sábado, 13 de fevereiro de 2021

"Eu sei, eu sei...que a vida devia ser bem melhor... e será..."

O título deste post é um verso da música O que é, o que é -também conhecida como Eterno aprendiz- de Gonzaguinha. Não sendo uma música de Carnaval é uma daquelas músicas que acabam por fazer quase sempre parte das playlists desta época. Escolhi-a não só por gostar muito de a ouvir mas sobretudo pela mensagem que contém e que neste sábado de Carnaval (que não pode ser devidamente celebrado pelos motivos que todos conhecemos) faz ainda mais sentido...por ser uma mensagem de esperança, de alegria, de eterna aprendizagem perante a vida que nos surpreende a cada instante!

Trago-a aqui na voz de Maria Bethânia que -aos quase 75 anos de idade e mais de meio-século de carreira- neste mês de fevereiro, para ela sempre tão especial, faz hoje o primeiro livestream da sua carreira, mostrando como estamos todos a tentar viver o melhor que podemos e sabemos face às circunstâncias que vivemos.


E aqui fica a letra da canção (vale bem a pena uma leitura):

Eu fico com a pureza
Da resposta das crianças
É a vida, é bonita
E é bonita

Viver
E não ter a vergonha
De ser feliz
Cantar e cantar e cantar
A beleza de ser
Um eterno aprendiz

Ah meu Deus!
Eu sei, eu sei
Que a vida devia ser
Bem melhor e será
Mas isso não impede
Que eu repita
É bonita, é bonita
E é bonita

Viver
E não ter a vergonha
De ser feliz
Cantar e cantar e cantar
A beleza de ser
Um eterno aprendiz

Ah meu Deus!
Eu sei, eu sei
Que a vida devia ser
Bem melhor e será
Mas isso não impede
Que eu repita
É bonita, é bonita
E é bonita

E a vida
E a vida o que é?
Diga lá, meu irmão
Ela é a batida de um coração
Ela é uma doce ilusão
Êh! Ôh!

E a vida
Ela é maravilha ou é sofrimento?
Ela é alegria ou lamento?
O que é? O que é?
Meu irmão

Há quem fale
Que a vida da gente
É um nada no mundo
É uma gota, é um tempo
Que nem dá um segundo

Há quem fale
Que é um divino
Mistério profundo
É o sopro do criador
Numa atitude repleta de amor

Você diz que é luta e prazer
Ele diz que a vida é viver
Ela diz que melhor é morrer
Pois amada não é
E o verbo é sofrer

Eu só sei que confio na moça
E na moça eu ponho a força da fé
Somos nós que fazemos a vida
Como der, ou puder, ou quiser

Sempre desejada
Por mais que esteja errada
Ninguém quer a morte
Só saúde e sorte

E a pergunta roda
E a cabeça agita
Eu fico com a pureza
Da resposta das crianças
É a vida, é bonita
E é bonita

Viver
E não ter a vergonha
De ser feliz
Cantar e cantar e cantar
A beleza de ser
Um eterno aprendiz

Ah meu Deus!
Eu sei, eu sei
Que a vida devia ser
Bem melhor e será
Mas isso não impede
Que eu repita
É bonita, é bonita
E é bonita

Sem comentários: