segunda-feira, 5 de abril de 2021

Dias úteis

Entre a que escrevo (quando a inspiração assim me pede) a que leio, e a que digo (o ano passado dei-vos conta desta colaboração)...a poesia é uma constante na minha vida, pelo menos nas últimas três décadas. 

Obviamente não é alheio a isso o facto de trabalhar numa biblioteca e, de ao longo dos anos, a poesia ter tido um papel principal nas atividades de animação da leitura, quer com os mais pequenos - Uma manhã/tarde com a poesia - quer com outros públicos, nomeadamente com os projetos Poesia na garagem, Estações de Poesia ou A poesia anda por aí...

Alguns dos melhores momentos do meu trabalho estão ligados à poesia ou à contação de histórias...as que digo e conto...ou as que outros, profissionais da arte, têm vindo dizer e contar.  É assim também que tenho conhecido algumas pessoas que vão ficando na minha vida para além dos momentos que partilhamos nestas andanças laborais. É o caso do Filipe Lopes, que conheci há quase 15 anos, e que recentemente me convidou para colaborar com ele em mais uma iniciativa das muitas em que ele se envolve para que os dias se revistam de poesia! Chama-se DIAS ÚTEIS e é um podcast que podem acompanhar aqui

Quanto à minha primeira colaboração com este projeto aconteceu no dia 1 de abril e a escolha recaiu num poema que é sobretudo uma celebração das bibliotecas e de tudo o que elas significam: chama-se "As Bibliotecas" e é da autoria de Maria Teresa Horta.  

O texto foi-me dado a conhecer recentemente numa partilha feita na última sessão da Comunidade Online de Leitores do Oeste por um outro amigo - o João Maria- que também conheci no âmbito do meu trabalho e por culpa da poesia :)

Sem comentários: