quarta-feira, 15 de abril de 2020

Uma semana cheia...


E pronto! Já estamos a meio de abril!

Agora que já se passou um mês desde que "ficámos em casa" para bem de todos, o que mais custa -pelo menos para mim- é a incerteza que ainda reveste todo o futuro...o nosso e o do mundo. 

Ora apesar desta estranheza em que vivemos, continuamos a mudar a folha do calendário todos os dias e a vida continua a acontecer, com as suas coisas maiores e as suas coisas menores... 

E eu que gosto de datas e efemérides, dei por mim a pensar que esta semana evoca algumas coisas que me/nos dizem muito.

Ora vejamos:
- segunda- feira, dia 13 de abril, assinalou-se o Dia Mundial do Beijo. E quem de nós não tem saudades de um beijo?...um beijo amigo, um beijo apaixonado, um beijo familiar...até de um beijo social! Ainda por cima somos povo que gosta de abraços e beijinhos! Pois é...por ora temos mesmo de refrear a nossa costela latina!;
- entretanto, ontem, 14 de abril, foi Dia Internacional do Café. E que saudades tenho de beber um café como deve ser! Gosto do sabor, do aroma...e não me venham cá com histórias...mesmo para quem tem máquina em casa não é a mesma coisa! 
Além do prazer -que é vício para alguns-  beber café também é um hábito social...que nos está momentaneamente vedado. Mas um dia destes havemos de ir "beber um cafezinho" ;)


- hoje, 15 de abril, é Dia Mundial da Arte. Dizem-nas 7, as artes: a pintura, a escultura, a música, a literatura, a dança, a arquitetura e o cinema! E que seria de nós sem a arte! 
A capacidade de criar é marca humana e podemos imaginar quão mais pobre seria a nossa realidade sem a(s) arte(s)...até por estes dias isso tem sido bem visível!;

- amanhã, 16 de abril, é Dia Mundial da Voz.
Esta data, comemorada pela primeira vez em 2003, pode parecer de somenos importância mas, pessoalmente, diz-me muito. 
Não tenho dúvida que a minha voz é algo que devo preservar porque faz parte da minha identidade. Não imaginam as vezes que já me disseram "Conheci-te pela voz!" ou "Gosto tanto da tua voz"...Agradeço sempre porque é bom saber que a nossa voz é agradável. E sendo um dom (como creio que é) há que pôr a render (como tento fazer) e cuidar!

Mas, mais uma vez, imaginem-se sem voz! Imaginem o mundo sem esse veículo de comunicação... E estamos a falar em sentido literal mas pensemos também em sentido figurado: Ter voz!...Dar voz! Pois é!;
 
- por último, destaque para sábado, 18 de abril: neste dia celebramos o Dia Internacional dos Monumentos e Sítios
A data, instituída em 1982, recorda-nos a importância do  património (nacional e mundial) que é importante valorizar e salvaguardar. Património é cultura e identidade! E este ano, o tema escolhido realça exatamente isso: "Património Partilhado - Culturas partilhadas, património partilhado, responsabilidade partilhada". 
Todos nós temos por certo aqueles monumentos com que mais nos identificamos, a que temos maior afeição - locais, nacionais e até internacionais - porque de alguma forma contam a nossa história ou nos encantam...o engenho humano conseguiu ao longo dos séculos criar verdadeiras maravilhas...que devem ser conhecidas, partilhadas, vividas, valorizadas, preservadas!


BOA SEMANA E BOAS CELEBRAÇÕES!

Sem comentários: