sexta-feira, 15 de janeiro de 2016

"CANTA E CAMINHA..." (4ª e última etapa)

E termino hoje esta reflexão baseada em frases de Santo Agostinho. Hoje fala-se de memória, felicidade e fé. 

9-"A angústia de ter perdido não supera a alegria de ter um dia possuído." 
Sou uma nostálgica de primeira apanha e, como tal, esta frase diz-me muito.O que já vivemos e sentimos ninguém nos tira...e a vida é mesmo assim: ganhamos umas coisas, perdemos outras! Podemos estar a  falar de pessoas, de bens, de capacidades, de sensações, de sentimentos...
Também por isto valorizo muito a memória e tudo o que permita registar momentos (textos, fotografias, vídeos...) Gosto de agendas e álbuns fotográficos e faço por mantê-los atualizados. Gosto de jantares de amigos e de colegas de escola (em que se revivem sempre bons momentos). Gosto de ter memória de coisas boas! Porque, em boa parte, é de memória que é feita a nossa história! 

10-"A felicidade é continuar desejando aquilo que possuímos".

Pensando bem, Santo Agostinho tem toda a razão: tantas vezes procuramos a felicidade naquilo que não temos (e gostaríamos de ter), esquecendo que a verdadeira felicidade reside em estar bem com o que se tem, valorizando em cada dia aquilo que já é nosso!



11-"Se não podes entender, crê para que entendas. A fé precede, o intelecto segue." ou  "A fé e a razão caminham juntas, mas a fé vai mais longe".

Considero-me privilegiada por ser uma pessoa com fé e não julgo que por sermos pessoas
de fé sejamos menos racionais. Vejo a Fé e a Razão/Ciência como complementares e não como opositoras
Efetivamente há coisas que se explicam e outras que não (pelo menos até dada altura) e a Fé permite viver melhor com essa nossa incapacidade de entender tudo! Vai mais longe no sentido em que não fica presa à dúvida e confia! Confia que, por mais inexplicável que pareça aos olhos da razão, tudo tem um sentido, uma missão, uma essência...Confia que há em tudo uma razão de ser, ainda que racionalmente não a consiga definir. 
Em suma: a fé permite-nos acreditar e confiar para além do olhar racional com que tendemos a escrutinar tudo e todos!

Sem comentários: