quinta-feira, 21 de maio de 2020

20 discos que vale a pena ouvir (2ª parte)


E, na sequência do post anterior, seguimos viagem pelos 20 discos que, de alguma forma, definem o meu gosto musical. 


Nesta segunda metade, e ao 6º dia de desafio, a escolha foi para Pássaros do Sul de Mafalda Veiga e Uma noite só do Trovante. 

 Pássaros do Sul lançado em 1987, foi o primeiro contacto com a maravilhosa compositora que é Mafalda Veiga...porque é isso que mais gosto na Mafalda: mais que a sua voz (que às vezes me irrita um pouquinho),a sua capacidade de escrever e compor temas simples e intemporais como "Restolho" ou "Cada lugar teu". O primeiro é deste álbum, o segundo é uma das minhas preferidas da Mafalda, cuja carreira não mais deixei de acompanhar desde 1987. 

Já o coletivo Trovante é outra das minhas referências musicais e a escolha deste álbum prende-se com o facto de eu ter estado nesta "noite só" que fizeram em maio de 1999 no Pavilhão Atlântico, nove anos depois da separação da banda. O reencontro aconteceu a convite do então Presidente da República, Jorge Sampaio, tendo como mote as comemorações do 25º aniversário do 25 de Abril de 1974. Neste duplo CD gravado ao vivo ficaram assim registados os maiores êxitos do Trovante, de que destaco "Fizeram os dias assim" e "Timor". Depois da separação da banda também não deixei de acompanhar os músicos da banda nas suas carreiras individuais, nomeadamente o vocalista Luís Represas.


*

E ao 7º dia sugeri-vos Forever in Love 
de Elvis Presley e O Concerto Acústico de Rui Veloso.

O primeiro é uma compilação dos maiores sucessos do "rei". Confesso-me fã da voz, da versatilidade musical e do carisma de Elvis. Neste disco destaque para o sempre bom de ouvir "Always on my mind " e para o menos conhecido "Anything That's Part Of You".

O segundo, lançado em 2003, reúne  alguns dos mais conhecidos temas de Rui Veloso, o pai do rock português...que é muito mais que isso.
Deste álbum duplo destaco "O Prometido é devido", "Lado lunar" e "Presépio de lata".

*
 All the best de Tina Turner e 
28 noites ao vivo nos Coliseus de
 António Zambujo e Miguel Araújo foram a minha escolha ao 8º dia.

Miss Hot Legs é uma daquelas vozes inconfundíveis...este  All the best traz-nos o melhor de Tina Turner. Realce para "Proud Mary" e "We don´t need another hero".
  
Já quanto ao álbum que registou os concertos conjuntos de António Zambujo e Miguel Araújo está aqui porque gosto muito do trabalho de ambos, quer a nível individual quer coletivo...com uma ligeira preferência pelo Zambas (confesso)! 
Além disso, tive o privilégio de assistir a um destes concertos e foi uma bela experiência artística e estética... a simplicidade é bela...e o talento destes dois é muito! 
O disco é todo bom mas tenho um fraquinho por "No rancho fundo".

*
O 9º dia foi dedicado à música latina: Volare, The best of Gipsy Kings e Bachata Rosa de Juan Luís Guerra.

Quem me conhece sabe que, para além de ouvir música e de cantar, também gosto muito de dançar. E os dois álbuns deste dia, para além de serem bons de ouvir, também são muito dançáveis.

Lançada em 1999, esta coletânea dos Gipsy Kings é uma contagiante imersão nas sonoridades ciganas. Gosto muito de "Djobi Djoba" e "Caminando por la calle". 

Bachata Rosa do dominicano Juan Luís Guerra, editado em 1990, é uma viagem aos ritmos caribenhos que tanto gosto. Mais que a canção que dá título ao disco, destaque neste álbum para "Burbujas de amor"  e "Ojala Que Llueva Cafe".

*

E para terminar, ao 10º dia, duas das minhas descobertas mais recentes:   
Copo meio cheio de Marco Rodrigues e  Whispers de Passenger.


Sobre este álbum de Marco Rodrigues já escrevi aqui.
 
E a sua escolha para esta lista de 20 tem a ver com a qualidade do álbum, mas também por ser representativo de um género musical que gosto muito - o FADO - e de tantos artistas da nova geração (quer no fado, quer noutros géneros musicais) que aqui aparecem como autores de músicas e letras, mas que têm as suas próprias carreiras e que também aprecio como intérpretes.

Passenger foi paixão à primeira audição já lá vão quase sete anos. Mais recentemente rendi-me a estes seus sussurros: para mim Whispers é bom do princípio ao fim! 

E pronto...está feita a viagem por estes 20 álbuns que decidi destacar. Podiam ter sido outros...podiam! Não me imagino a viver sem música e, também aqui,sou eclética! 
Mas estes foram os que assomaram primeiro à minha memória, sem necessidade de grande reflexão. Aos que têm mais ou ou menos estas referências, espero que lhes tenha sabido bem reverem-se nestes textos...aos que não conhecem os artistas e álbuns mencionados, que fique a curiosidade que permite novas descobertas e, muitas vezes, agradáveis surpresas :)

PS- Os primeiros 10 estão aqui...

Sem comentários: