sábado, 30 de abril de 2016

“Chá de jasmim com Magia”…




Susana Chagas lançou, em finais do ano passado, o livro “Chá de Jasmim com Magia”.

O livro, mais que uma história para crianças, pretende ser um ponto de partida para nos questionarmos acerca de assuntos, tão na ordem do dia, como as  características das crianças de hoje, as novas metodologias de ensino e aprendizagem e conceitos como "inteligência emocional" ou  "filosofia para crianças". 


Na próxima 6ª feira, dia 6 de maio, pelas 21h00, no Auditório dos Bombeiros Voluntários de Peniche ao apresentar o seu livro, e partindo dele, a Susana partilhará algum do seu saber e experiência acerca destas, e de outras questões, que interessam a todos aqueles que querem o bem-estar das nossas crianças. Esta iniciativa integra o programa da Feira da Saúde, que decorre no próximo fim de semana, em Peniche.

sexta-feira, 29 de abril de 2016

Dancem muito...

Hoje é Dia Mundial da Dança, efeméride criada em 1982 por iniciativa do Comité de Dança do Instituto Internacional do Teatro. A data escolhida celebra o nascimento do coreógrafo francês Jean-Georges Noverre (1727-1810), criador do ballet moderno e grande impulsionador da dança. 



Já falei muito de dança neste blogue -até porque dançar é das coisas que mais gosto de fazer e de ver fazer- a última das quais no início deste ano. Infelizmente caminhamos a passos largos para o quinto mês do ano e passos de dança tenho dado poucos em 2016.

Como vem sendo hábito, também este ano, foi emitida uma mensagem oficial para o dia. Da autoria de Alkis Raftis, Presidente do Conselho Internacional de Dança (CID), destaca o papel das escolas de dança um pouco por todo o mundo. 

Na senda do que diz, aproveito para parabenizar o Município de Peniche por manter há mais de trinta anos o Estúdio Municipal de Dança (EMD). Serve também o presente post para destacar o trabalho de todos os professores que nele leciona(ra)m, bem como todo o empenho e amor por esta arte que demonstra(ra)m todos aqueles que nele têm/tiveram oportunidade de aprender, dando aso a este gosto por esta arte maravilhosa. Também eu fiz parte desse núcleo, nos primeiros anos da sua existência (com o Prof. Luís Carraça) e, numa segunda fase, uns vinte anos mais tarde, com as Profs. Marta Lapa e Sofia Vagos. O meu muito obrigada aos três e às colegas que comigo partilharam esses bons tempos. A todos os que agora fazem o EMD - alunos e Prof. Ana João- votos de que continuem a dançar muito, e bem, pela vida fora :) 




quarta-feira, 27 de abril de 2016

Sugestão para sábado...


"Nós por cá" é o espetáculo que põe em palco a "prata da casa" da Paróquia de Peniche: o Coral Stella Maris, o Grupo de Dança da Paróquia, a Academia Stella Maris e Vítor Marques dão o seu contributo para esta noite cultural e solidária, organizada pelo grupo Jovens do Amanhã, que terá lugar no Auditório Paroquial no próximo sábado, 30 de abril, pelas 21h30.

terça-feira, 26 de abril de 2016

Quase...

Faz hoje cem anos que Mário de Sá-Carneiro pôs termo à sua curta vida. O poema escolhido para hoje é dele e reflete bem o estado de espírito que o poderá ter levado a este desfecho.  Para saberem mais sobre o escritor, vale muito a pena ler este artigo.


 Quase

Um pouco mais de sol - eu era brasa.
Um pouco mais de azul - eu era além.
Para atingir, faltou-me um golpe de asa...
Se ao menos eu permanecesse aquém...

Assombro ou paz? Em vão... Tudo esvaído
Num baixo mar enganador de espuma;
E o grande sonho despertado em bruma,
O grande sonho - ó dor! - quase vivido...

Quase o amor, quase o triunfo e a chama,
Quase o princípio e o fim - quase a expansão...
Mas na minh'alma tudo se derrama...
Entanto nada foi só ilusão!

De tudo houve um começo... e tudo errou...
- Ai a dor de ser-quase, dor sem fim... -
Eu falhei-me entre os mais, falhei em mim,
Asa que se elançou mas não voou...

Momentos de alma que desbaratei...
Templos aonde nunca pus um altar...
Rios que perdi sem os levar ao mar....
Ânsias que foram mas que não fixei...

Se me vagueio, encontro só indícios...
Ogivas para o sol - vejo-as cerradas;
E mãos de herói, sem fé, acobardadas,
Puseram grades sobre os precipícios...

Num ímpeto difuso de quebranto,
Tudo encetei e nada possuí...
Hoje, de mim, só resta o desencanto
Das coisas que beijei mas não vivi...

sexta-feira, 22 de abril de 2016

Propostas para o fim de semana...

E estamos quase em fim de semana prolongado, em virtude do feriado de 25 de abril...
Para além de celebrar os Poetas da Liberdade, nomeadamente alguns que estiveram encarcerados em Peniche, a sessão assinalará também o Dia Mundial do Livro. 

Nesta data, um pouco por todo o mundo, celebra-se o livro e todas as suas virtudes e Portugal não é exceção: a Direção-Geral do Livro, dos Arquivos e das Bibliotecas aproveita o ensejo para prestar homenagem a alguns autores portugueses, cujos centenários de nascimento ou morte se assinalam: Bocage, Mário de Sá Carneiro, Mário Dionísio e Vergílio Ferreira e apresenta, no edifício da Torre do Tombo, a exposição «Livros de muitas cores», com uma mostra de documentação antiga e moderna que pretende chamar a atenção para o papel do Livro.

Em Peniche, também a Associação Juvenil assinala a data, com a 9ª edição de "Abril, livros mil", uma mini-feira do livro instalada junto ao Fórum da Parreirinha, de 22 de abril a 8 de maio.
a Direção-Geral do Livro, dos Arquivos e das Bibliotecas (DGLAB), aproveita a data para prestar homenagem a alguns autores portugueses, cujos centenários de nascimento ou morte se assinalam em 2016: Bocage (as comemorações dos 250 anos do seu nascimento decorrem de setembro de 2015 a setembro de 2016); Mário de Sá Carneiro (nascido em 1890, faleceu em 1916); Mário Dionísio (1916-1993) e Vergílio Ferreira (1916-1996), ambos nascidos há 100 anos. - See more at: http://www.cm-peniche.pt/Peniche-assinala-Dia-Mundial-do-Livro-com-sessao-de-poesia#sthash.FqIzXjjD.dpuf
a Direção-Geral do Livro, dos Arquivos e das Bibliotecas (DGLAB), aproveita a data para prestar homenagem a alguns autores portugueses, cujos centenários de nascimento ou morte se assinalam em 2016: Bocage (as comemorações dos 250 anos do seu nascimento decorrem de setembro de 2015 a setembro de 2016); Mário de Sá Carneiro (nascido em 1890, faleceu em 1916); Mário Dionísio (1916-1993) e Vergílio Ferreira (1916-1996), ambos nascidos há 100 anos. - See more at: http://www.cm-peniche.pt/Peniche-assinala-Dia-Mundial-do-Livro-com-sessao-de-poesia#sthash.FqIzXjjD.dpuf

quinta-feira, 21 de abril de 2016

Há músicas (muito) boas de ouvir! L

Purple Rain era uma das mais icónicas de Prince e a minha preferida. 
Por isso é a escolha de hoje, dia em que a sua morte surpreendeu o mundo...

quarta-feira, 20 de abril de 2016

Há músicas (muito) boas de ouvir! XLIX

Bem diferente do registo de Dia de Folga, saiu recentemente mais um single do novo álbum de Ana Moura: Tens os olhos de Deus é a história de um amor adolescente, pela pena de Pedro Abrunhosa (que é também o autor da música), e não espanta por isso que seja mais uma música (muito) boa de ouvir...com um autor e uma intérprete assim, outra coisa é que seria de estranhar!




(...) Dos teus olhos de Deus,
Num perpétuo adeus 
Azuis de sol e de lágrimas,
Dizes: ‘Fica comigo
És o meu porto de abrigo,
E a despedida uma lâmina!’.
Já não preciso de mais,
Não preciso de mais.

Embarca em mim,
Que o tempo é curto
Lá vem a noite
Faz-te mais perto.
Amarra assim 
O vento ao corpo,
Embarca em mim
Que o tempo é curto.
Embarca em mim.

