sexta-feira, 30 de setembro de 2011

Prof. Seara à conquista de horizontes...

António Alves Seara lança, já amanhã, mais um livro de poemas da sua autoria. A sessão de lançamento terá lugar no salão do Clube Recreativo Penichense e, aproveitando o ensejo de 1 de outubro ser Dia Mundial da Música e Dia Nacional da Água, será abrilhantada com a actuação do Grupo Coral Infantil e da Orquestra da Academia de Música de Óbidos.

A obra, intitulada “À conquista de horizontes”, dá-nos a conhecer cerca de 70 poemas, escritos sobretudo nas décadas de 60 e 70 do século passado, fruto de várias inspirações que o Prof. Seara transforma em belos textos e reflexões poéticas.

Recordo ainda que 1 de outubro é, também, Dia Internacional do Idoso! E que bom seria que todas as pessoas pudessem chegar a uma idade já avançada, como é a do Prof. Seara, com o mesmo entusiasmo pela vida que o leva "à conquista de novos horizontes". A Nota do Autor, que consta neste novo livro, e onde explica a sua origem, termina assim: "...assim, inesperadamente, aos 81 anos de idade, dispus de material para mais um livrinho de poesia que aí fica à consideração de eventuais leitores. Será que fiz bem?"
Posso dizer, desde já, que...SIM! FEZ MUITO BEM! Parabéns por mais este fruto da sua imaginação, e capacidade de sonhar, que o tem levado a percorrer caminhos tão diversos...

terça-feira, 27 de setembro de 2011

Literatura lusófona em alta!

Tem estado fervilhante o panorama da literatura em português, por estes dias. Senão, vejamos:
- Inês Pedrosa ganhou o Prémio Literário Máxima com o livro "Os Íntimos";
- depois do sucesso obtido na Festa Literária Internacional de Paraty (Brasil), Valter Hugo Mãe lançou há dias o seu novo livro: "O filho de mil homens"
- o mesmo Valter Hugo Mãe (com a obra "A Máquina de Fazer Espanhóis") é um dos finalistas do Prémio Literário Fernando Namora, cujo vencedor será conhecido no próximo dia 2 de outubro...a concurso estão ainda "Uma Viagem à Índia", de Gonçalo M. Tavares, "Adoecer", de Hélia Correia, "O Bom Inverno", de João Tordo, e "Peregrinação de Enmanuel Jhesus", de Pedro Rosa Mendes.
Por sua vez, os escritores portugueses Gonçalo M. Tavares e João Tordo são também finalistas do Prémio Portugal Telecom 2011. As obras “Uma Viagem à Índia”, do primeiro, e “As Três Vidas”, do segundo, fazem parte das dez obras escolhidas para o prémio, que este ano está na 9ª edição, e que contempla romance, conto, poesia, crónica, dramaturgia e autobiografia, escritos em língua portuguesa e publicados no Brasil. As outras são de escritores brasileiros: “Em Trânsito”, de Alberto Martins; “O Homem Inacabado”, de Donizete Galvão; “Nada a Dizer”, de Elvira Vigna; “Cidade Livre”, de João Almino; “Ribamar”, de José Castello; “Minha Guerra Alheia”, de Marina Colasanti; “Modelos Vivos”, de Ricardo Aleixo e “Passageiro do Fim do Dia”, de Rubens Figueiredo.
Para finalizar, José Eduardo Agualusa apresenta, no próximo dia 30 de setembro,o seu novo livro de contos -"A Educação Sentimental dos Pássaros"- e acabou de ser nomeado para o Prémio Courrier International com o anterior "Barroco Tropical".
Em compensação, e para refrear os ímpetos mais felizes, uma notícia menos boa: a do adiamento da 1ª FLIS- Festa Literária Internacional de Sintra, para Abril de 2012! Mas, felizmente, parece que é só um adiamento...

sexta-feira, 23 de setembro de 2011

Canção para um fim de semana...


"Isso é lindo!"...e é muito bonita mesmo esta interpretação de Paula Fernandes, neste "Jeito de Mato"! Perfeita para vos desejar a todos um bom fim de semana!

Jornadas Europeias do Património

Assinalam-se este fim de semana as Jornadas Europeias do Património, este ano sob o tema "Património e paisagem urbana". Por todo o país multiplicam-se actividades.

Peniche assinala a data inaugurando já amanhã a exposição "Paisagens urbanas: o legado do arquiteto Paulino Montez em Peniche".

quinta-feira, 22 de setembro de 2011

Quero ver se não perco esta...

...exposição que inaugurou ontem no Museu Colecção Berardo, no Centro Cultural de Belém: "VIK", uma retrospetiva da obra do artista plástico e fotógrafo brasileiro Vik Muniz. Nascido em 1961 em São Paulo, trabalha com materiais tão estranhos como geleia de morango, linhas, plasticina, lixo, agulhas ou brinquedos...  
A exposição,  com cerca de uma centena de trabalhos seus desde a década de 80 até à atualidade,estará patente até 31 de dezembro e tem entrada (ainda por cima) gratuita.
Se ficaram curiosos, podem saber um pouco mais espreitando aqui...

Foto: instalação com materiais diversos ( pneus, caixas, entulho...), formando os perfis de um casal que se beija, que Vik Muniz criou especialmente para o genérico da novela 'Passione'.

quarta-feira, 21 de setembro de 2011

Júlio Resende (1917-2011)

Amanhã vou ver esta obra de arte pública ao vivo...o seu autor deixou-nos hoje!
Foto de Luís Boléo: pormenor dos painéis de azulejos que decoram a estação de Metro Jardim Zoológico (Lisboa).

terça-feira, 20 de setembro de 2011

Um cheirinho a castanha assada...

E eis senão quando...um cheirinho de castanhas a pairar no ar?!?
Se, por um lado, me pareceu cedo, a verdade é que logo pensei que - no calendário- o verão acaba já amanhã!!!
É o outono a chegar, sem que tenhamos sentido que houve realmente verão, já que nem as estações são aquilo que eram!
Em compensação, adivinha-se para breve: o bonito cenário das folhas secas, amarelecidas e acastanhadas;  o cheirinho e o sabor da castanha assada, da marmelada e de outros doces da época; uma variedade de frutos secos...e outras coisas boas que agora não me vêm à memória. E mesmo as coisas menos boas do Outono (vento, frio, dias mais curtos...) podem sempre ser compensadas com:
- o regresso à roupa mais quentinha de que (confessem lá!), às vezes, já temos saudades!; 
- o recurso a um chá ou a um chocolate quente para aquecer as entranhas e as extremidades ;)
- e o retorno aos programas mais caseiros que abandonamos no verão, como uma tarde de domingo com mantinha, dedicada a pôr em dia a lista de filmes que ficaram por ver ou de livros que entretanto foram lançados...
É o regresso de todas as rotinas (profissionais, desportivas, escolares, ocupacionais...) mas isso não tem de ser, necessariamente, uma má notícia!

PS_ A itálico estão algumas das respostas dadas ao desafio lançado há um ano atrás...

quinta-feira, 15 de setembro de 2011

Vamos à pesca?

O 28º Campeonato Euro-Africano de Pesca Submarina vai ter lugar em Peniche. A cerimónia de abertura está marcada para amanhã, 16 de setembro, pelas 16h30 na Marina (junto à Fortaleza) e em prova estarão equipas representantes de quinze países. Para saberem mais podem ir por aqui...entretanto, fiquem desde já a conhecer a nossa seleção, neste vídeo promocional que aqui vos deixo...

segunda-feira, 12 de setembro de 2011

Exposições

Inaugurou no passado sábado a exposição “Vidas em Peniche”, que reúne o trabalho artístico - pintura e fotografia- de Humberto Lopes e Rodrigo Paulino Lopes, e que estará patente até dia 2 de outubro na sala de exposições do Edifício Cultural da CMP.
Por falar em exposições e em vidas penicheiras (tão intimamente ligadas ao mar) relembro que continua patente, na Sala do Governador da Fortaleza de Peniche, a exposição "Eu e o Mar". Também na Fortaleza, inaugura na próxima 6ª feira, dia 16, pelas 18h00, a exposição "Os Postais da Primeira República - Selecção de António Ventura". Após a abertura da exposição terá lugar uma conferência pelo Prof. João Bonifácio Serra, intitulada “República e Republicanismo”. Quem não puder estar na inauguração, poderá ver esta exposição até ao próximo dia 23 de outubro.

Foto: Embarcações e pescadores junto ao cais de Peniche, da autoria de Artur  Pastor (Fonte: Arquivo Municipal de Lisboa http://arquivomunicipal.cm-lisboa.pt/)

sexta-feira, 9 de setembro de 2011

Até sempre, Padre Bastos!

No próximo dia 14 (4ª feira) completar-se-ão sessenta e quatro anos sobre a chegada do padre Manuel Bastos Rodrigues de Sousa a Peniche e, por isso, foi essa a data escolhida  por Mariano Calado para lançar o seu novo livro:
ATÉ SEMPRE, PADRE BASTOS!
Como diz o autor, esta sua obra "pretende homenagear e preservar a memória daquele que, com amor, muita generosidade e total desprendimento dos bens terrenos, soube dedicar toda a sua vida à defesa do povo de Peniche".
O lançamento está marcado para as 21h30 de dia 14, no Auditório do Centro Solidariedade e Cultura (Stella Maris) e a apresentação da obra - que conta com o prefácio de  D. Manuel Clemente- estará a cargo do Doutor Victor Machado Gil.
Foto: Pedro Tavares

quinta-feira, 8 de setembro de 2011

Livros novos ;)

Nos blogues que vos apresentei ontem, fiquei a saber que chegam em novembro, às livrarias, as edições portuguesas dos novos livros de duas das escritoras que mais aprecio: "El Cuaderno de Maya"*, de Isabel Allende e "Mister Gregory"*, de Sveva Casati Modignani, ambos sob a chancela da Porto Editora.
Fica a dúvida sobre a publicação da mais recente obra de Guillaume Musso, "L'appel de l'ange"*, outro dos autores cuja escrita me prende da primeira à última página...


*títulos originais

Programa para um fim de tarde / noite que não vai acontecer...

Hoje, se estivesse por Lisboa, gostava de ir a este encontro...depois, a noite prosseguia em modo fashion ;)

quarta-feira, 7 de setembro de 2011

Letras

Sendo o "l" deste a.b.r.i.l. o "l" de letras parece-me bem que, a partir de hoje, fiquem disponíveis na barra lateral deste blogue duas sugestões de leitura que conduzirão, por certo, a muitas outras leituras: Blogtailors e Os meus livros ;)

terça-feira, 6 de setembro de 2011

Di(c)as!

Há dias em que precisamos de algo que nos "pique" (no bom sentido)!Ou porque estamos cansados, ou porque a motivação não abunda, ou porque não damos real valor ao que temos e ao que somos e, ao invés, só pensamos no que ainda não temos ou não somos -e, sabe Deus, se alguma vez teremos ou seremos!...
Há dias em que nos focamos no passado, ou no futuro, e que precisamos que nos "abram os olhos" para vermos a nossa vida como aquilo que ela é: um presente, para ser apreciado em devido tempo ;)
Há dias em que os "e se..." os "mas..." e os "porque..." nos tolhem os movimentos de forma insuportável...
E talvez seja nesses dias que só nos faz bem parar e meditar nalgumas daquelas dicas que, valendo o que valem, nos obrigam a repensar a nossa atitude e o nosso olhar sobre as coisas.
Hoje vieram parar-me às mãos as que a seguir partilho convosco:

• Agradece todos os dias estares aqui… é uma benção… não subestimes o poder da gratidão.. é imenso!

• Perdoa aqueles que te magoaram no passado, deixa o passado ficar no lugar dele, não o deixes interferir neste aqui e agora, onde tudo é possível.
• Eleva os teus pensamentos para um nível positivo… o mais possível!
• Pratica o dar e receber todos os dias… aprende a receber, que não é tão fácil quanto parece e a dar um pouco mais de ti, só um pouco mais, faz toda a diferença.
• Permite que os outros façam as suas próprias escolhas de vida… não interfiras demasiado.
• Evita entrar no esquema de fofocas e julgamento em relação aos outros… prejudica os outros e mais ainda, a ti.
• Inspira… e expira… Faz respirações profundas.
• Faz estiramentos com frequência, espreguiça-te, endireita as costas…e sorri.
• Mastiga bem os teus alimentos… o nosso estômago não tem dentes!
• Confia na tua intuição.
• Estás no caminho certo…Tudo está como deveria estar! 

segunda-feira, 5 de setembro de 2011

Comer bem...

  1. Como penso ser do conhecimento de todos, depois da eleição das 7 maravilhas patrimoniais e das 7 maravilhas naturais de Portugal, decorre -até ao próximo dia 7 de setembro- a votação para eleger as 7 maravilhas da gastronomia portuguesa, que serão anunciadas já no próximo sábado, em Santarém. Tal como nos concursos anteriores, são 21 as finalistas distribuídas por 7 categorias. Provavelmente não seriam estas as finalistas por mim escolhidas (sobretudo no que diz respeito à Caça e à Carne) mas, ainda assim, acreditem que não foi fácil escolher já que, como todos sabemos, a gastronomia é uma das mais valias do nosso Portugal.Sem querer influenciar a votação de ninguém, aqui ficam as minhas escolhas: Entrada- Pastel de bacalhau; Sopa-Caldo verde; Marisco- Arroz de marisco; Peixe- Bacalhau à Gomes de Sá; Caça- Coelho do Porto Santo à caçador; Carne-Leitão da Bairrada; Doce- Pastel de Belém. Para poderem também votar, sigam por aqui.
E já que falamos em comer, o presente post serve também para dar conta de um projecto em curso, intitulado "Comer bem é mais barato! 
É que, apesar da manifesta qualidade da nossa cozinha, os hábitos alimentares dos portugueses parecem não estar no seu melhor...e o que esta campanha pretende é, no fundo, um regresso às raízes que, ainda por cima, além de saudável, se revela tão de acordo com os parcos orçamentos da maioria das famílias portuguesas. Prova disso são estas receitas , em que o custo previsto é de 1€ por pessoa :)

sábado, 3 de setembro de 2011

A ilha do farol...e o 69 de Peniche!

Assinala-se hoje o 30º aniversário da Berlenga como reserva natural e a data foi escolhida para exibição in loco do documentário "Berlenga - A ilha do Farol",  de Paulo César Fajardo
Para os que não puderem ir até à ilha hoje, o mesmo documentário será exibido amanhã, Domingo, pelas 21h00 no Auditório do Edifício Cultural da CMP, numa acção integrada na Semana Tanto Mar. 

Também amanhã é dia do 69 de Peniche ;)
Bom fim-de-semana!

sexta-feira, 2 de setembro de 2011

O apego à forma das palavras...

Gabriel, o pensador (conhecido músico brasileiro que recentemente esteve em Portugal), em entrevista ao jornal I  e em resposta à pergunta Falando em livros e em escrita, o que pensa do novo acordo ortográfico? disse: Eu não gostei muito [risos]. Eu tenho muito apego à forma das palavras, a algumas coisas, alguns acentos que vão deixar de existir e de que sinto falta. Mas com o passar do tempo vai ser para o nosso bem.
Transcrevo esta resposta por ser este o meu sentimento: o que mais me custa é, precisamente, alhear-me deste apego à forma das palavras, o mesmo que tenho quando vejo o meu nome próprio escrito sem o devido acento no 1º a (^).
Mas,apesar das muitas dúvidas que me assistem quanto ao valor real e prático deste acordo, quero crer que será para o nosso bem comum.
Como já devem ter percebido, serve este post para vos dar conta que, a partir de hoje, este blogue passa a ser escrito segundo as normas do novo acordo ortográfico. Ou, pelo menos, da tentativa de que assim seja...

PS_ A decisão foi tomada aproveitando o ensejo da aplicação deste acordo no sistema educativo português ser efectuada a partir do ano lectivo que agora se inicia. E, se ainda se sentem muito confusos quanto às alterações a efectuar, deixo-vos uma ajuda: é só clicarem em Guia Rápido para Aplicação da Nova Ortografia.

quinta-feira, 1 de setembro de 2011

Sardinha de Peniche na corrida mais louca do mundo...

No próximo Domingo dia 4 irá decorrer pelas 15h00 no Parque Eduardo VII, em Lisboa, o 2º Grande Prémio Red Bull – A Corrida Mais Louca do Mundo .
E Peniche vai estar representada pela já famosa KOMPANHA TEAM composta pelo piloto Paulo Cunha, pelo co-piloto Rui Monteiro e pelas "mecânicas" Inês Cação, Marta Raquel e Jani Teixeira.
A apresentação oficial do bólide concorrente - uma original sardinha-surfista-mobil-  será amanhã, Sexta-feira, pelas 22:00 no  Bar Três'AS.
Segundo informações chegadas, o desenho da sardinha é de Luís Rodrigues, a sua construção foi tarefa de João Lemos, a montagem do chassi foi da responsabilidade da Penivapor e a composição da música esteve a cargo de Ricardo Rosado (PDG), o dj de serviço na noite de amanhã.
Parabéns desde já a todos os envolvidos, pela loucura saudável de que dão mostras e pela qualidade do projecto, independentemente da conquista da taça ;)

Virar a página...

Mais um virar de página no calendário e aí está o mês de Setembro!
Sobre este mês escrevi isto há 3 anos, neste mesmo espaço.Continuo a assinar por baixo a maioria do texto mas, infelizmente, não me sinto com a "energia renovada" nem com "a vontade de recomeçar", que era habitual...talvez porque os dias não tenham sido assim tão "quentes e azuis" este ano!Talvez porque já nada é como dantes...
Apesar disso, e porque é a esperança que nos move, quero continuar a acreditar que este ano as coisas podem ser melhores...ou, pelo menos, são esses os meus votos para todos os que me lêem e que por estes dias "viram a  página" em algum dos campos da sua vida!