sexta-feira, 31 de janeiro de 2014

HOJE é dia...de POESIA!

 
Mais logo, às 21h30, a poesia assentará arraiais no CERIN (Rua Dr. João de Matos Bilhau, junto ao Espaço Internet) para mais uma noite de partilhas literárias e de afetos. Para aguçar o apetite, deixo-vos "O Poema Original" de José Carlos Ary dos Santos, poeta português falecido num mês de janeiro...já lá vão 30 anos!




"Original é o poeta
que se origina a si mesmo
que numa sílaba é seta
noutra pasmo ou cataclismo
o que se atira ao poema
como se fosse ao abismo
e faz um filho às palavras
na cama do romantismo.
Original é o poeta
capaz de escrever em sismo.

Original é o poeta
de origem clara e comum
que sendo de toda a parte
não é de lugar algum.
O que gera a própria arte
na força de ser só um
por todos a quem a sorte
faz devorar em jejum.
Original é o poeta
que de todos for só um.

Original é o poeta
expulso do paraíso
por saber compreender
o que é o choro e o riso;
aquele que desce à rua
bebe copos    quebra nozes
e ferra em quem tem juízo
versos brancos e ferozes.
Original é o poeta
que é gato de sete vozes.

Original é o poeta
que chega ao despudor
de escrever todos os dias
como se fizesse amor.

Esse que despe a poesia
como se fosse mulher
e nela emprenha a alegria
de ser um homem qualquer."

(Ary dos Santos, in 'Resumo')

terça-feira, 28 de janeiro de 2014

Há músicas (muito) boas de ouvir! XVII

Já  muitas vezes falei dela por aqui...mas assim como não me canso de a ouvir, não me canso de a partilhar! Faz hoje 29 anos que 45 dos melhores músicos do mundo se juntaram por uma causa e gravaram WE ARE THE WORLD, esse grande hit do anos 80...e de sempre!


segunda-feira, 27 de janeiro de 2014

Na despedida do mês...

E, finalmente, entramos na última semana de janeiro...este mês que parece ter a capacidade de se estender, apesar de ter os mesmos 31 dias que março, maio, julho, agosto, outubro e dezembro! Acho que este é mesmo o único mês em que não nos queixamos da rápida passagem do tempo! Enfim...para que nos possamos despedir dele como deve ser, aceitem a proposta que vos deixo hoje:
- a primeira sessão d' A poesia anda por aí...  -em 2014- está marcada para dia 31 de janeiro, a próxima 6ª feira, pelas 21h30, no CERIN-Centro de Respostas Integradas da CERCIPENICHE.  
A não perder!

sexta-feira, 24 de janeiro de 2014

Morra a Praxe, morra! Pim

O Meco era famoso como praia de nudistas! Infelizmente, há cerca de um mês,ouvimos  falar dele por motivos bem piores: as suas ondas levaram à morte seis jovens, pertencentes a uma Comissão de Praxes. Houve um único sobrevivente: o Dux!...que se recusa a falar do que se passou naquela noite, esclarecendo aquilo que muitos já intuíram: a morte dos seis jovens não foi apenas culpa do mar mas fruto, também ela, de uma estúpida praxe. 
Sobre as praxes já me manifestei há muito (podem ler aqui)! 
Sobre toda esta situação houve alguém que escreveu melhor do que eu e, por isso, aqui fica a partilha!  Sobre tudo isto, fica a pergunta (não sem um toque de ironia e jogo de palavras que em nada pretende escarnecer do sofrimento de todos os envolvidos): o que ainda falta pôr a nu -sobre as praxes- para acabar de uma vez por todas com elas? Que a morte destes jovens, ao menos, sirva para alguma coisa...já que a vida ninguém lhes pode devolver :( Assim haja coragem!

quinta-feira, 23 de janeiro de 2014

Mais dois...a seguir!

A partir de hoje passarão a constar, na lista de "blogues a visitar", dois novos blogues: 

- um chama-se "MADE IN ÁFRICA" e será o diário de viagem da Joana (enfermeira) e do Paulo (engenheiro do ambiente), na sua experiência de voluntariado em Cabo Verde. Serão 3 meses em que a Joana e o Paulo serão o que Deus quiser deles...;
o outro chama-se HYPENESS e é, nas palavras dos seus criadores (o casal Eme e Jaqueline), "o primeiro site brasileiro focado em inovação, com conteúdo inspirador em várias artes, como arte, fotografia, design, empreendedorismo, sustentabilidade". Tudo temas que me interessam e que vos poderão, porventura, interessar. 

A acompanhar, porque precisamos (cada vez mais, digo eu) de ideias inspiradoras, criativas e generosas nos nossos dias...

quarta-feira, 22 de janeiro de 2014

[o melhor do meu dia] VII

"Grande é a poesia, 
a bondade e as danças...
mas o melhor do mundo  são as crianças."  
(Fernando Pessoa in poema Liberdade)


A propósito do melhor dos meus dias e de, há algum tempo a esta parte, não ter escrito sobre isso, hoje veio-me à ideia esta frase de Fernando Pessoa com a qual me identifico tanto. Pois que, se considero a bondade como um dos valores a cultivar, e a poesia e a dança são duas das artes que mais aprecio e me têm dado muitos momentos felizes, não há dúvida que -quando penso no melhor dos meus dias- são as crianças, com que me vou cruzando no trabalho, em família ou em lazer, que marcam muitos desses momentos!

terça-feira, 21 de janeiro de 2014

Gosto disto! (II)

Tivesse eu uns dinheiritos extra para gastar e mais uma assoalhada lá em casa e estavam reunidas as condições para a realização de um dos meus sonhos: TER UM CLOSET!
Bem sei que a ideia soa fútil, mas os sonhos no fundo (também) são isso:fantasias, utopias, desejos maiores ou menores, mais ou menos altruístas, que (acreditamos) nos fariam mais felizes, a nós ou à humanidade em geral. Há quem sonhe com a paz no Mundo ou com a erradicação de uma doença da face da Terra. Mas também há quem sonhe em ser pai (ou mãe) ou jogador de futebol...E há quem sonhe com uma viagem, uma determinada marca de sapatos ou com ter um closet lá em casa. Acredito que este seja um sonho partilhado com (pelo menos) muitas das mulheres que me leem por aqui. Sobretudo as que gostam de ter as coisinhas arrumadas e a noção daquilo que realmente têm lá por casa, entre trapos, sapataria e (os muitos) acessórios que vamos acumulando ao longo da vida, entre malas, cintos, lenços, cachecóis e as mais variadas bijutarias (falo por mim). E depois sempre se poupava naquela tarefa ingrata que é trocar as roupas de verão pelas de inverno (e vice-versa), sobretudo nos tempos de hoje em que as estações quase se confundem. 
Enfim: eu sonhadora me confesso! É um sonho consumista, é! Parece fútil...parece!Mas lá que dava um jeitaço, dava! E muito prazer, concerteza, também!Já que, para além do benefício óbvio de ter as coisinhas arrumadas e visíveis, sempre podia dar largas à minha veia de decoradora de interiores ;)
E como, segundo se lê por aí, há 6 regras a cumprir para ter um closet digno desse nome, aqui vão elas: 
1- Ter uma "ilha" (ou seja: um espaço central no closet -que pode ser constituído por duas cómodas encostadas- com muitas gavetas para guardar, o mais possível, aquelas pequenas coisas que não dá para pendurar ou guardar de outra forma. Serve também de apoio a um espelho de rosto ou qualquer outro elemento decorativo que se julgue necessário);

2- Ter um espelho de corpo inteiro...para que se possa ver o resultado final, depois de concluído o coordenado do dia ;)

3- Ter lugar para sentar (dá sempre jeito, quanto mais não seja para nos calçarmos);

4- Ter espaço para muita arrumação (esta é óbvia! Quanto mais espaço, mais probabilidades de servir o propósito para que serve. Nas sugestões propostas em anexo, o banco é também baú  e o espelho está incorporado num armário, de forma a rentabilizar ao máximo o espaço de arrumação);

5- Ter boa iluminação (é sempre agradável ver as coisas como deve ser!).
Sugestões propostas: Ikea

sexta-feira, 17 de janeiro de 2014

quarta-feira, 15 de janeiro de 2014

Biblioterapia

Sem querer apenas "puxar a brasa à minha sardinha" (já que mesmo não trabalhando com livros, os teria sempre na maior consideração) que bom que era se este modelo fosse importado para Portugal...ajudaria por certo a resolver este grave problema.


Ilustração:...mais uma bela pintura de Duy Huynh

terça-feira, 14 de janeiro de 2014

Pensamento do dia

É necessário perceber que as coisas boas 
estão dentro de nós, 
onde os sentimentos não precisam de motivos,
nem os desejos de razão." 
                                                                  (Gabriel Garcia Márquez)