sexta-feira, 2 de setembro de 2011

O apego à forma das palavras...

Gabriel, o pensador (conhecido músico brasileiro que recentemente esteve em Portugal), em entrevista ao jornal I  e em resposta à pergunta Falando em livros e em escrita, o que pensa do novo acordo ortográfico? disse: Eu não gostei muito [risos]. Eu tenho muito apego à forma das palavras, a algumas coisas, alguns acentos que vão deixar de existir e de que sinto falta. Mas com o passar do tempo vai ser para o nosso bem.
Transcrevo esta resposta por ser este o meu sentimento: o que mais me custa é, precisamente, alhear-me deste apego à forma das palavras, o mesmo que tenho quando vejo o meu nome próprio escrito sem o devido acento no 1º a (^).
Mas,apesar das muitas dúvidas que me assistem quanto ao valor real e prático deste acordo, quero crer que será para o nosso bem comum.
Como já devem ter percebido, serve este post para vos dar conta que, a partir de hoje, este blogue passa a ser escrito segundo as normas do novo acordo ortográfico. Ou, pelo menos, da tentativa de que assim seja...

PS_ A decisão foi tomada aproveitando o ensejo da aplicação deste acordo no sistema educativo português ser efectuada a partir do ano lectivo que agora se inicia. E, se ainda se sentem muito confusos quanto às alterações a efectuar, deixo-vos uma ajuda: é só clicarem em Guia Rápido para Aplicação da Nova Ortografia.

Sem comentários: