quarta-feira, 3 de março de 2021

Zambas

" Eu sempre gostei muito de ler. Essa é uma das rotinas mais importantes da minha vida. 
                                                     Agarrar-me a coisas bonitas, que me façam pensar, sonhar acordado,   
                                                   e a leitura tem sido o mais importante para mim."
 
António Zambujo  
 
 
Não é novidade para ninguém que António Zambujo  é um dos meus artistas preferidos: alia um timbre único a um carisma muito seu -um misto de simplicidade e malandrice (no bom sentido)- que não será alheio a uma carreira construída com muitas colaborações e variações (até de género musical) mas sempre com uma identidade própria. 
 
Prestes a lançar o novo álbum de originais - “António Zambujo Voz e Violão”- apresentou recentemente o seu single de estreia: Lote B, um tema com letra de Pedro da Silva Martins co-autor da música com Luís José Martins.
 
(Parêntesis  para também elogiar o trabalho desta dupla de irmãos, mais conhecida pelo projeto DEOLINDA, mas cujo talento tem sido amplamente partilhado com outras vozes e projetos, escrevendo e musicando temas para vários artistas nacionais. Este Lote B é mais um exemplo disso e de como uma boa canção não precisa de grandes artifícios para o ser: uma história bem escrita (com a dose certa de quotidiano e alguma ironia) e uma música orelhuda...uma receita aparentemente simples mas que requer mestria...e os irmãos Martins têm-na.)

Voltando a Zambujo, para além da música deixo-vos com a entrevista que, a propósito, deu ao Diário do Alentejo e de onde foi retirada a citação que destaquei no início deste post. Nela encontram reflexões sobre o que importa e o que o inspira: a leitura, as coisas bonitas, a poesia, a tranquilidade e a inquietude, a música...Vale a pena ler!

Sem comentários: