Terminou ontem a FESTA DE NOSSA SENHORA DA BOA VIAGEM, aqui em Peniche.
E é unânime que foi uma grande festa em todos os aspetos (programa religioso, animação, organização, participação popular)!
PARABÉNS À PARÓQUIA DE PENICHE E À COMISSÃO DA FESTA pelo trabalho, inovação, dedicação e alegria no serviço à comunidade!
PARABÉNS AO POVO DE PENICHE que soube acolher todos os que por aqui passaram nestes dias e dignificar a festa da terra, marcando presença nos vários eventos (procissões, missa mareal, concertos, arraial, tasquinhas, feiras) e engalanando andores, casas e ruas (permito-me destacar as Ruas 1º de Dezembro, Luís de Ataíde e Rua da Alegria).
PARABÉNS A TODAS AS EMBARCAÇÕES E RESPETIVAS COMPANHAS E FAMÍLIAS pela participação nas procissões de terra e mar.
Aqui, uma menção especial para os pescadores da Berlenga, Ribamar e Nazaré que se associaram a esta festa mariana trazendo, respetivamente, as imagens de S. João Batista, Nossa Senhora de Monserrate e Nossa Senhora da Nazaré, de que são devotos.
PARABÉNS A TODOS os que tornaram possível e bonita a Festa de 2017!
Uma nota final para duas memórias muito especiais para mim, nestes dias de festa:
- a dos meus avós, ambos pescadores: um que já não conheci, por ter morrido no mar; outro com quem ainda convivi muito e na casa de quem (por esta altura) em vários anos da minha infância/adolescência me dediquei, com primos e tias, a fazer fiadas de bandeirinhas brancas e azuis para decorar o barco para a Festa ;)
- a do Sr. Prior, Padre Bastos, que marcou para sempre esta Festa (nela integrando, logo em 1948, a Procissão no Mar) e a vida de tantos e tantas nesta terra de pescadores, ele que era um verdadeiro "pescador de homens". As muitas fotografias dele que pudemos ver ao longo da procissão de domingo não são alheias a esta marca e presença que, sete anos após a sua morte, é ainda tão forte (e sempre será nos que com ele conviveram). Como ele diria:
"PALMAS! MAIS PALMAS..."
VIVA PENICHE!
NOSSA SENHORA DA BOA VIAGEM ROGAI POR NÓS E POR TODOS OS TRABALHADORES DE TERRA, MAR E AR!
Sem comentários:
Enviar um comentário