Faz hoje 64 anos que Manuel Bastos Rodrigues de Sousa foi ordenado sacerdote, tornando-se no Pe. Bastos que durante 63 anos foi "Um homem de Deus para os homens!" Esta definição do homem, que durante 61 anos esteve à frente da paróquia de Peniche, é da autoria do Pe. Batalha (Lourinhã) -que assim definiu este sacerdote com quem tanto privou, num artigo escrito em Junho do ano passado por ocasião da sua morte- e foi o título escolhido para a exposição que está patente, até final do mês de Agosto, no antigo pavilhão do Stella Maris.
Documentação diversa, muitas fotografias e alguns objectos pessoais fazem parte da montagem que pode ser vista durante as tardes e noites deste Verão e que fazem memória deste homem de Deus para os homens, que Peniche não poderá nunca esquecer e a quem muito tem a agradecer!
PS_Na foto escolhida para ilustrar este post, Monsenhor Bastos surge com o seu sucessor, Pe. Pedro Jorge Silva, e com os sacerdotes filhos de Peniche (da esq. para a dta.): Pe. José Ezequiel, Pe. Rui Pedro, Pe. Carlos Caetano, Cónego Mário Pais e Pe. José Luís.
1 comentário:
Um senhor... Um pastor... um amigo!!! Tenho a percepção (que com os seus defeitos e as suas qualidades) tivemos o privilégio de conviver, trabalhar, rezar, chorar e sorrir... ao lado de um Santo. Até à casa do Pai... meu (nosso) querido Senhor Prior!!
Enviar um comentário