Com dezembro, chega a iluminação natalícia à cidade. Amanhã, um pouco antes das 18h00, o Coral Stella Maris dará o tom para a inauguração do Jardim do Natal, onde decorrerá boa parte da animação própria da época, a ter lugar nas próximas semanas.
Sob a tónica "Peniche-um mar de Natal", o programa de animação estender-se-á até Dia de Reis e haverá Pista de Gelo, Feira do Livro, Mercadinho de Natal, Horas do Conto...entre outras atividades.
- para a última sessão da 3ª edição d' "O mar e as gentes", domingo às 15h00 no Clube Recreativo Penichense.
“O Naufrágio do Higland Hope Contado Através dos Seus Protagonistas” será o tema da palestra, a
cargo de Jorge Russo (Centro de
Investigação Naval), natural de Peniche;
- para a Tarde de Fados na Academia de Música Stella Maris, a partir das 15h30;
- para o concerto da Camerata Mia, integrado no Ciclo Outonal, que terá lugar também no domingo, pelas 18h00,na Igreja do Imaculado Coração de Maria (Casal Moinho).
A Associação de Acólitos de Peniche está em plena semana de preparação para celebrar o seu 60º aniversário, que assinalará festivamente no próximo domingo, 26 de novembro, Domingo de Cristo Rei.
Amanhã, sexta-feira, "O acolitado na minha vida" será o tema de conversa no Café Stella Maris, a partir das 21h30.
Tendo sido acólita entre os meus 10 e os meus 37 anos, muito poderia agora dizer sobre isto, mas para ficarem com uma ideia deixo-vos com um texto que escrevi há seis anos atrás.
No domingo, a festa começa com encontro marcado às 08h45 na nova sede (Igreja de Santana) para Oração da Manhã, seguida de romagem ao cemitério. Às 11h00, a eucaristia festiva é na Igreja de S. Pedro, a que se segue almoço e tarde de convívio. O dia encerrará junto do Memorial a Monsenhor Bastos...o grande obreiro desta Associação!
Já agora, em jeito de curiosidade, a frase que dá o mote para a semana e o título a este post -"Ora et labora" ("Reza e trabalha!")- era um dos seus lemas de vida e uma das frases que mais usava nas suas comunicações. Sempre atual e pertinente...
PARABÉNS MOVIMENTO LITÚRGICO DE JOVENS DE PENICHE - ASSOCIAÇÃO DE ACÓLITOS!
Não é de agora que Peniche é berço de (novos) escritores/autores...de vez em quando lá vai surgindo mais um livro cujo autor é penicheiro.
Ainda assim, penso que nos últimos anos tem sido mais intensa esta onda de palavras autóctones que são dadas à estampa...e isso só pode ser motivo de regozijo.
Serve o intróito para vos dar conta de mais uma sessão com Autores da nossa Terra e da apresentação de um novo livro que, por acaso, terão lugar no mesmo dia e no mesmo local: na próxima sexta-feira, 24 de novembro, no Salão do Clube Recreativo Penichense.
A primeira ação integra-se num ciclo promovido pela Universidade Sénior de Peniche, no âmbito da sua Oficina de Escrita, que já teve outras sessões e terá lugar às 18h30, com entrada livre para todos os interessados. Desta feita, os autores convidados serão Andreia Águas, Susana Chagas e Noel Leopoldo.
Quanto ao novo livro - que será apresentado, no mesmo local, às 21h30- é da autoria da Maria André Pereira e tem por título "Halternativa"...assim mesmo, com "H" :)
Sintam-se desde já convidados a marcar presença nestas duas iniciativas e fiquem a conhecer melhor estes novos autores de Peniche.
Porque aqui pelo concelho, o fado é sempre bem vindo e bem ouvido, aqui fica uma sugestão: no próximo sábado, 18 de novembro, a noite será dele, no Café Stella Maris.
Carlota Fortes, António Bea, Bernardo Garcia, Carlos Júlio e Cristina Luz serão as vozes desta Grande Noite de Fados, em que os petiscos também não faltarão. Marquem já a vossa mesa!
Este fim de semana será, com certeza, de muitos magustos para celebrar o S. Martinho mas também tempo de festa de Santo Estevão , aqui no Baleal, a começar já hoje!
Para começarem bem o dia amanhã, nada como uma aula de Yoga em Família: a Ana Rita Duarte é a anfitriã desta aula aberta no ginásio Refísica. Mais pormenores aqui.
Integrado no Ciclo de Música Improvisada Outonal, amanhã também é dia de concerto no Auditório da Sociedade Filarmónica de Atouguia da Baleia: Esquelética Sonora entra em palco às 22h00.
Domingo, dia 12, tem lugar a 2ª palestra da 3ª edição d' O mar e as gentes, promovida pela Patrimonium.
"A construção naval em Peniche" será o tema a desenvolver por Adriano Constantino, às 15h00, no Salão do Clube Recreativo Penichense.
...Esperando que se perdermos a cor a saibamos rapidamente recuperar...só temos de nos focar no que é realmente o mais importante e não naquilo que a sociedade nos impõe. Difícil? Muito!
Mas possível, e com toda a certeza garantia de momentos muito mais felizes
Foi lançado na passada sexta-feira o novo livro de António Damásio. Intitula-se"A estranha ordem das coisas" e, como indica o subtítulo, fala da importância dos sentimentos e das emoções no desenvolvimento da cultura humana.
Para ficarem com uma ideia das teorias defendidas pelo neurocientista nesta obra, deixo-vos com o link para este artigo do Público.
A AssociaçãoPatrimonium dedica, uma vez mais, os domingos de novembro à temática "O Mar e as Gentes".
Esta 3ª edição terá início no próximo domingo, dia 5, pelas 15h00, no Salão do Clube Recreativo Penichense com a palestra "Naufragar na ilha de Peniche há dois mil anos...", a cargo de Jean-Yves Blot.
Para saberem o programa do restante mês cliquem aqui ou no cartaz ao lado.