sexta-feira, 30 de dezembro de 2011

2011-2012

Estamos prestes a terminar 2011, um ano que ficou marcado -entre outras coisas- pela "Primavera árabe", pela crise do euro, pelo sismo e desastre nuclear de Fukushima, pelo atentado na Noruega (um dos países mais insuspeitos do mundo!), pelo resgate a Portugal...
Mas também pela, cada vez maior, presença feminina em lugares de destaque: Merkel mantém o pulso forte na Alemanha e na UE; Dilma Roussef foi eleita a 1º presidenta do Brasil;  Christine Lagarde assumiu a liderança do FMI; Cristina Kirchner foi reeleita presidente na Argentina; um trio de activistas foi Prémio Nobel da Paz; e, em Portugal, temos uma mulher -Assunção Esteves- na presidência da Assembleia da República. Foi também o ano em que Portugal viu o Fado reconhecido como património imaterial da humanidade e as monarquias inglesa e monegasca viram os seus princípes herdeiros "dar (finalmente) o nó" ;)
É certo que perdemos direitos sociais e vimos os nossos rendimentos diminuídos, mas também assistimos à queda de ditadores históricos como Kadafi (Líbia), Mubarak (Egito) ou Ben Ali (Tunísia). Foi também o ano da morte de Osama Bin Laden e do líder supremo da Coreia do Norte...

2012 está quase aí! Vem mal anunciado...a começar na malfadada crise económica que assola vários países e a acabar na profecia maia que decreta o fim do mundo (ou de uma era) a 21 de Dezembro deste ano! 
Mais na linha de "fim de uma era" -convenhamos que a ideia é, apesar de tudo, mais simpática-  e para quem gosta de astrologia, as previsões apontam para que a influência da Lua faça de 2012 "um grande desafio", com final feliz, se soubermos alinhar as nossas energias de forma positiva. Também a astrologia chinesa - neste Ano do Dragão (de água)- vai de encontro a esta ideia... O que nos leva a crer que nem tudo está perdido,lol!!!
A quem é cético nestes campos, resta iniciar o ano com ESPERANÇA de que 2012 não seja, efetivamente, tão mau assim e que tenhamos todos a capacidade de reinventar a nossa maneira de estar no mundo, de forma a fazer de 2012 um BOM ANO!
Nada que uma boa dose de criatividade, resiliência, atenção aos sinais dos tempos (e às suas oportunidades) e abertura às transformações (por vezes demasiado rápidas, é certo...) que o nosso mundo sofre (desde a nossa casa e família, à mais recôndita tribo africana, passando pela América ou pela Índia...), não ajudem a resolver! ASSIM SEJA!

PS_A quem quer relembrar 2011 com maior profundidade, sugiro que vá por aqui

quarta-feira, 28 de dezembro de 2011

Há razões para acreditar num mundo melhor...

Adoro este reclame da Coca-Cola ;)
..."borbulhinhas" de esperança, razões para acreditar num mundo melhor!


A música também ajuda! Chama-se "Whatever" e é dos Oasis!

terça-feira, 27 de dezembro de 2011

VIVA A CRISE

Frei Fernando Ventura escreveu...eu subscrevo e partilho convosco!

"VIVA A CRISE
Isso mesmo, assim…, sem pontuação, sem sublinhados e sem sinais, sem acordos, por mais ortográficos que sejam.
VIVA A CRISE
Só assim mesmo, um imperativo. Um imperativo de consciência.
VIVA A CRISE
Só assim mesmo, uma interrogação. Uma interrogação, de dignidade.
VIVA A CRISE
Assim sem mais, sem glosas nem variações do politicamente correcto.
VIVA A CRISE
Neste novo ano que agora se inicia. Neste 2012 com tudo por inventar. Neste 2012, ANO NACIONAL E INTERNACIONAL DA SOLIDARIEDADE.
VIVA A CRISE
Isso mesmo, ANO NACIONAL E INTERNACIONAL DA SOLIDARIEDADE, assim…, sem pontuação, sem sublinhados e sem sinais, sem acordos, por mais ortográficos que sejam.
VIVA A CRISE
Neste 2012, o ano de recriar a aritmética do tempo novo e do Novo Tempo. Tempo de DIVIDIR para MULTIPLICAR e de ADICIONAR sem SUBTRAIR nada a ninguém.

Se assim for,
VIVA A CRISE, vivamos a CRISE, neste imperativo de consciência, que mudará a história na medida em que as nossas consciências se mudarem, na medida em que formos capazes de entender que se não vivermos a vida, seremos vividos por ela e eu, não quero, não tenho tempo, tenho mais que fazer…
Há mais apressados por aí?
Então vamos a isso, vamos juntos, vamos todos, vamos pegar nisto, vamos pegar em nós e fazer a revolução. Pode ser?
Vamos mandar os senhores do tempo, os senhores da política do partidarismo bacoco, da economia que faz de nós carne para canhão, da finança que só sabe entender a linguagem da especulação criminosa, vamos mandá-los à mera… isso mesmo, à mera consideração das suas ideias.

Este tempo é o nosso de inventar a matemática da SOLIDARIEDADE. Este tempo é o nosso de dar a volta a isto. Não podemos parar os comboios, não podemos parar os aviões, não temos sucatas para negociar, nem robalos, nem alheiras, nem títulos de participação, nem sub-primes, nem primos nem primas… a que nos agarrar… mas temo-nos a nós, inteiros, vivos, com esta raiva que nos corre nas veias e que ninguém tem o direito de manipular ou de se “assenhorar”.

Não temos nada, mas temo-nos a nós! Por isso, senhores, temam-nos a nós!
Somos mais que números a contar no final das vossas manifestações.
Somos mais do que gente para mandar gritar na rua, mas depois de enrolarmos as bandeiras… não temos onde as meter…
Somos mais do que pagadores das asneiras que nos fizeram e que nos fizeram fazer.
Somos mais do que exercícios contabilísticos de ignomínia e discórdia.
Somos MAIS, muito mais… somos muitos mais, por isso temam-nos a nós que nos temos a nós.

E não estamos de férias como os nossos parlamentares, de todos os partidos, que foram para casa mais cedo. Não estamos de férias, não temos férias nem subsídios, nem feriados, nem dinheiro, mas temo-nos a nós; por isso temam-nos a nós.
Nós, sem vós e sem voz daremos a volta a isto. A revolução está na rua! Em tantas iniciativas que um pouco por todo o lado estar a ver gente a dar a mão a gente para que cada vez mais gente seja gente e para que nunca ninguém perca a dignidade de ser pessoa.
Nós estamos aqui. Não estamos de férias. Estamos na luta, na exclamação e na interrogação. Na indignação pelo direito à dignidade.

VIVA A CRISE, VIVAMOS A CRISE
Bom Ano 2012"

Quase de nada místico...

Não, não deve ser nada este pulsar
de dentro: só um lento desejo
de dançar. E nem deve ter grande
significado este vapor dourado,

e invisível a olhares alheios:
só um pólen a meio, como de abelha
à espera de voar. E não é com certeza
relevante este brilhante aqui:


poeira de diamante que encontrei
pelo verso e por acaso, poema
muito breve e muito raso,
que (aproveitando) trago para ti.

(...um poema de Ana Luísa Amaral)

sexta-feira, 23 de dezembro de 2011

Só para lembrar...


Hoje é dia de concerto natalício, com o Coral Stella Maris, às 21h30, na Igreja de Nª Senhora da Ajuda.

E é também o último dia para visitar a 1ª mostra de artesanato de Peniche na AEFCRP.

Santo Natal

O texto que hoje aqui deixo (e que já é conhecido) é um dos que mais reflete o que sinto nesta época. Na impossibilidade de desejar a cada um dos meus amigos -e famílias- um Santo Natal e um 2012 o melhor que puder ser, aqui fica -para todos os que me lerem- este desejo :)

" Quisera Senhor, neste Natal, armar uma árvore dentro do meu coração e nela pendurar em vez de presentes, os nomes de todos os meus amigos.Os amigos de longe e de perto. Os antigos e os mais recentes. Os que vejo a cada dia e os que raramente encontro. Os sempre lembrados e os que às vezes ficam esquecidos. Os constantes e os intermitentes. Os das horas difíceis e nos das horas alegres,os que sem querer eu magoei, ou,sem querer, me magoaram. Aqueles a quem conheço profundamente e aqueles de quem não conheço mais que as aparências. Os que pouco me devem e aqueles a quem muito devo. Meus amigos humildes e meus amigos importantes...Os nomes de todos os que já passaram pela minha vida!
Uma árvore de raízes muito profundas para que os seus nomes nunca mais sejam arrancados do meu coração. De ramos muito extensos, para que novos nomes, vindos de todas as partes, venham juntar-se aos existentes. De sombras muito agradáveis para que nossa amizade seja um local de repouso nas lutas da vida.Que o Natal esteja vivo dentro de nós em cada dia do ano que se inicia, para que possamos viver sempre o amor e a fraternidade."

quinta-feira, 22 de dezembro de 2011

Presépio de lata

Porque o Natal está mesmo a chegar, hoje lembrei-me deste "Presépio de lata", de Rui Veloso. Uma belíssima letra, que dá que pensar, reflexo de tantas realidades sociais que infelizmente tendem a crescer...numa melodia que nos embala. Uma das melhores músicas de Rui Veloso -no meu entender- e uma bela canção de Natal!


"Três estrelas de alumínio
A luzir num céu de querosene
Um bêbedo julgando-se César
Faz um discurso solene

Sombras chinesas nas ruas
Esmeram-se aranhas nas teias
Impacientam-se gazuas
Corre o cavalo nas veias

Há uma luz branca na barraca
Lá dentro uma sagrada família
À porta um velho pneu com terra
Onde cresce uma buganvília

É o presépio de lata
Jingle bells, jingle bells,

Oiçam um choro de criança
Será branca, negra ou mulata
Toquem as trompas da esperança
E assentem bem qual a data

A lua leva a boa nova
Aos arrabaldes mais distantes
Avisa os pastores sem tecto
Tristes reis magos errantes

E vem um sol de chapa fina
Subindo a anunciar o dia
Dois anjinhos de cartolina
Vão cantando aleluia

É o presépio de lata
Jingle bells, jingle bells,



Nasceu enfim o menino
Foi posto aqui à falsa fé
A mãe deixou-o sozinho
E o pai não se sabe quem é

É o presépio de lata
Jingle bells, jingle bells."

terça-feira, 20 de dezembro de 2011

Palavras sábias

"Só há dois dias no ano em que nada pode ser feito: o dia de ontem e o dia de amanhã.
Portanto, HOJE é o dia certo. SONHE, ACREDITE e, principalmente, FAÇA."
(Dalai Lama)

segunda-feira, 19 de dezembro de 2011

Alexandre O'Neill

Faria hoje 87 anos, se não tivesse deixado a terra dos vivos em agosto de 1986. Escreveu poemas belíssimos, entre os quais esta definição de "amigo". Não é o seu poema mais conhecido (alguns ficaram famosos na voz de Amália), mas foi aquele com que dei de caras, hoje de manhãzinha, numa mensagem de uma grande amiga ;) E aqui o partilho convosco...

"Mal nos conhecemos
Inauguramos a palavra "amigo"
"Amigo" é um sorriso
De boca em boca
Um olhar bem limpo,

Uma casa, mesmo modesta, que se oferece,
Um coração pronto a pulsar
Na nossa mão!

"Amigo" (recordam-se, vocês aí,
Escrupulosos detritos?)
"Amigo" é o contrário de inimigo!

"Amigo" é o erro corrigido,
Não o erro perseguido, explorado,
É a verdade partilhada, praticada.

"Amigo" é a solidão derrotada!
"Amigo" é uma grande tarefa,
Um trabalho sem fim,
Um espaço útil, um tempo fértil,

"Amigo" vai ser, é já uma grande festa!"
(Alexandre O'Neill, in No Reino da Dinamarca)

 

Para lerem outros poemas de Alexandre O'Neill sigam por aqui, por aqui ou por aqui.

sexta-feira, 16 de dezembro de 2011

Concertos de Natal em Peniche


No âmbito do programa do Natal Penicheiro 2011, as igrejas do concelho serão palco de um conjunto de concertos.
O próximo é já amanhã, pelas 21h30, na Igreja de S. Leonardo. O habitual concerto natalício promovido pela Junta de Freguesia de Atouguia da Baleia, reunirá a Banda da Sociedade Filarmónica União 1º de Dezembro de 1902 e os coros do Stella Maris e de Geraldes.Promete!

Os próximos serão:
- o do Coral Stella Maris, no dia 23 de Dezembro, pelas 21h30, na Igreja de N.ª Sr.ª da Ajuda;
- o do Coral Stella Maris na Igreja de N.ª Sr.ª da Guia, em Ferrel, no dia 6 de Janeiro, pelas 21h30
- o da Academia de Música de Óbidos na Igreja de S. Pedro, em Peniche, no dia 7 de Janeiro, pela 21h30.

Mostra e venda de artesanato

Começa HOJE, na Associação E. F. e Recreativa Penichense, a 1ª Mostra de Artesanato de Peniche. A partir das 14horas haverá animação com entrega de presentes pelo Pai Natal a meninos de um infantário de Peniche e apresentação teatral da peça " A menina Artezolas" da autoria de Liliana Nunes e da Tuna Académica da ESTTM. À noite haverá fados com Cristina Luz.
O espaço desta mostra, para além de exposição e venda de trabalhos artesanais, também tem uma área dedicada à distracção da pequenada com um insuflável com escorrega. E no dia 18 de Dezembro pelas 16 horas, Liliana Nunes apresenta uma outra peça que se intitula "História de Marmim".
Não deixem de visitar esta EXPOSIÇÃO e (quem sabe?) aproveitar para comprar as ultimas prendinhas para este Natal. Até dia 23 de Dezembro...das 16h00 às 23h00.

quarta-feira, 14 de dezembro de 2011

Feel the jazz...

Infelizmente não vou poder estar, mas dou eco de mais uma interessante iniciativa a decorrer na Capela de Santa Bárbara (Fortaleza de Peniche).
Amanhã à noite a música jazz do Trio Jam (Thierry Cardoso, David Canhoto e Pedro Rico) ecoará na capela, acompanhando uma exposição de fotografia de Marisa Amaral. A organização é de Elsa Gonçalves e Rute Manso, alunas do 3º ano de Turismo da ESTM, que contam com a adesão dos amantes do jazz, e não só: é já amanhã, dia 15, às 21h30.

segunda-feira, 12 de dezembro de 2011

Natal solidário

Como disse, um dia, Madre Teresa de Calcutá: "Por vezes sentimos que aquilo que fazemos não é senão uma gota de água no mar.Mas o mar seria menor se lhe faltasse uma gota."
Por isso, desde 2008 que vos dou conta desta iniciativa - "Presentes Solidários - Dar a duplicar!- e este ano não é exceção. Aqui podem ver os presentes disponíveis nesta campanha de 2011 e contribuir na medida das vossas possibilidades para a melhoria das condições de vida nos países lusófonos...
Também tenho falado da Campanha de Natal da Rádio Renascença. Este ano intitula-se SOS Natal, porque é verdadeiramente urgente ajudar milhares de portugueses que precisam de alimentos, trabalho, roupas, apoio médico ou financeiro, e para isso, este ano a Renascença juntou-se à Sociedade de São Vicente de Paulo. Para ajudar basta dirigir-se ao Multibanco, preencher os campos entidade e referência repetindo o número 7 e, no valor, colocar o que quiser e puder dar.Também pode fazer o seu donativo em qualquer balcão do BES.Como diz o slogan desta campanha: Este ano deve-se poupar em tudo...menos no que podemos dar!

quarta-feira, 7 de dezembro de 2011

Sexta-feira há noite de poesia!

O projecto "A poesia anda por aí…" vai continuar por terras do nosso concelho e na próxima sexta-feira, dia 9 de dezembro, estará em Geraldes, na Igreja de Nª Senhora da Conceição, pelas 21h30.

A poesia de carácter religioso, nomeadamente a poesia inspirada no Natal, dará o mote para esta sessão em que, entre outros, se ouvirão, por certo, poemas de António Gedeão, Fernando Pessoa, David Mourão-Ferreira e José Régio. A não perder, para entrar com o pé direito no espírito da época...

Tarde de sábado cultural...

Maria Carvalhosa apresenta no próximo sábado, dia 10 de dezembro, pelas 15h30, na Capela de Santa Bárbara (Fortaleza de Peniche) o seu livro “Retratos sem Pose”.

A apresentação da obra estará a cargo de Mel de Carvalho  e eu estarei lá, como o meu amigo Rogério Cação, para lermos alguns dos textos do livro, que desde já aconselho ;)

Não faltem e, já agora -se ainda não o fizeram- façam como eu e aproveitem o ensejo para espreitar esta e esta exposições.

terça-feira, 6 de dezembro de 2011

Fado em Oração

É já amanhã, dia 7 de Dezembro, pelas 21h30, que a Igreja de S. Pedro acolhe mais uma noite de “Fado em Oração”. Esta iniciativa, organizada pelas juntas de freguesia de S. Pedro e Nª Srª da Conceição, é já uma tradição  e conta com a participação de alguns dos fadistas do Concelho de Peniche.
Em véspera de dia de Nossa Senhora da Conceição - rainha e padroeira de Portugal- e em ano em que o Fado foi elevado a património imaterial da humanidade, aqui fica o convite para celebrar- de forma bem portuguesa- estas efemérides.

segunda-feira, 5 de dezembro de 2011

Para quem gosta de artesanato...

De 16 a 23 de Dezembro vai realizar-se na Associação de E. F. C. e Recreativa Penichense (AEFCRP) a 1ª Mostra de Artesanato AEFCRP.
Durante os dias da mostra está prevista animação e a realização de vários workshops de artes manuais (EVA, Origami, Técnica do guardanapo, Feltro, etc.)
As inscrições já estão abertas e podem ser feitas na própria AEFCRP, através do email artesanatopeniche@gmail.com ou pelo tel. 965 427 407. Para saber mais detalhes sigam por aqui.