quarta-feira, 8 de abril de 2020

Rezar a um Deus que dança! XI

A meio da semana rezemos a gratidão, com esta reflexão do Pe. Paulo Duarte, o 9º capítulo de "Rezar a vida": AGRADECER



"Tenho explorado o verbo agradecer. O dia do aniversário é muito bom para isso. Gosto de responder individualmente a quem me parabeniza, mas nem sempre consigo. Por isso, no dia seguinte a um dos aniversários, em dia de vento mais forte, passei pela praia e diante do infinito de mar rezei o abecedário

Já se sabe, não falha nenhum nome e assim agradeci a Deus a beleza da vida presente em rostos, histórias partilhadas  e muitos sorrisos e gargalhadas

No final da tarde, na Missa, a propósito do cego que é curado por Jesus e pela sua fé que o salvou, voltei ao meu propósito a recordar cada letra. Foi a minha forma, tal como disse na homilia desse dia, de reparar. À semelhança de Jesus que pára e repara, assim aconteceu. 
Quantas vezes paro e reparo tanto em mim, como em quem, ou no que está, à minha volta?  

Jesus repara no cego, dando-lhe liberdade, sem impor, e repara a sua cegueira, com esse pormenor tão bonito e forte de reconhecimento da do próprio Bartimeu que o salvou. 

Por isso, gosto de rezar diante do Infinito do Oceano. A fé como expansão de nós, como possibilidade de consciência do imenso a viver e a agradecer, que nos permite reparar nos pormenores e, assim, reparar o que nos impede de ver com maior autenticidade a beleza da Vida."

Sem comentários: