o importante é desenvolver missões e expedições para comunicar Portugal, através do mar...), como refere este último projeto em particular.
Se não puderem ouvir toda a entrevista, façam-no a partir do minuto 23 e perceberão porque é que, pela minha parte, por pouco que seja, faço questão de apoiar esta missão como mulher, como cristã, como portuguesa e como penicheira que sou!
Já vos disse por aqui que este é, por várias razões, um dos meus meses favoritos.
Como já perceberam, as férias terminaram e, como este nono mês do ano é sinónimo de recomeço em várias frentes, hoje deixo-vos com 9 frases que me inspiram e motivam por estes dias (e sempre)...