quinta-feira, 21 de março de 2013

Acredita, eu consigo!

21 de março é também o Dia Mundial da Trissomia 21.
Antes de mais, dizer que me faz um pouquinho de confusão porque é que, com tantos dias num ano, há dias que agregam três ou quatro efemérides,como é o caso do dia de hoje*, mas... enfim...quem os decreta lá sabe. 
Neste caso, sabe mesmo: é que o 21 do 3 (março) foi escolhido em alusão ao cromossoma adicional no par 21 (o 3º) que as pessoas com Trissomia 21 têm
Conhecida também por Síndrome de Down, a Trissomia 21 é a alteração genética mais comum e esta anomalia faz com que as pessoas tenham determinadas características físicas (a parecença com o povo mongol fez com que também se apelidasse a doença como "mongolismo") e um défice cognitivo ligeiro, que varia muito, de caso para caso.
Aproveitando a data, o Grupo Pais 21 lançou uma campanha pública uma campanha pública onde demonstra que boa parte dos preconceitos que temos, acerca desta doença, não fazem sentido...e que estas crianças e jovens têm em si um potencial muitas vezes menosprezado.
A campanha apresenta 10 crianças e jovens do Grupo Pais21 que mostram o que fazem e são capazes de fazer: "Acredita, eu consigo» é a mensagem transmitida nos 10 exemplos de vida, que podem ser vistos na totalidade aqui. Para ilustrar este post escolhi a imagem em que o Bruno - mais conhecido como "O Tesourinho"-  aparece...
Mas podia também ter escolhido a nossa Sara e o livro da imparável mãe Sandra, que faz um belíssimo trabalho com a sua luz :)

* Além de Dia Mundial da Poesia e da Trissomia 21 é também o Dia Mundial da Floresta (ou dia da Árvore) e o Dia Internacional da Eliminação da Discriminação Racial.

2 comentários:

Sandra Morato disse...

Obrigado Angela pelo teu contributo, para que mais do que uma data seja um momento de chamada de atenção à sociedade e uma reflexão.,à necessidade imperiosa da sociedade abrir de fato as portas à Diferença e deixar estas nossas crianças, jovens e adultos terem o que é seu por direito inato - o seu lugar pleno e consagrado na sociedade de uma forma activa e contributiva.

Bravo ANgela, a minha Luz é como todas estas Luzes que enriquecem o firmamento e a alma, pobres os de espírito que não sabem contemplar esse mesmo firmamento e a abrir a alma para que estas luzes as toquem e as ensinem o verdadeiro sentido e valor da Vida e do Amor!

Nós mães destas Luzes somos de fato privilegiadas e riquíssimas.

Vou dar a conhecer ao Pais21

Bem Haja e Obrigado!

Sandra Morato disse...

Bravo Angela, por este teu contributo como chamada de atenção à sociedade para que abra de facto as portas à Diferença, para que estas nossas crianças, jovens e adultos tenham o que é seu por direito inato - o seu lugar pleno e consagrado em sociedade de uma forma activa e contributiva.

Estas Luzes enriquecem o firmamento e enriquecem a alma de uma forma única a todos quantos os que se cruzam com elas,. pobres os de espírito que não sabem contemplar este firmamento nem abrir o seu espírito para que estas Luzes os toquem e os enriqueçam, ensinando-lhes o verdadeiro valor e sentido da Vida, do Respeito e do Amor!

Bravo Angela, obg. Vou partilhar com o grupo Pais21 e de salientar que nós mães destas Luzes somos de facto ricas e privilegiadas.