sexta-feira, 24 de abril de 2020

Dos livros e da liberdade...

A propósito do Desenh'Abril, desafio que o Município de Peniche lançou aos mais novos, até foi a minha mãe que me lembrou que há 34 anos também eu desenhei Abril, a convite do Município de Peniche. 

Celebrava-se então  o 12º aniversário do 25 de Abril e eu, praticamente com a mesma idade da Revolução, frequentava o 
6º ano na Escola Preparatória D. Luís de Ataíde quando respondi ao desafio, feito pela Câmara Municipal de Peniche aos alunos do Concelho, para que idealizassem o autocolante que nesse ano evocaria a efeméride. 

Eu, que sempre gostei de artes visuais e de trabalhos manuais, pus mãos à obra.
 Por pouco o trabalho ficava por acabar mas, a falta da professora (curiosamente) de história, nesse dia, permitiu-me terminar a criação, pintada a lápis de cera 
Caran d'Ache (um must na altura) em tons de verde-alface, laranja, branco, 
verde-bandeira e vermelho. 

Tendo vencido o concurso, lá vi a "obra de arte" transformada em autocolante e recebi como prémio um livro - o Dicionário Prático Ilustrado, da Lello- com direito a dedicatória e tudo: 
«À Ângela, pelo trabalho que originou o autocolante das comemorações do 12º aniversário do 25 de Abril, com votos que livro te ajude a "crescer" em sabedoria e cultura.» 

Assinava o Presidente da Câmara da altura, João Augusto Barradas. Em abril de 1986 nenhum de nós podia saber que, onze anos depois, ainda seria ele o Presidente da CMP quando eu comecei a trabalhar como bibliotecária municipal...com os livros que, entre outras coisas, me ajudam a crescer em sabedoria e cultura

A vida é uma bela caixinha de surpresas e os livros não lhe ficam atrás! 
 Ontem foi dia de os celebrar!  
Amanhã é dia de celebrar Abril
...que os livros e a liberdade nunca nos faltem !

Sem comentários: