quinta-feira, 19 de novembro de 2020

Canções, textos e condecorações...

Hoje acordei com uma música de Jorge Palma a ecoar cá dentro! 

Nada de estranho até agora porque, como já assumi neste meu cantinho, JP é um dos meus músicos de eleição. Na verdade pareceu-me até o pretexto certo para dar conta da mais recente distinção recebida por JP: na passada 3ª feira foi condecorado Comendador da Ordem do Infante D. Henrique. 

Malgrado o contexto pandémico em que vivemos (com todas as consequências nefastas conhecidas),  2020 tem sido um ano particularmente festivo para JP: assinalou os 45 anos da edição do primeiro álbum “Com uma viagem na palma da mão” (1975); em Junho celebrou o seu 70º aniversário; em setembro recebeu a Medalha de Mérito Cultural da Câmara de Lisboa e, em novembro, vê mais uma vez o seu mérito reconhecido com esta condecoração presidencial.

O meu amor existe foi a música que hoje acordou comigo! Deixo-a aqui, numa versão acompanhada pela Orquestra Clássica da Madeira, orientada pelo maestro Rui Massena (a música propriamente dita começa aos 00:55).

 

 Já agora, dizer-vos que neste dia 17 -para além de Jorge Palma- Marcelo Rebelo de Sousa distinguiu ainda:

- a escritora e jornalista Alice Vieira  como Grande-Oficial da Ordem da Instrução Pública (condecoração que reconhece “altos serviços prestados à causa da educação e do ensino”);

- e, a título póstumo, o artista António Variações como  Comendador da Ordem do Infante D. Henrique (tendo a distinção sido recebida por Jaime Ribeiro, um dos irmãos do músico). Curiosamente, O melhor de António Variações é o que tem andado a rolar, ultimamente, no leitor de cds do carro :) Variações é outro dos meus artistas eleitos!

Sem comentários: