sexta-feira, 16 de dezembro de 2022

Este fim-de-semana...

Neste fim-de-semana que antecede o Natal, há muitos e bons motivos para sair de casa, aqui pelo concelho de Peniche.

Neste momento já há Ruas+Felizes que outras...ali para os lados do Largo dos Galeões (junto ao Filtro de Santana) a animação é garantida.  

Também o Jardim Público de Peniche ganha, por estes dias, outra vida! 

Amanhã, dia 17, a partir das 15h00 é inaugurado o Eco Parque! A animação estará por conta dos "Oh Yeah Bombos".

Prosseguirá às 16h30 com a edição do 25º Pai Natal Motard – Associação de Motociclismo de Peniche e Concerto da Banda Filarmónica "A Serrana", pelas 17h00, no Jardim Público e ruas adjacentes.

*

Quem preferir um programa mais calmo, poderá optar por uma ida a S. Bernardino: às 15h30, na Igreja do Convento, há Concerto de Natal pelos Violinos Sem Idade.

*  

 

À noite temos, pelo menos, duas opções, ambas musicais mas em registos e locais diferentes:

    -às 21h00, no Auditório da Escola     Secundária de Peniche há Cinema Musicado com o filme Sherlock Jr., de Buster Keaton, pelo Ensemble MIA;

 

- às 21h30, na Igreja de S. Leonardo, em Atouguia da Baleia tem lugar o Concerto de Natal da Banda da Sociedade Filarmónica União 1.º Dezembro 1902;

 *

Domingo, 18 de dezembro, o espírito de festa prossegue e começa cedo:

- às 09h30 teremos Parada BTT de Pais Natal: a concentração será no Jardim Público mas o objetivo é percorrer o Concelho;

 - às 15h00 será a vez da Bandinha "Amigos da Música" animar as ruas da cidade;

- às 17h00 teremos Sessão de Yoga para pais e filhos com Ana Rita Duarte, no Clube Recreativo Penichense;

e às 18h00, na Igreja de São Pedro, o tradicional Concerto de Natal do Coral Stella Maris que, desta feita, terá como convidado o Rancho Folclórico de Geraldes.  A não perder!

 
BOM FIM DE SEMANA PARA TODOS!

terça-feira, 22 de novembro de 2022

Há músicas (muito) boas de ouvir! CLXIX - In memoriam de Pablo Milanés e Erasmo Carlos

A música latina perdeu entre ontem e hoje dois compositores/intérpretes que marcaram gerações e deixam um legado significativo não só nos seus países de origem, não apenas no continente que partilhavam, mas um pouco por todo o mundo: o cubano Pablo Milanés (1943-2022) e o brasileiro Erasmo Carlos (1941-2022).  

Se este mês ainda não tinha escrito por aqui, e desde março que não destacava canções na rubrica Há músicas (muito) boas de ouvir! , estas perdas justificam que hoje a partilha seja tão significativa:

-uma coletânea de músicas de Pablo Milanés, com destaque para os dois primeiros temas - "El breve espacio en que no estás" e "Yolanda";

- e dois famosos temas de Erasmo Carlos: "Emoções" na voz de Roberto Carlos ( o seu grande parceiro musical) e "Eu sou Gal" (propositadamente feito para a voz de Gal Costa, que nos deixou no passado dia 9). 


segunda-feira, 31 de outubro de 2022

Bruxas, Santos e Defuntos...

Há sete anos, por estes dias, publiquei um texto com este mesmo título.

Hoje partilho-o, revisto e editado, já que continua a fazer-me (cada vez mais) sentido esta reflexão! 

*

Estes dias são pródigos em celebrações e rituais, um pouco por todo o mundo e também em Portugal:  

- a 31 de outubro o Halloween (com prevalência nos países anglo-saxónicos); 

- a 1 de novembro o Dia de Todos os Santos

e a 2 de novembro o Dia de Fiéis Defuntos (ou Finados).  

No México, a celebração do Dia de los Muertos abrange todo este período e é, de certa forma, uma instituição nacional. 

Para perceber de forma lúdica (e adaptada a qualquer idade) esta celebração, aconselho vivamente a visualização de  Coco, filme da PIXAR lançado em 2017 (...um dos meus filmes de animação favoritos)!

A propósito destas festas /celebrações - e da forma como se interligam sem se confundirem ou substituírem importa-me,  mais do que tomar partido por esta ou por aquela,  entender os porquês e fundamentos de cada uma delas e a história e tradição que lhes estão associadas.  
 
Por isso, hoje deixo aqui alguns textos que poderão ajudar a entender estas festas e, concretamente, os seus símbolos:
. sobre o Halloween sugiro este
- sobre o Dia de Todos os Santos podem ler esta breve explicação;
- já sobre o Dia dos Fiéis Defuntos deixo-vos este.
 
Entendo que se as festas/feriados/celebrações existem, são para serem vividos com a consciência plena daquilo que se está a evidenciar: seja uma data histórica, uma pessoa, uma realidade...e cada um é livre de celebrar o que lhe aprouver, desde que o faça no respeito pelos outros e, acima de tudo, entenda o que está a festejar! 
 
Acima de tudo faz-me imensa confusão a mistura que se faz destas três celebrações porque - apesar de terem pontos de contacto e refletirem preocupações humanas sobre a vida e a morte, a luz e as trevas, o que está para além da vida terrena...- são três momentos diferentes.
 
Vivemos numa sociedade que, apesar do excesso de informação (ou por culpa dele), ainda assim é, muitas vezes, ignorante!
Informação e conhecimento não são, de facto, a mesma coisa! 
E a ignorância - ou a assunção de que somos "guardiões da verdade e do bem" - resvala  vezes demais em comportamentos fundamentalistas!  
 
No caso concreto do Halloween, há quem o acuse de ser uma tradição importada e dita "comercial" (já vimos que não é bem assim) e não compreendam que se celebre só porque é "moda", numa lógica de  "Maria vai com as outras".  Acredito que muitas pessoas o façam sobretudo numa perspetiva de convívio, de socialização, de festa (e não de consumo,  "carneirismo" ou exaltação do maléfico)! 
 
Denegrir e diabolizar não me parecem atitudes corretas (nem sequer pedagógicas)! Até porque todos nós sabemos que desde sempre houve apropriações culturais e aculturações...fazem parte da história do mundo e sempre assim será...cada vez mais, neste mundo global em que vivemos! E estas datas, em particular, são bom exemplo disso...se leram os textos que linquei acima, percebem bem o que digo!
 
Hoje mesmo vi duas ilustrações que brincavam com as palavras Halloween (All Hallow’s Eve  - "Véspera de Todos os Santos") e Holy Win ( "os Santos vencem") numa clara preferência pela celebração dos Santos...e não há nenhum mal nisso! 
Importa é que cada um seja LIVRE de celebrar aquilo com que se identifica, sem ser julgado por isso!
Acredito, sinceramente, que todos queremos o melhor para o Mundo e somos partidários do BEM!

Assim sendo, BOA SEMANA PARA TODOS, quer celebrem bruxas, santos, defuntos (ou todos estes)...neste presente que é feito de luz e trevas, vida e morte, realidades e mistérios!

sexta-feira, 30 de setembro de 2022

Este fim de semana...

Amanhã, dia 1 de outubro é  DIA MUNDIAL DA MÚSICA e no nosso concelho são pelo menos dois os eventos que celebrarão a efeméride. 

A partir das 16h00, a ZPOLURAS promove mais uma das Tertúlias do Távora, com música e poesia ao longo de toda a tarde.

À noite,  o encontro é no Fórum da Parreirinha, às  21h30. Promovido pela FREGUESIA DE PENICHE terá lugar concerto de apresentação do novo álbum "Menina dos meus olhos", de Alberto Leitão. 

A “menina dos olhos” dele é Peniche e todas as faixas do álbum são inspiradas em locais, tradições, personagens e memórias da nossa terra. A base musical é de cariz tradicional e eu, que já tive oportunidade de ir escutando a maioria dos temas, acho que algumas letras estão muito bem conseguidas


Já no domingo, dia 2haverá teatro na União
Recreativa e Desportiva do Paço. 
 
O grupo T'AMAL - Teatro da Associação Musical e Artística Lourinhanense leva à cena a peça "Pedro e Inês. Um cozido à português"
A sessão será às 15h30 e é de entrada livre. 
 
Este é mais um evento inserido nas comemorações dos 50 anos da URDC do Paço. 
 

Por falar em comemorações, também no domingo, mas às 17 horas, na Igreja de Geraldes, terá lugar a primeira iniciativa comemorativa dos 450 anos do Círio de Geraldes. 
 
Será uma Conferência sobre Círios na Estremadura terá como oradores o Padre Diogo Correia - Pároco de Peniche (com tese de mestrado sobre a temática dos Círios) e o Dr. José Alberto Sardinha, reconhecido etnógrafo português e autor do livro "Tradições Musicais da Estremadura". 
A sessão contará também com um apontamento musical por parte do Coro de Geraldes
 
 
UM BOM FIM DE SEMANA PARA TODOS!

quinta-feira, 15 de setembro de 2022

ESPECIAL 100 ANOS PADRE BASTOS

Começámos em maio, para assinalar o Centenário de nascimento do Padre Bastos…terminamos em setembro, quando se assinala o 75º aniversário da sua chegada a Peniche. Ao longo destas 20 semanas foram outras tantas as entrevistas e 21 os convidados, com idades entre os vinte cinco e os noventas. Foram muitas as memórias partilhadas…e nunca serão demais!

Como digo neste último episódio, em que acabei por ser a entrevistada (não estava previsto ser assim inicialmente, mas acabou por se proporcionar) a iniciativa deste “Especial” não partiu de mim, mas da 102 FM Rádio, a quem desde já agradeço esta oportunidade. Foram momentos muito bem passados a gravar e depois a ouvir o resultado final.

Aproveito para agradecer ao Luís Parreira o convite para conduzir este programa, ao Nuno Jorge a dedicação e paciência na gravação de todas as entrevistas e a todos os convidados por terem aceitado colaborar nesta homenagem ao Sr. Prior, dando a visão particular de cada um sobre este homem tão especial, com quem tivemos o privilégio de (con)viver. 

Quem não teve oportunidade de ir vendo semanalmente, ou perdeu alguma, pode visualizá-las todas aqui

No decurso desta conversa que tive com o Nuno, às tantas, ele pede-me para dizer alguma coisa que ainda não tenha dito sobre o Sr. Prior! Na altura não me ocorreu e a verdade é que não seria inédito porque há quem saiba deste meu sonho: gostava MUITO de conseguir escrever um livro sobre o Sr. Prior, de lhe fazer uma Biografia o mais completa possível, diferente das que já existem (e são naturalmente válidas)! É um sonho que acalento há muitos anos…ainda o Sr. Prior era vivo chegámos a ter umas conversas com esse intento de registar alguns acontecimentos da sua vida. Até à data não foi possível…como se entende é algo que pressupõe muito trabalho de pesquisa, recolha de depoimentos, entrevistas, fotografias, etc, etc…e – obviamente – verba para editar a obra (não menos importante que tudo o resto).

Quem sabe, um dia, o sonho se concretiza? Estas entrevistas foram, de certo modo, um contributo para acalentar ainda mais esse desejo!

 

quarta-feira, 14 de setembro de 2022

Celebrar o Sr. Prior...

Faz hoje 75 anos, Peniche recebia um novo Prior: Padre Manuel Bastos Rodrigues de Sousa, 25 anos de idade, ordenado a 6 de julho desse ano de 1947. 

Já muito falei por aqui do Sr. Prior, como ainda o trato. 

Este post é apenas para assinalar a efeméride de hoje e dar conta de alguns momentos de celebração que terão lugar por estes dias. A saber: 

Já hoje, abre ao público uma nova valência do Centro Social Padre Bastos: o CENTRO DE DIA. Para saberem mais ouçam as palavras da Marisa, diretora técnica deste serviço, aqui

Também a EUCARISTIA das 19h00, em São Pedro, será celebrada em ação de graças pela vida e ministério de Monsenhor Bastos

Ainda HOJE, às 21h00, no Café Stella Maris, haverá uma SESSÃO DE HOMENAGEM COM POEMAS E MÚSICA. 

No próximo sábado, 17 de setembro, pelas 21h30, na Igreja de São Pedro, o momento será de ORAÇÃO, LOUVOR E AÇÃO DE GRAÇAS. 

Finalmente, no domingo, 18 de setembro, terá lugar a TRANSLADAÇÃO DE MONSENHOR BASTOS do Cemitério de Peniche PARA O SANTUÁRIO DE NOSSA SENHORA DOS REMÉDIOS.  

A cerimónia, presidida por D. Manuel Clemente, terá início às 15h00, no Cemitério de Peniche, seguindo em cortejo até ao Santuário onde, às 16h00, teremos a deposição em novo túmulo. 

Toda a comunidade está convidada para se associar a estes momentos festivos, particularmente a este último.

Para culminar este apontamento, deixo um poema da autoria de Ana Maria Ribeiro intitulado MONSENHOR que alude precisamente à memória que hoje evocamos:

          Desponta a aurora desse 14 de Setembro.
    Era ali a imensa seara que Deus queria.
   No olhar traz uma chama inextinguível,
E eram tantos os sonhos, tanta a alegria,
Que o Sol dourado e quente que renascia,
Tornava rutilante a luz do impossível,
E a rasgos de vida e cor se resumia.
 
Nos lábios há uma prece, uma oração,
Há uma entrega total, um bem querer,
Num desprendimento só de gratidão
A Maria, que em todas as horas é a Mãe.
Uma prece, mesmo que tenha que sofrer.
Era assim, imperioso ir mais além,
E pisar sereno e firme esse chão.
 
E o Sol que brilha as névoas dispersou,
A voz de um Anjo baixou à Terra e segredou:
 
"É este o Homem que na vida é o vosso guia,
Foi este o Homem que Deus vos enviou".
 
O povo crente, humildemente agradecia.
Perdida no azul, uma andorinha esvoaçou
A tornar Divinamente puro este dia.

quinta-feira, 11 de agosto de 2022

Este fim de semana...

O fim de semana aproxima-se e, por isso, deixo já hoje estas dicas para o aproveitarem melhor, aqui pelo concelho... 

Em Ferrel a festa prossegue animada: hoje com Ana Malhoa, amanhã com Nuno Ribeiro e sábado, dia 13, com Fernando Daniel.


É também por lá,
na RABECA, que HOJE,  às 19h00, inaugura ARRAIAL: uma exposição de pinturas de Eduardo Ferreira, um pintor natural de Ferrel. Estará patente até dia 17 de setembro.

De regresso a Peniche, HOJE mesmo, às 18h30, no âmbito da FEIRA DO LIVRO DA A.J.P. teremos uma sessão com a nossa conterrânea AMÉLIA ANTUNES acerca do seu livro "Fios de Silêncio". 

A FEIRA DO LIVRO DA A.J.P. decorre no Salão do Clube Recreativo Penichense até ao próximo dia 15 de Agosto e está aberta das 16h00 às 23h00.



Amanhã, 12 agosto assinala-se o Dia Mundial da Juventude e em
Peniche a data será evocada com um conjunto de iniciativas   a decorrer entre sexta e domingo (clicar no cartaz à dta.)

Destaque para a apresentação de OCEANO – Espetáculo Teatral e Performativo inspirado no livro “Plasticus Maritimus”, de Ana Pêgo. Será, às 22h00, no Fórum da Parreirinha!

 

É também neste dia que começam em Atouguia da Baleia as festividades em honra de Nossa Senhora da Assunção. Até dia 16, a vila anima-se com a sua festa de verão!

 

Entretanto, começou ontem em Peniche a FEIRA DE ARTESANATO INTERNACIONAL, no espaço contíguo ao Quartel dos Bombeiros Voluntários de Peniche. 

Estará aberta até dia 28 de agosto, com alguma animação pontual como será o caso da que estará a cargo da BANDA COTA, no sábado, dia 13, pelas 21h00.

 

Um pouco antes, às 20h30, tem início no Café Stella Maris uma NOITE DE FADOS EM HOMENAGEM A CARLOS JÚLIO, com os fadistas Conceição Ribeiro e Bruno Igrejas.

Como é habitual, o serão dará direito a petiscar. Os interessados em participar podem desde já reservar a sua entrada ligando para o tel. 964489978. 

 

Domingo, 14 agosto, há CORRIDA DA PRAIA NORTE às 10h00...a tradicional prova de atletismo está de volta ao areal de Peniche de Cima. 

 

À tarde, pelas 15h30, será a vez de TITO CAETANO apresentar o seu livro "PAÇO-Um século de histórias". Será na sede da U.R.D.C. do Paço.

 

À noite, pelas 21h30, teremos a tradicional NOITE DE FADOS na escadaria da Igreja de S. Pedro. Serão sete os fadistas locais, acompanhados pelos músicos Nuno Ezequiel e João Viola.

O dia seguinte é Feriado Nacional e Dia Santo, Dia de Nossa Senhora da Assunção

 
No Largo dos Galeões, ali no Bairro de Santana, o 15 agosto é também o DIA
DA ABÓBORA... a festa feita por quem vem, que se prolongará durante três dias: 
de 13 a 15. Passem por lá e divirtam-se!
 
 
BOM FIM DE SEMANA PARA TODOS!