Tens os olhos de Deus,
E cada qual com os seus
Vê a lonjura que quer,
E quando me tocas por dentro
De ti recolho o alento
Que cada beijo trouxer.
E eu preciso de mais,
Preciso de mais (...)

-Toda a letra aqui-

terça-feira, 19 de abril de 2016

Do mar para a sociedade...

Numa organização conjunta da Arméria - Movimento Ambientalista de Peniche e do Rotary Clube de Peniche, com o apoio da Câmara Municipal de Peniche, terá lugar na próxima 5ª feira, 21 de Abril, pelas 21h30, o colóquio "Do mar para a sociedade".
 
O evento decorrerá no Auditório Municipal de Peniche e terá como palestrantes o Prof. Dr. Sérgio Leandro e o Prof. Dr. Paulo Maranhão, docentes da Escola Superior de Turismo e Tecnologia do Mar. A entrada é livre.

segunda-feira, 18 de abril de 2016

"Abril na Fortaleza"

Algumas das atividades que fui divulgando na passada semana já faziam parte do programa. Outras decorrerão nos próximos dias. Para os interessados, aqui fica o programa completo deste "Abril na Fortaleza".

Pessoalmente realço a sessão d' A poesia anda por ai...a ter lugar no próximo sábado, dia 23 - Dia Mundial do Livro- com a colaboração musical de Pedro Rico e Thierry Cardoso. Em destaque estarão os poetas da liberdade, nomeadamente alguns que dela estiveram privados, "habitando" por meses -ou anos- as celas da, então, Cadeia do Forte de Peniche.

sexta-feira, 15 de abril de 2016

Propostas para o fim de semana

Para espantar a chuva e o vento que marcam presença por estes dias, o fim de semana convida à ação. 
Assim, amanhã, sábado, está prevista uma "receção à Primavera" com aula de Zumba Fitness seguida de aula de AquaZumba... nas Piscinas Municipais de Peniche, a partir das 15h00. Desta feita parece que o tempo vai colaborar já que a chuva parece dar tréguas durante a tarde. 

Também amanhã, a proposta é assinalar o Dia Internacional dos Monumentos e Sítios:
- de manhã, com uma ação de formação intitulada "Valorização do Património Local no Contexto da Rede Museológica do Concelho de Peniche" (a ter início às 10h00, na Fortaleza de Peniche);

-à tarde, partindo do Centro Interpretativo de Atouguia da Baleia (CIAB) pelas 14h30,  com uma visita guiada ao Centro Histórico da vila
O programa termina com a inauguração da exposição "Jogos tradicionais do Concelho de Peniche" - que ficará patente no CIAB até dia 11 de junho- seguida de animação com recriação de jogos e brincadeiras populares, a cargo do Rancho Folclórico de Geraldes. Saibam mais aqui.
“Jogos Tradicionais do Concelho de Peniche”, no Centro Interpretativo de Atouguia da Baleia, seguida de animação com recriação de jogos e brincadeiras populares pelo Rancho Folclórico de Geraldes. - See more at: http://www.cm-peniche.pt/Municipio-de-Peniche-assinala-Dia-Internacional-dos-Monumentos-e-Sitios-2016-com-atividades-no-sabado-16-de-abril#sthash.SNbStzXG.dpuf
sessão designada “Valorização do Património Local no Contexto da Rede Museológica do Concelho de Peniche”, - See more at: http://www.cm-peniche.pt/Municipio-de-Peniche-assinala-Dia-Internacional-dos-Monumentos-e-Sitios-2016-com-atividades-no-sabado-16-de-abril#sthash.SNbStzXG.dpuf
sessão designada “Valorização do Património Local no Contexto da Rede Museológica do Concelho de Peniche”, - See more at: http://www.cm-peniche.pt/Municipio-de-Peniche-assinala-Dia-Internacional-dos-Monumentos-e-Sitios-2016-com-atividades-no-sabado-16-de-abril#sthash.SNbStzXG.dpuf
sessão designada “Valorização do Património Local no Contexto da Rede Museológica do Concelho de Peniche”, - See more at: http://www.cm-peniche.pt/Municipio-de-Peniche-assinala-Dia-Internacional-dos-Monumentos-e-Sitios-2016-com-atividades-no-sabado-16-de-abril#sthash.SNbStzXG.dpuf
 
“Jogos Tradicionais do Concelho de Peniche”, no Centro Interpretativo de Atouguia da Baleia, seguida de animação com recriação de jogos e brincadeiras populares pelo Rancho Folclórico de Geraldes. - See more at: http://www.cm-peniche.pt/Municipio-de-Peniche-assinala-Dia-Internacional-dos-Monumentos-e-Sitios-2016-com-atividades-no-sabado-16-de-abril#sthash.SNbStzXG.dpuf

quinta-feira, 14 de abril de 2016

Café-teatro Solidário

Em agosto próximo um grupo de voluntários de Peniche irá até à Guiné. O projeto  "Coração na Guiné Bissau" surge na senda d' Uma escola no Coração e naturalmente precisa de apoio financeiro para chegar a bom porto.  
A par com outras formas de angariação de fundos que já decorrem, tem lugar no próximo sábado, dia 16 de abril, um Café-teatro solidário, com o Grupo Artifontinhas. Será no Auditório do Stella Maris, pelas 21h30 e o bilhete são 5 corações.
Prevê-se um serão bem passado! Podendo, não deixem de ajudar!

quarta-feira, 13 de abril de 2016

Políticas demográficas

O Rotary Clube de Peniche promove amanhã, dia 14 de abril, mais uma conferência aberta à comunidade. Desta vez sobre o tema Políticas Demográficas, terá como palestrante o Doutor Paulo Nuno Maia Sousa Nossa, docente da Universidade de Coimbra. 
Será no Auditório dos Bombeiros Voluntários de Peniche pelas 21h30 .

terça-feira, 12 de abril de 2016

Direitos humanos e os sons da tortura...

A bateria Sons da Tortura foi idealizada pela agência Leo Burnett -para a Amnistia Internacional- e construída por Rui Pina, com instrumentos do quotidiano, usados para torturar.

A partir das 17h00 de quinta-feira, dia 14 de Abril, poderá vê-la e ouvi-la ao vivo na Fortaleza de Peniche, onde terminará o seu périplo português.

A ocasião será ainda aproveitada para fundar o Núcleo da Amnistia Internacional de Peniche, grupo que terá como objetivo consciencializar e alertar a nossa comunidade para as violações dos direitos humanos praticadas em todo o mundo.
Não perdendo tempo, começarão a tarefa já no próximo domingo, dia 17, com a Conferência "História dos Direitos Humanos". A ter lugar também na Fortaleza, às 15h00, terá como orador Miguel Dias Santos, Vice-Diretor da Escola Secundária de Peniche. 

Para saberem mais cliquem aqui ou/e aqui.

segunda-feira, 11 de abril de 2016

"O Portugal futuro"

Ruy Belo é um dos grandes poetas portugueses do século XX. Hoje a escolha poética é da sua autoria e tem por título "O Portugal Futuro":


O portugal futuro é um país

aonde o puro pássaro é possível

e sobre o leito negro do asfalto da estrada

as profundas crianças desenharão a giz

esse peixe da infância que vem na enxurrada

e me parece que se chama sável

Mas desenhem elas o que desenharem

é essa a forma do meu país

e chamem elas o que lhe chamarem

portugal será e lá serei feliz

Poderá ser pequeno como este

ter a oeste o mar e a espanha a leste

tudo nele será novo desde os ramos à raiz

À sombra dos plátanos as crianças dançarão

e na avenida que houver à beira-mar

pode o tempo mudar será verão

Gostaria de ouvir as horas do relógio da matriz

mas isso era o passado e podia ser duro

edificar sobre ele o portugal futuro.

quinta-feira, 7 de abril de 2016

"Uma Ilha na Península"

No post anterior falei dos refugiados que vieram das ex-colónias portuguesas e, nem de propósito, no próximo domingo, dia 10 de abril, a Patrimonium apresenta "Uma Ilha na Península". Trata-se da tese final de curso do Dr. Alexandre Audigane, investigador na área da antropologia, e é um estudo sobre a realidade dos refugiados das ex-colónias portuguesas que, entre 1977 e 1982, fizeram da Fortaleza de Peniche a sua casa.
A não perder, pelas 15h00, no Clube Recreativo Penichense.